20 de junho de 2021

Secretaria de Saúde descentraliza realização de testes COVID-19 em Petrolina

A partir desta segunda-feira (31), a Secretaria de Saúde de Petrolina irá descentralizar a realização de testes rápidos para detecção da COVID-19. Com isso, o Centro de Convenções ficará exclusivo para realização de exames swab rápido (antígeno), sendo necessários notificação e encaminhamento para a realização dos testes. Já os testes rápidos (anticorpos), serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Para a realização dos procedimentos, é necessário que um profissional de saúde da rede municipal faça a notificação, se os sintomas estiverem entre o terceiro e sétimo dia o paciente será encaminhado para a realização do teste no Centro de Convenções, mas se estiver com 10 dias de sintomas o exame será realizado na própria unidade de saúde onde será notificado. Essa medida se fez necessária para evitar o deslocamento dos pacientes e fazer o melhor acolhimento na própria rede de assistência do bairro onde reside ou que seja de referência.

Para a diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, com esta medida será possível acolher melhor, sem demora e risco de deslocamento. “Após uma reunião, decidimos realizar essa descentralização da testagem, com isso, teremos mais polos realizando os testes, melhor assistência ao paciente sintomático e um acolhimento da equipe que o atende na rotina. Vale ressaltar ainda a necessidade de procurar um profissional para avaliar os sintomas e realizar o devido encaminhamento”, destacou.

Petrolina se tornou referência na realização de testes para detecção da COVID-19, os investimentos realizados pela gestão municipal e alta testagem tem detectado precocemente os casos suspeitos e/ou confirmados, possibilitando o isolamento e evitando a propagação do vírus.  Ao todo, mais de 130 mil testes já foram realizados, sendo que destes, 27.604 pessoas tiveram o resultado positivo e mais de 100 mil testes com resultados negativos.