11 de julho de 2020

Como adaptar uso da máscara aos exercícios

Aos poucos, algumas atividades vão retornando ao cotidiano da população. O fato de ainda estarmos enfrentando uma pandemia, a do novo coronavírus, porém, tem obrigado a convivência com um novo normal. E uma das práticas que têm exigido um pouco mais de compreensão nesse retorno é a realização de exercícios físicos. Além da adaptação de movimentos para que sejam realizados em casa, a corrida ou caminhada na rua ganharam um novo acessório indispensável: as máscaras.

Desde a metade de maio, o uso de máscaras se tornou obrigatório em todo o Estado para as pessoas que saírem de casa. No entanto, algumas atividades físicas ficam impossibilitadas pela sensação de falta de ar causada pelo uso de máscaras. De acordo com o personal trainer Jonathan Andrade, além de obrigatórias, as máscaras são importantes para que se evite a contaminação durante a prática. “Apesar de inibir um pouco a respiração, sem a máscara liberamos CO2 (gás carbônico), que pode ser contagioso”, destacou.

Segundo ele, existem algumas técnicas que podem ajudar a diminuir essa sensação de falta de ar que pode ser causada pelas máscaras. “Na prática de qualquer atividade com uso de máscara, a pessoa vai sentir a diferença, não tem jeito, mas é interessante que haja o controle da respiração. Inspirar o oxigênio, segurá-lo por quatro segundos e depois soltá-lo lentamente é um exemplo.

De acordo com a pneumologista Magda Marusa, o que provoca esse desconforto é a exigência de uma força maior na musculatura respiratória para inspirar e expirar. Além de recomendar as máscaras de tecido para usar durante essas atividades, ela lembra ainda que não existe o perigo de a pessoa reter gás carbônico na máscara, o que seria prejudicial à saúde. “Segundo estudiosos na área, a vedação da máscara de tecido não é suficiente para que haja a retenção do CO2. Além disso, as máscaras deverão ser trocadas sempre que estiverem úmidas, para não prejudicar o seu desempenho”, ressaltou.

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