Em Afogados, Igreja Católica inicia programação da Semana Santa

A Semana Santa, na Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, de Afogados da Ingazeira, teve início neste domingo (25), com caminhada até a catedral e celebração da missa de Ramos, na praça Arruda Câmara, no centro. Em entrevista à Folha, o Padre Gilvan Bezerra falou sobre a programação, que segue até 1º de março, com missas, vigílias e procissões. Para os cristãos, o feriado é um momento de reflexão e de lembrar a ressurreição de Jesus.

Há cerca de um ano em Afogados, o padre Gilvan, contou sobre sua percepção de como encontrou a paróquia: “(…) quando eu cheguei aqui já encontrei toda uma estrutura, bem planejada, bem organizada, e tentamos mudar pouca coisa no que diz respeito a Semana Santa.”

O pároco também comentou a importância da Semana Santa, para os católicos: “É um momento especial, tanto de participação dos fies na igreja, como também de oração, de reflexão, de espiritualidade”, disse.

Confira a programação completa da Semana Santa, na paróquia de Afogados:

Na segunda-feira (26), a partir das 4h30 da madrugada, houve a Procissão do Encerro, em direção a Capela do bairro São Braz. O cortejo que acontece tradicionalmente todos os anos, lembra o ato da prisão de Jesus Cristo.

Nesta terça (27), aconteceu atendimento de fies na catedral, para confissões, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No período da noite, às 19h, acontece Via-sacra, com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, saindo da Capela do São Braz, em direção à Catedral.

Na quarta-feira (28), na paróquia de Mirandiba-PE, às 16h, acontece a Missa dos Santos Óleos. Na celebração, os padres de várias paróquias renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação.

Já na quinta-feira (29), às 17h, será celebrada na catedral de Afogados, a Missa de Lava-pés, pelo bispo Dom Egídio Bisol. Em seguida, haverá momento de Adoração Eucarística, das 18h30 à meia-noite.

Na Sexta-feira da Paixão (30), em que se celebra a morte de Jesus, haverá o Ofício da Agonia, às 11h, na catedral. Às 16h, haverá a celebração da Paixão do Senhor, e em seguida a procissão de Corpus Christi pelas ruas da cidade.

No sábado (31), somente à noite haverá programação, às 19h, com a Vigília Pascal. No domingo (01), às 7h da manhã, haverá a Missa da Ressureição, seguida de procissão com a imagem do Cristo Ressuscitado.

Fotos: Allison Nicacio/Da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval das Caretas 2019