28 de março de 2024

Narrador de rádio do Rio Grande do Sul chama Lucas Braga, do Santos, de “crioulinho”

O narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, se referiu ao atacante Lucas Braga, do Santos, que é negro, como “crioulinho” durante o empate por 3 a 3 com o Grêmio, nesta quarta-feira, em Porto Alegre (assista ao vídeo acima). A ofensa pode ser enquadrada como crime de injúria racial.

Durante uma conversa com o repórter que acompanhava a partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Grêmio, Haroldo perguntou:

– Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?

O repórter, então, respondeu que era o Lucas Braga. E Haroldo de Souza respondeu:

– Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa.

De acordo com o dicionário Michaelis, crioulo significa “indivíduo descendente de europeus, nascido em uma das colônias de ultramar; Aquele que nasceu escravo em países sul-americanos, por oposição aos africanos que já chegaram escravizados a esses países; Diz-se de ou indivíduo da raça negra nascido na América, por oposição ao originário da África; Diz-se de ou negro nascido no Brasil”.

Depois da repercussão do caso, Haroldo se defendeu:

– Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio aos negros. Criei uma escola de samba com todos integrantes negros, só dois brancos e um sarará. Narrando futebol há 58 anos, muitas vezes disse:

“Quem é aquele neguinho lá na ponta”?

“Quem é aquele alemão ali no meio” ?

“E esse polaco aí quem é”?

– Peço desculpas se minha fala ofendeu alguém, mas estejam certos que não houve intenção de racismo e que minha vida pessoal e profissional são pautadas pelo respeito a toda sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo.

– Reitero minhas sinceras desculpas aos ouvintes que sempre nos acompanham e nos brindam com a sua audiência.