Com emenda de Fernando Filho, centro de produção de mel é inaugurado em Petrolina

Cerca de 70 produtores da região ribeirinha de Petrolina agora contam com um centro estruturado para produção de mel. O equipamento foi inaugurado, nesta quarta-feira (15), no Sítio Mandacaru. A casa do mel foi construída pela Codevasf através de emenda parlamentar de R$ 250 mil direcionada pelo deputado federal Fernando Filho.
O novo centro de apicultura terá capacidade de produção de 50 toneladas de mel por ano. A estrutura conta com diversos equipamentos como balança, centrífuga, decantadores entre outras máquinas que melhoram a qualidade do produto e agiliza todo o processo de fabricação. Antes da construção do equipamento, os produtores operavam de forma 100% artesanal, limitando o trabalho dos apicultores.
A mudança no patamar de produção de mel e a possibilidade de mais renda para os produtores foram apontadas pelo deputado Fernando Filho como uma esperança para a qualidade de vida dos criadores de abelha. “Hoje, essa casa tem recebido algo em torno de 200 colmeias, mas a capacidade pode ser até de mil. É uma estrutura, portanto, que vai garantir muito mais oportunidade e renda aos trabalhadores”, disse o deputado no ato de inauguração.
A Associação dos Criadores de Abelha de Petrolina (Acape) ficará responsável pela administração do espaço. Em nome dos produtores, o presidente da entidade, Gilvan Pereira, destacou a importância da casa do mel para aumentar a produção dos associados. “A gente pediu apenas ao deputado uma carroça para ajudar no transporte do mel, mas ele foi além disso. Prometeu uma casa de mel e hoje estamos contentes comemorando a chegada desse sonho ao Mandacaru”, lembrou Gilvan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval das Caretas 2019