Prefeitura aumenta em 600% orçamento voltado a crianças e adolescentes de Petrolina

Para que crianças e adolescentes tenham garantidos seus direitos à saúde, educação ou lazer é fundamental uma boa gestão do orçamento público. E a cidade de Petrolina comemora em 2019 um grande avanço no que diz respeito às ações voltadas aos cuidados com os pequenos petrolinenses. O município aumentou em 600% o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) que é um instrumento que tem o objetivo de tornar transparente a execução orçamentária anual dos gastos públicos com crianças e adolescentes.

Segundo este levantamento, desenvolvido pela Fundação Abrin, Petrolina registou uma evolução de destaque entre os anos de 2016 e 2018. Os dados mostram que em 2016, o município investia apenas R$ 99,13 per capita neste público, já em 2018 o valor saltou para R$ 611,73.  Segundo a articuladora do Selo ‘Prefeito Amigo da Criança’, Kátia Carvalho, os números revelam o compromisso da atual gestão em oferecer políticas públicas, cada vez mais, eficientes aos petrolinenses.

O município de Petrolina vive um momento de grande desenvolvimento econômico e um crescimento que passa por todas as áreas. Mas, algumas políticas públicas não são ações visíveis como obras, por exemplo, então quando trazemos números assim nós podemos dar um retorno à comunidade e ratificar nosso compromisso com as pessoas, acima de tudo”, disse.

Petrolina usa o sistema de apuração desenvolvido pela Fundação Abrinq desde a adesão ao programa “Prefeito Amigo da Criança”. O OCA está disponível à população através do site da prefeitura http://petrolina.pe.gov.br/ .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval das Caretas 2019