20 de maio de 2022

Pernambuco diminui de 10 para 7 dias o tempo de isolamento de pacientes assintomáticos

Após o Ministério da Saúde diminuir de 10 para 5 dias o tempo de isolamento de pessoas que tiveram Covid-19 e apresentarem exame negativo para o vírus, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nessa terça-feira (18), uma nota técnica orientando que o isolamento de pessoas assintomáticas passou de 10 para 7 dias, e que os sintomáticos devem permanecer 10 dias isolados. 

A nova nota técnica nº 4/2022 foi elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde. Segundo o documento, as medidas de isolamento para casos confirmados da doença podem variar e devem ser cumpridas conforme o quadro clínico apresentado. A orientação tem o objetivo de atualizar e subsidiar os profissionais e serviços de saúde de Pernambuco sobre as ações de vigilância epidemiológica e laboratorial da Covid-19.

Pessoas sintomáticas, que manifestaram sintomas leves ou moderados, deverão permanecer em isolamento durante 10 dias, podendo ser liberado após o 10º dia da data do início dos sintomas, desde que permaneça mais de 24 horas sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos.

Já pessoas assintomáticas devem permanecer em isolamento por um período de 7 dias, a ser iniciado a partir da data da coleta da amostra, podendo ser liberado após o 7º dia da data da coleta do exame, desde que permaneça sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos.

A nova recomendação da SES-PE difere do Ministério da Saúde, que orienta a suspensão do isolamento no 5º dia de início dos sintomas desde que o paciente permaneça afebril, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e mediante a realização de testagem com resultado não detectado para RT-PCR ou não reagente para Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag).

“Podemos dizer que Pernambuco está sendo mais conservador nas medidas de isolamento de pessoas com diagnóstico confirmado para Covid-19, já que estamos recomendando maiores cuidados no período de transmissibilidade da doença. Nosso maior objetivo é reduzir a disseminação da Covid-19 a partir do isolamento e identificação de indivíduos expostos a um caso confirmado”, afirmou a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael.

“Não recomendamos que mesmo sem sintomas, as pessoas realizem uma testagem no 5º dia para interromper o isolamento mediante um resultado negativo. Orientamos que pessoas que apresentaram sintomas cumpram os 10 dias completos de quarentena, sem a necessidade de realização de novo teste. Aqueles que não apresentaram sintomas, orientamos que se cumpra os 7 dias de isolamento, também sem a necessidade de testar antes desse período para sair da quarentena”, explicou Patrícia Ismael.

A nova nota, composta por oito pontos, apresenta ainda orientações de definições de casos; óbito; quais indivíduos estão elegíveis para testagem; a notificação dos casos e óbitos suspeitos; exames laboratoriais; isolamento de casos; rastreamento, isolamento e monitoramento dos contatos; além de orientações sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).