20 de maio de 2022

Yuri Romão assumirá de forma definitiva a presidência do Sport

Eleito presidente do Sport, em julho de 2021, mas afastado do cargo desde outubro, Leonardo Lopes não regressará ao comando do clube. No lugar de retornar ao posto em abril, como esperado anteriormente, o dirigente deixará o cargo em definitivo. Com isso, o atual mandatário interino, Yuri Romão, assumirá oficialmente a cadeira máxima do Executivo até o fim de 2022. Os dirigentes estão estudando a melhor forma de fazer a “passagem de bastão”.

“Há uma vontade por parte de Leonardo Lopes de se afastar em definitivo, mas isso precisa passar pelo Conselho. É preciso ter essa autorização para evitar que a chapa inteira caia, por exemplo. Isso seria muito ruim. O clube não aguentaria outra eleição em pouco tempo, justamente agora que começamos a organizar a casa. Ele acredita que o ideal seja eu assumir de forma oficial. Vou conversar com Pedro Lacerda (presidente do Deliberativo) nesta semana para saber o entendimento por parte dele com relação aos prazos e de que forma faremos isso”, afirmou Yuri.

Segundo o presidente interino, há questões burocráticas com relação ao regimento do Sport que precisam ser observadas antes de definir a mudança. “Nosso mandato é até dezembro de 2022. Assumimos em julho, ou seja, teríamos no total uma gestão de um ano e cinco meses. Pelo que soube, o regimento indica que um presidente só poderia renunciar (sem que seja necessária uma nova eleição) após metade do mandato. Em tese, isso ocorreria somente por volta de abril. Porém, há o entendimento de que, como assumimos para suprir o mandato de Milton Bivar (antigo presidente que renunciou ao posto), poderíamos antecipar a mudança para janeiro. Precisamos analisar isso, mas confesso que não muda nosso comprometimento com o clube. Independente de ser Leonardo ou eu, o importante é a gestão”, frisou.

Advogado de 44 anos, Leonardo foi eleito presidente do Sport em julho deste ano, ganhando o pleito contra José Valadares. O então mandatário já foi diretor jurídico e de futebol no Rubro-negro. Inicialmente, ele seria vice de Nelo Campos na disputa, mas com a impugnação da candidatura do dirigente, precisou assumir o posto.

Leonardo foi o quinto presidente do Sport em 2021. Milton Bivar e Carlos Frederico, outros dois nomes que assumiram o posto anteriormente, renunciaram em junho, pouco tempo depois de ganharem a eleição presidencial em abril. Posteriormente, Pedro Lacerda, então presidente do Conselho Deliberativo, assumiu interinamente o cargo máximo no Executivo, antes das eleições diretas que escolheram o novo mandatário. Hoje, Yuri Romão está à frente da presidência, com Augusto Carreras como vice de futebol.