19 de abril de 2024

Apple lança serviço de ginástica no Brasil e avalia conteúdo próprio em português, diz VP da empresa

Nove meses após a estreia nos EUA, a Apple está lançando nesta quarta-feira no Brasil seu serviço de ginástica e meditação on-line chamado Fitness+. Embora os 11 tipos de exercícios tenham apenas áudio em inglês e legendas em português neste primeiro momento, a companhia pretende dar passos inéditos no Brasil.

Em entrevista ao GLOBO, Jay Blahnik, vice-presidente de Fitness Technology para Apple, diz que a companhia está aberta à possibilidade de investir em conteúdo em português com profissionais brasileiros.

“Queremos ser capazes de atrair o máximo de usuários possível e tornar a experiência mais agradável”, antecipa ele.

O serviço, que vai custar R$ 29,90 por mês ou R$ 149,90 por ano, está sendo lançado nesta quarta-feira (3) em outros 14 países, como Colômbia, França, Alemanha, Itália e Portugal, entre outros. Em setembro, a companhia lançou no Brasil a sua nova linha de iPhones 13.

Blahnik lembrou ainda que a pandemia mostrou que as pessoas querem flexibilidade máxima quando se trata de condicionamento físico, saúde e bem-estar. “O que aprendemos é que o condicionamento físico agora não é definido apenas como academia”, afirmou ele.

Destacou ainda como a rede 5G vai permitir novos serviços. “Continuaremos investindo em recursos que tirarão proveito dessa tecnologia”, afirmou Blahnik.

A Apple está lançando seu serviço de ginástica no Brasil, mas com conteúdo em inglês. Tem planos para desenvolver isso em português e com profissionais brasileiros?
Sim, acho que estamos abertos à possibilidade de ir onde o Fitness + estiver. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a ficarem forma. Queremos ser capazes de atrair o máximo de usuários possível e tornar a experiência a mais agradável possível.

Ao contrário de um filme ou programa de TV, não há problema em experimentá-lo em inglês porque você entende a maior parte do que está fazendo porque pode ver também, mas estaríamos absolutamente abertos para fazer todo tipo de coisa para ajudar a tornar a experiência com condicionamento físico mais agradável ao redor do mundo. Ainda faremos todo o conteúdo em inglês, mas ofereceremos algumas legendas em seis idiomas diferentes, incluindo o português do Brasil.

Conversamos muito com os usuários e eu acho que as pessoas estão realmente entusiasmadas em poder experimentar os treinos e as meditações na língua em que o treinador fala. Elas querem em ouvir sua entonação em vez de uma dublagem. Nós também estamos muito animados para ver onde isso nos leva.  Você sabe que só estamos no mercado há nove meses, então estamos entusiasmados indo para tantos novos países, mas acreditamos que, com o tempo, haverá uma necessidade de conteúdo nesse idioma. Estamos apenas começando.

Há muitos investimentos em inteligência artificial e dados. Como isso pode ajudar a melhorar os serviços em saúde?
As execuções de algoritmos podem ajudar a alertar as pessoas sobre coisas diferentes ao longo do dia, desde o recurso de detecção de queda até ser um recurso regular de arritmia. São coisas que nem imaginávamos que estariam disponíveis no relógio de seu pulso há apenas alguns anos.

Vemos o quão longe o relógio já foi e sentimos o mesmo em relação ao Fitness+. Achamos que haverá muitas oportunidades. Já temos recomendações personalizadas com base no que você faz, mas também sentimos que no espaço da saúde estamos apenas começando. O serviço Fitness + foi lançado há apenas 9 meses, e você já tem 11 tipos de exercícios diferentes, cinco programas de exercícios, meditação guiada, áudio, vídeo, o recurso de tempo para caminhadas.