25 de abril de 2024

Parque eólico de R$ 430 milhões entra em operação no Sertão de Pernambuco

O município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, é o palco onde está entrando em cena o parque eólico Fontes dos Ventos II, que tem 99 MW de capacidade instalada e envolveu um investimento de cerca de R$ 430 milhões.

Instalado na mesma região onde a Enel Green Power opera desde 2015 o primeiro parque híbrido solar e eólico do País, que combina o parque eólico Fontes dos Ventos I e o projeto Fontes Solar, com uma capacidade instalada total de 89,9 MW, a Fontes dos Ventos II faz parte de um pacote de novas usinas da Enel cujas obras foram realizadas durante a pandemia.

O parque possui 18 aerogeradores e será capaz de gerar mais de 421 GWh de energia por ano. Do ponto de vista da sustentabilidade, a produção de energia da usina tem potencial para evitar a emissão do equivalente a 230 quilotoneladas de CO2 por ano, além de evitar a compra de 97 milhões de metros cúbicos de gás por ano, substituídos por energia renovável produzida no País.

A energia produzida no parque eólico Fontes dos Ventos II é fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, por meio da Enel Trading, comercializadora do Grupo Enel.

Por Jailton Ramos