25 de abril de 2024

Com presença do presidente da OAB Pernambuco, desagravo público contra Secretário de Saúde é realizado em São José do Egito.

Aconteceu ontem o ato público de desagravo em favor da advogada Hérica Nunes Brito, de fronte a Prefeitura Municipal de São José do Egito que permaneceu de portas fechadas.

O evento contou com a presença de vários profissionais, entre eles: o presidente da Seccional da OAB PE, Dr Bruno Baptista; a presidente da Subseccional de Afogados da Ingazeira_PE, Dra Laudiceia Rocha; o presidente da CAAPE, Dr Fernando Ribeiro Lins; o presidente das prerrogativas, Dr Carlos Barros a quem coube a leitura da Nota de Desagravo; os presidentes das Subseccionais de Caruaru e Petrolândia, Drs Fernando Júnior e Luiz Antonio Lopes; o conselheiro seccional Jorge Marcio; tendo todos feito uso da palavra em defesa da Advogada sertaneja e membra da Comissão de Direito Eleitoral da OAB PE Dra Hérica Nunes.

Em ato histórico, pela primeira vez, em 90 anos da OAB PE, houve no Sertão a promoção do desagravo presencial contra o Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo de Tarso Lira Jucá, que num evidente descontrole emocional, ao tomar conhecimento da informação de que a advogada tinha subscrito uma ação de impugnação do requerimento de registro de candidatura pretendido pelo seu sogro (reeleição ao mandato de prefeito), de modo desproporcional e distante de qualquer moderação, gravou um áudio e o tornou público via WhatsApp, ofendendo a advogada, conforme relatado a seguir:

“Veja só, eu já disse várias vezes, que se fosse um negócio de verdade, se tivesse algum fundamento, tinham botado um advogado de verdade pra defender Romerio. Não ia botar uma analfabeta feito Hérica de saco de plástico não. Então, se botaram um saco de plástico, bolsa de plástico, sei lá o que foi é porque não tem validade nenhuma rapaz. Claro que  uma bolsa de plástico não ia impugnar Evandro Valadares. Então, se tivesse alguma validade, alguma coisa de verdade botava um advogado de verdade, não botava uma advogada de mentira não”, dizia o áudio.

Todo o ato foi gravado e ficará registrado nos anais da OAB, pelos canais institucionais oficiais de comunicação e pela TV Pajeú.

“Ontem foi um momento importante de reparação da justiça, e aqui registro os agradecimentos aos colegas amigos, a todos presentes e ausentes, devidamente justificados. Minha gratidão a solidariedade neste ato tão cobrado e importante para a advocacia interiorana; deixo sobretudo minhas homenagens aos Presidentes Bruno Baptista, Laudiceia Rocha e todo o quadro da OAB PE que se posicionou de forma independente e firme pelo ato público de desagravo em que fui o instrumento para defesa e fortalecimento da classe, sobretudo as advogadas e advogados sertanejos que puderam contar com a instituição presente e atuante no interior, demonstrando que ao desrespeitar um feriu a todos os quase 50 mil advogadas e advogados pernambucanos e que não ficou impune a atitude de misoginia.

A agravada fui eu, mas a luta e a conquista deste ato é de toda advocacia feminina sertaneja. Os herdeiros de coronéis precisam entender que o sertão não é feudo, não é capitania e que a mulher advogada merece igual respeito. Cargos públicos são transitórios, dignidade não.
Continuarei afirmando que o certo é inegociável e sigo ainda firme na defesa das nossas prerrogativas profissionais e na trincheira da militância da advocacia no sertão.”