18 de março de 2024

‘Prévia’ do PIB indica alta de 0,44% em abril, diz Banco Central

Após recuar em março, o nível de atividade da economia brasileira voltou a registrar crescimento em abril deste ano, segundo números divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,44% em abril, na comparação com o mês anterior. O número foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes.

Na comparação com abril do ano passado, o indicador teve crescimento de 15,92%, informou o Banco Central.

Ainda de acordo com o Banco Central:

  • No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o índice de atividade econômica registra expansão de 4,77% – sem ajuste sazonal.
  • Já em 12 meses até abril de 2021, houve queda de 1,20% – também sem ajuste sazonal.

Pandemia do coronavírus

Os resultados do IBC-Br, neste ano refletem uma retomada após a economia sentir fortemente os efeitos da pandemia do novo coronavírus em 2020 — quando foi registrado um tombo de 4,1% no Produto Interno Bruto (PIB).

Com o crescimento registrado em abril de 2021, o IBC-Br atingiu 139,65 pontos naquele mês, ficando acima do patamar registrado antes da pandemia da Covid-19 (139,35 pontos), em fevereiro do ano passado.

Os efeitos da pandemia foram sentidos, com maior intensidade na economia, entre março e abril de 2020. De maio em diante, os números mostram o início de uma reação. Mas com a segunda onda, registrada no começo de 2021, houve algum impacto na atividade econômica.