28 de março de 2024

David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, morre aos 65 anos

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu nesta terça-feira (11) em um hospital na Itália, onde estava internado desde 26 de dezembro. Ele, que era jornalista e tinha 65 anos, presidia o Parlamento desde 2019.

Segundo informações de seu gabinete, Sassoli estava tratando uma “séria complicação” relacionada ao seu sistema imunológico.

O italiano, que superou uma leucemia no passado, esteve internado no fim do ano passado por causa de uma pneumonia que o manteve afastado da atividade parlamentar durante várias semanas.

Quando tomou posse, em seu discurso inaugural, Sassoli pediu aos europeus que combatessem o “vírus” do nacionalismo extremo e pediu uma reforma das regras da União Europeia sobre migração e asilo político.

Seu mandato deveria terminar este mês.

Repercussão internacional

“Europeu sincero e apaixonado, seu calor humano, sua generosidade, sua gentileza e seu sorriso já fazem falta”, reagiu o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, nesta terça.

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar “extremamente triste” com a morte de Sassoli.

“Estou extremamente triste com a perda de um grande europeu, de um orgulhoso italiano, um jornalista atento, um extraordinário presidente do Parlamento Europeu e, acima de tudo, um amigo”, homenageou Von der Leyen.