29 de março de 2024

Prefeitura de Petrolina já investiu mais de 5 milhões na abertura de novos postos de saúde

Principal porta de acesso aos atendimentos, o serviço de Atenção Básica vem passando por uma verdadeira transformação em Petrolina. Em quatro anos e meio já foram inauguradas 20 Unidades de Saúde em diversos bairros da zona urbana e também na área rural. Para isso, a prefeitura já investiu mais de R$ 5 milhões para levar os serviços de saúde para perto da população, fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família.  Mas as boas notícias na área da saúde não param por aí. De acordo com a Secretaria de Saúde, a intenção é abrir seis postos por ano até 2024.

Anteriormente quando a população necessitava de atendimento médico, odontológico ou de um simples medicamento, precisava andar longas distâncias, como ocorria na comunidade de Lajedo, no interior do município. Eram 37 km de chão a pé ou de transporte para ter acesso aos serviços. Esta realidade foi transformada com a chegada da unidade de saúde na comunidade.

Nesse período de pandemia, em que os serviços de saúde foram essenciais, ficou claro que investir e ter uma rede estruturada fez toda a diferença na luta contra a covid-19. Prova disso é que somos a cidade que mais preservou vidas nas cidades entre os 100 maiores municípios do país. Então, a distância e o tempo podem ser fatores decisivos na assistência médica. Quanto mais descentralizado, melhor, pois permitirá um maior acesso às pessoas”, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Os bairros que foram contemplados com as unidades de saúde são: N-6; Mandacaru; Alto do Cocar; Lajedo; Vila Velha N-4; Capim; Jardim Maravilha; Roçado; Fernando Idalino; Jardim Petrópolis; São Jorge; São Gonçalo; Cruz de Salinas; Rio Corrente; São Joaquim; N-10; São José; Vila Marcela; N-9 e Rio Corrente.