Barragem de Brotas continua com transbordamento

Por Kleber Oliveira

Nesta segunda-feira (9), a barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, e seguiu transbordando durante toda a semana. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a quantidade de água atual corresponde a 20 mi de metros cúbicos. A última vez em que o manancial chegou a esse mesmo nível, foi em abril de 2011.

Centenas de pessoas já visitaram o local, desde a tarde de segunda-feira, quando começou o “sangramento”, e vários banhistas foram flagrados em cima do paredão, retirando as Baronesas (uma vegetação verde com flores roxas, que ajuda a diminuir as impurezas).

A Compesa não informou se deve realizar algum tipo de ação para retirar as Baronesas. Essas plantas que também ajudam a retardar o processo de evaporação, por formar uma camada protetora sobre a água, depois de um certo tempo, criam forte mal cheiro ao morrerem e deixarem os dejetos que foram absorvidos.

Representantes da Compesa, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, se reuniram com o prefeito José Patriota, no início da semana, para elaboração de um plano de contingência e instalação de um comitê de prevenção aos efeitos das enchentes. Foram instaladas placas de alerta e orientação, sobre os riscos de banhos e mergulhos no local. Guardas Municipais e o Corpo de Bombeiros, estarão monitorando a entrada de pessoas na área, que foi cercada.

Fotos: Wellington Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *