oo

op

Daily Archives: 11 de maio de 2020

Inscrições para o Enem 2020 começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet.

Enem digital
A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Isenção de taxa
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Portanto, no ato da inscrição para o Enem 2020, terão isenção de taxa os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A consulta aos resultados dos pedidos de recurso para a isenção de taxa de inscrição do Enem, os interessados devem acessar a Página do Participante, no aplicativo ou no site do Enem, e conferir as informações.

Acessibilidade
A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Bolsonaro e Flávio Dino discutem nas redes sociais

G1

Em mensagem publicada em uma rede social, neste domingo (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comparou o lockdown na Região Metropolitana de São Luís, à crise política e econômica da Venezuela.

Na publicação, o presidente anexou um vídeo de uma abordagem policial de fiscalização no estado para criticar a gestão do governador Flávio Dino (PCdoB).

As imagens mostram um policial uniformizado dentro de um ônibus, em que checa quais passageiros estão se deslocando para “atividades essenciais”.

Desde o dia 5 de maio, por determinação da Justiça, só estão sendo permitidos o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas que trabalham para esses serviços, nas quatro cidades da Grande São Luís.

Para comprovar o exercício da função nesses serviços, os funcionários precisam apresentar à fiscalização uma declaração da empresa ou do órgão em que trabalham. Em legenda ao vídeo anexado na publicação, Bolsonaro disse:

‘Documento e declaração de que vai trabalhar’… Se não tem desce. Assim o povo está sendo tratado e governado pelo PCdoB/MA e situações semelhantes em mais estados. O chefe de família deve ficar em casa passando fome com sua família. Milhões já sentem como é viver na Venezuela”, publicou o presidente sobre o lockdown no Maranhão.

Em resposta, o governador Flávio Dino disse que o presidente estaria “tentando sabotar medidas sanitárias” de combate à pandemia e estaria fingindo “estar preocupado com o desemprego”.

“Bolsonaro inicia o domingo me agredindo e tentando sabotar medidas sanitárias determinadas pelo Judiciário e executadas pelo Governo. E finge estar preocupado com o desemprego. Deveria então fazer algo de útil e não ficar passeando de jet ski para comemorar 10.000 mortos”, publicou o governador Flávio Dino, em resposta ao presidente.

Mesmo com pandemia, Prefeitura de Petrolina reforça luta em prol das pessoas com lúpus e faz alerta

Maio é o mês dedicado à conscientização sobre lúpus e, juntamente com a campanha “Maio Roxo”, é uma oportunidade para disseminar conhecimento sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. Por isso, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Petrolina reforça que a conscientização da sociedade é fundamental para levar a um melhor entendimento da doença. Além disso, é preciso alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Pensando em fortalecer esta campanha no município, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco realizará no dia 15 de maio, às 16h, um encontro virtual com todos os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o reumatologista da Policlínica Municipal, Willian Basílio, a fim de fornecer informações sobre a doença autoimune e qualificá-los para o atendimento à pessoa com lúpus.

O lúpus é uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. Pode atingir vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração. O lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos. Os sintomas podem surgir isoladamente ou em conjunto, variando conforme o tipo de lúpus. Os mais frequentes são: fadiga (cansaço frequente), dor nas articulações das mãos, punhos, joelhos e pés Inchaço nas mãos, pés ou ao redor dos olhos.

Diagnóstico

Ainda não existe um exame específico para o diagnóstico da doença, sendo necessários exames laboratoriais, de imagem e análise do histórico médico da pessoa e familiares. O diagnóstico não é instantâneo, interferindo no sucesso do tratamento, uma vez que a doença apresenta sintomas semelhantes a outras infecções, como rubéola ou mononucleose. O profissional da saúde responsável pelo acompanhamento e tratamento do lúpus é o médico reumatologista, mas como se trata de uma doença que pode afetar vários órgãos do corpo, médicos de outras especialidades, como cardiologistas e ortopedistas, também podem fazer parte da equipe.

Corornavírus: SES confirma novos óbitos em Quixaba e Carnaíba

Os municípios de Quixaba e Carnaíba registraram novos óbitos provocados pelo coronavírus.

As mortes foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde na noite deste domingo (10).

Com a atualização, Quixaba chega a dois óbitos provocados pela Covid-19. Já Carnaíba, registra a terceira morte.

Em Quixaba, a Secretaria Municipal de Saúde investigava o óbito de um paciente de 33 anos. Ele tinha problemas de chagas e era tabagista há muitos anos. O falecimento ocorreu no último dia 8 em uma unidade de saúde de Caruaru.

A Prefeitura de Carnaíba informou mais cedo no boletim epidemiológico que o município permanecia com três casos em investigação, porém não informou se entre eles havia um óbito.

Carnaval das Caretas 2019