18 de março de 2024

Prefeitura investe em brincadeiras para combater o trabalho infantil nas feiras livres de Petrolina

No ‘Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil’, a feira livre da Cohab Massangano foi o local escolhido para receber uma iniciativa da prefeitura que vem sensibilizando a população contra essa prática, em Petrolina.  Neste sábado (12), as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) intensificaram as atividades para alertar sobre o problema que afeta o desenvolvimento de dezenas de crianças.

Com objetivo de reduzir a vulnerabilidade destas crianças e adolescentes, equipes da prefeitura seguem promovendo ações educativas através de atividades lúdicas e outras ações para conscientizar feirantes e toda a comunidade contra a exploração do trabalho infantil, principalmente, em feiras livres. Além da Cohab Massangano, a ‘Tenda de Brincar’ também será levada às feiras livres do João de Deus e José e Maria.

De acordo com o secretário executivo de Proteção Especial, Ricardo Alves, o objetivo principal da ação está sendo atendido. “Montamos esta ‘Tenda para Brincar’ com o intuito de valorizar o lúdico, as brincadeiras sadias e a interação das crianças e adolescentes, aspectos fundamentais ao desenvolvimento intelectual e humano desses jovens. A recepção e apoio da comunidade está sendo muito positiva“, reforça.

Com slogan ‘Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil’ a campanha segue com ações diversificadas incluindo divulgação de vídeos de orientação sobre o trabalho infantil, fixação de cartazes em pontos estratégicos como feiras livres, rodoviária, delegacias, entre outros.  Ainda como parte da programação, a Prefeitura de Petrolina lançará na próxima segunda-feira (14) um programa municipal de prevenção e erradicação do trabalho infantil.