28 de março de 2024

Pernambuco suspende vacinação de grávidas sem comorbidade após orientação do Ministério da Saúde

Após orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) determinou a suspensão da vacinação contra a Covid-19 de mulheres grávidas e puérperas sem comorbidades no Estado.

Apenas as gestantes e mulheres que tiveram filhos há 45 dias e que tenham doença pré-existente devem continuar sendo vacinadas contra o coronavírus – e com o imunizante da Pfizer e a CoronaVac/Butantan.

O uso da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz segue suspenso para todas as grávidas e puérperas.

A SES-PE informou ainda que reúne de forma extraordinária, nesta quarta-feira (12), o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Na reunião, será debatido e pactuado o processo de vacinação no Estado diante da problemática envolvendo grávidas e puérperas.

O Ministério da Saúde deve divulgar, nos próximos dias, uma nota técnica com mais esclarecimentos sobre a vacinação no público de mulheres gestantes e puérperas, inclusive sobre o cumprimento do esquema vacinal daquelas que já fizeram a primeira dose com a AstraZeneca.

A suspensão da vacinação em todo o País de mulheres grávidas e puérperas ocorre como precaução em meio à investigação de um óbito por acidente vascular cerebral (AVC) de uma gestante de 35 anos que recebeu a vacina no Rio de Janeiro. A relação desse caso com a vacina, porém, ainda não foi comprovada.

Até o momento, ao menos 22.295 gestantes já foram vacinadas no País, segundo os dados do Ministério da Saúde. Dessas, 15.014 receberam a vacina da AstraZeneca; 3.414, a CoronaVac e 3.867, a vacina da Pfizer.