28 de março de 2024

Príncipe Philip é homenageado com salvas de tiros de canhão

 

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, que morreu nesta sexta-feira (9), foi homenageado neste sábado com salvas de tiros de canhão em diferentes localidades do país, além de territórios como Gibraltar e no mar, pela Marinha. Foram 41 tiros disparados a cada 1 minuto a partir do meio-dia (8h em Brasília) em cidades como Londres, Edimburgo, Cardiff e Belfast.

As salvas de tiros de canhão são usadas pelos britânicos para marcar eventos nacionais importantes, pelo menos desde o século 18.

O Palácio de Buckingham anunciou nesta sexta-feira (9) que a rainha Elizabeth II está “considerando” como conduzirá seu funeral e possíveis eventos oficiais de celebração. “Os detalhes serão confirmados no devido tempo”, disse ela.

No entanto, o Colégio de Armas, uma organização estreitamente relacionada à aplicação dos protocolos reais, afirmou em seu site que o príncipe Philip não terá um funeral de Estado e que seu caixão não será exposto ao público.

Seus restos mortais repousarão no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, antes de um funeral na Capela de São Jorge, “de acordo com o costume e os desejos de Sua Alteza Real”, explicou.

As cerimônias e homenagens tiveram que ser revistas devido à Covid-19. Para evitar o risco de contágio, a família real pediu aos britânicos que não fossem às residências reais, como o Palácio de Buckingham, para levar flores, mas sim que fizessem uma doação a uma organização beneficente.

Além disso, um livro virtual de condolências também foi publicado na internet.

Pelas novas regras de relaxamento do confinamento contra o coronavírus, a partir da próxima segunda-feira, no máximo 30 pessoas poderão comparecer a um funeral.

Simplicidade

 

A simplicidade prevista para a cerimônia condiz com a personalidade do duque de Edimburgo, que queria um funeral “sem muito alvoroço”, segundo jornalistas que acompanham de perto a realeza britânica. No entanto, contrasta com tributos anteriores a membros proeminentes da família real.

caixão da mãe de Elizabeth II foi exibido no Westminster Hall, o edifício do Parlamento de Londres, após sua morte em 2002. Cerca de 200 mil pessoas foram prestar suas homenagens, com uma fila de vários quilômetros de extensão.

Philip, um ex-comandante da marinha, expressou seu desejo por um funeral em estilo militar na Capela de Saõ Jorge, no Castelo de Windsor.

De acordo com a mídia britânica, o duque de Edimburgo não queria ser enterrado na capela ou na Abadia de Westminster, mas sim nos Jardins de Frogmore, adjacentes ao castelo.

A propriedade abriga o mausoléu da Rainha Vitória e seu marido Albert. Edward VIII, que abdicou para se casar com a americana divorciada Wallis Simpson, também está enterrado lá.