28 de março de 2024

Após novos leitos, ocupação de UTI em Petrolina cai para 77%

Nesta quarta (10), novos leitos de UTI foram abertos no Hospital Promatre de Juazeiro para atender pacientes com coronavírus de Petrolina e região. Com a ampliação da rede, a taxa de ocupação para terapia intensiva caiu para 77%. De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, estão internados 42 pacientes na UTI por covid-19.

A rede foi ampliada para 54 vagas, após a Prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado montarem uma estrutura no Promatre. Outras oito vagas devem ser abertas até o próximo sábado (13), segundo o prefeito Miguel Coelho, na UTI do Hospital Universitário de Petrolina, o que poderá reduzir mais a taxa de ocupação.

O chefe do executivo petrolinense afirmou, na noite desta quarta, que a rede de terapia intensiva ganhou um fôlego, mas isso não representa solução definitiva para a realidade atual do sistema de saúde com o aumento das internações na região do São Francisco. “É uma boa notícia para nossa região, mas não podemos achar que resolvemos todos os problemas. Vencemos um dia. É preciso continuar esse esforço coletivo com os governos e a população”, defende Miguel Coelho.

Petrolina já registrou 219 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia. Apesar do crescimento de casos e internações recentes, o município segue com a menor mortalidade por covid-19 entre as cidades de grande porte do Nordeste (com mais de 200 mil habitantes).