18 de maio de 2024

SDS-PE esclarece ofício e garante segurança para duas torcidas em duelo entre Sport x Ceará

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (3), o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, esclareceu o ofício enviado pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e garantiu segurança para a realização da partida entre Sport x Ceará com a presença de torcida das duas equipes. 

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, consta no primeiro parágrafo do ofício, assinado pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco- Ivanildo César Torres de Medeiros-, a garantia da segurança para o duelo.

No entanto, o STJD questionou sobre a “absoluta segurança”, que no entendimento da SDS-PE não é possível de assegurar.

“A consulta realizada pelo STJD foi se a Polícia Militar de Pernambuco garantia a ‘absoluta segurança’ para a delegação do Ceará e aos torcedores que vem ao jogo. Com o conceito de absoluta segurança, eu e a PM entendemos que o STJD gostaria que a SDS garantisse que não ocorresse nenhum incidente. Absoluta segurança é algo que nenhuma polícia do mundo pode garantir.  Nós garantimos a segurança da partida que será realizada no dia 10 de abril com ambas as torcidas”, iniciou Alessandro Carvalho. 

Sobre a questão da recomendação da Polícia Militar no ofício para a realização da partida com portões fechados, Alessandro Carvalho ressaltou que essa foi uma resposta específica ao questionamento do STJD, de que caso não pudesse ter a garantia da “absoluta segurança”, o confronto deveria ser realizado sem a presença do público. Ele definiu as garantias que a SDS-PE pode fazer.

“Garantir a segurança é fazer um planejamento operacional com as informações disponíveis para antever o que for previsível e mitigar o que aconteça. Se ocorrer, isso está fora do domínio da polícia. Mas vamos, ou prender em flagrante ou instaurar um inquérito”, completou o secretário

Alessandro Carvalho destacou que a decisão final sobre a presença das torcidas na partida não cabe à SDS-PE, mas sim ao STJD e à CBF.