25 de abril de 2024

Brazil's Lucas Paqueta (R) vies for the ball during the South American qualification football match for the FIFA World Cup Qatar 2022 at the Metropolitano stadium in Barranquilla, Colombia, on October 10, 2021. (Photo by JUAN BARRETO / AFP)

Diante da Colômbia, neste domingo (10), em Barranquilla, o Brasil entrou em campo como líder, invicto e com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Após o apito final, um dos trunfos terminou. Com o empate em 0x0, a equipe chegou ao primeiro jogo sem ganhar na competição. Nada que atrapalhe, porém, a ótima campanha no torneio, seguindo no topo, mas agora com nove vitórias e um resultado de igualdade.

Marcando alto, o Brasil construiu boas chances de abrir o placar nos primeiros minutos. Neymar, centralizado, era o homem da armação. Foi dele um passe perfeito para Lucas Paquetá, na cara do goleiro, mandar para fora. Depois, ele serviu Fred. De frente ao gol, o volante mandou por cima. Quando foi a vez do camisa 10, o jogador finalizou forte para a defesa de Ospina.

Insistindo nas infiltrações por dentro, faltou ao Brasil mais jogadas laterais, com Danilo e Alex Sandro. Gabriel Jesus e Gabigol também encontraram dificuldades em participar das triangulações. Na defesa, Marquinhos se destacou pelo ótimo posicionamento, evitando os contra-ataques que buscavam Falcão. Com um começo intenso e uma metade final morna, o primeiro tempo ficou no 0x0.

O preciosismo, por vezes, fez o Brasil preterir uma finalização de longa distância por um passe a mais. A necessidade de encontrar a posição perfeita para concluir os lances fez o time errar nas assistências finais. A velocidade nas transições também diminuiu. Para trazer a mobilidade ofensiva, o técnico Tite sacou Gabigol e Gabriel Jesus, acionando Raphinha e Antony.

Alisson, então mero espectador no jogo, precisou trabalhar bem em chute de longa distância de Quintero. No outro lado, foi Ospina quem salvou a Colômbia em dose dupla. Primeiro, em ótima intervenção após finalização de Raphinha. Depois, em tapa de chapa de Antony, na pequena área. Com defesas assim, os colombianos foram os primeiros a não saírem derrotados pelo Brasil na atual edição das Eliminatórias.

Próximo jogo

O Brasil volta a campo na quinta (14), às 21h30, na Arena da Amazônia, contra o Uruguai. A equipe segue na liderança das Eliminatórias, com 28 pontos. Com a situação atual, os brasileiros devem garantir de forma muita antecipada a vaga na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Ficha técnica 

Colômbia 0
David Ospina; Stefan Medina, Mina, Cuesta e Mujica; Quintero (Sinisterra), Barrios, Jefferson Lerma (Uribe) e Luis Diaz; Martinez (Borré) e Falcão (Zapata). Técnico: Reinaldo Rueda

Brasil 0
Alisson; Danilo, Éder Militão (Thiago Silva), Marquinhos e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Paquetá; Neymar, Gabriel Jesus (Antony) e Gabigol (Raphinha). Técnico: Tite

Local: Estádio Metropolitano (Barranquilla/COL)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG). Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Assistant Referee 2: Cristian Navarro (ARG)
Gols: Nenhum
Cartões amarelos: Lerma, Borre (C)