oo

op

Daily Archives: 7 de maio de 2020

Petrolina: Prefeitura e Hospital Universitário pactuam abertura de 122 novos leitos para Covid-19

Foto: Alexandre Justino

A rede de saúde voltada para o tratamento de pacientes com coronavírus terá a capacidade expandida em Petrolina. Em reunião nesta quarta (06), o prefeito Miguel Coelho pactuou com o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, e o superintendente do Hospital Universitário, Itamar Santos, a abertura de 122 novos leitos intermediários e de tratamento intensivo. A medida faz parte do plano conduzido pela Prefeitura de Petrolina para enfrentamento ao coronavírus na cidade sertaneja.
Dos novos leitos, 22 serão da UTI e 100 para pacientes em estágio intermediário. As vagas serão abertas no Hospital Universitário e na Policlínica da Univasf. A prefeitura, que já disponibiliza para a unidade hospitalar 108 médicos, enfermeiros e técnicos, acrescentou uma equipe com cerca de 40 profissionais de saúde para enfrentamento da Covid-19. Já o Governo Federal entrará com a estrutura física e equipamentos de atendimento.
Dessa forma, a capacidade de atendimento a pacientes com Covid-19 poderá chegar até a 322 vagas. Isso porque, o hospital de campanha da prefeitura já está montado com 100 vagas intermediárias. Outros 100 leitos já foram assegurados pelo Governo do Estado, que erguerá uma estrutura de enfermaria ao lado do Hospital Universitário.
Na agenda com o reitor e o superintendente do hospital, Miguel destacou o diferencial de integrar as instituições públicas e sociedade civil para enfrentar a pandemia. “Essa união de esforços tem sido decisiva nesse momento tão desafiador. O Hospital Universitário e a Univasf tem estado junto com a prefeitura permanentemente. Pudemos discutir ações em conjunto, montar com rapidez uma UTI e agora já estamos providenciando novas estruturas caso a situação se agrave. Não há como superar a maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos sem unidade e, nesse sentido, Petrolina está muito bem”, destacou o prefeito após a reunião.

Com TCE e CNM, Amupe realiza assembleia de prefeitos por videoconferência

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), promoveu hoje, 06/05, a sua segunda assembleia extraordinária de prefeito por videoconferência. Na oportunidade, os prefeitos pernambucanos puderam discutir pleitos de interesse à melhoria de vida da população e o enfrentamento e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. O encontro bateu o recorde de participação de municípios em uma assembleia, 177 prefeituras participaram.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, participou da reunião e atualizou os gestores pernambucanos acerca da tramitação de pleitos municipalistas no Congresso Nacional. Na oportunidade, Aroldi desmentiu a informação de que o auxílio emergencial que o governo federal vai oferecer os municípios encheria o cofre das prefeituras.

Segundo Aroldi, “muito tem se noticiado, em todo o Brasil, que os municípios brasileiros vão encher os seus cofres com o auxílio que está tramitando agora no Congresso. Esses recursos se trata de recomposição das perdas da arrecadação que os municípios vêm tendo. Um estudo produzido pela CNM constatou que, somente em Pernambuco, as perdas ultrapassam os R$ 1 bilhão, e este recurso cobre em torno de R$ 800 milhões, ou seja, ainda terá déficit.”, frisou

A reunião também contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Dirceu Rodolfo. Dirceu oportunizou aos prefeitos esclarecer suas dúvidas sobre como aplicar os recursos e operacionalizar procedimentos, com as cautelas legais, levando em consideração as recomendações do Tribunal sobre como gerir com responsabilidade e transparência a gestão nos municípios em momentos de pandemia e em ano eleitoral.

Para o presidente do TCE, “vocês (prefeitos) estão numa corrida contra um vírus que é mais rápido do que todos nós humanos. Nós do TCE não estamos aqui para prejudicá-los, mas sim para buscar meios de enfrentarmos essa situação preocupante. É muito importante nós ouvirmos vocês”. Dirceu também esclareceu dúvidas sobre distribuição de merendas, cestas básicas, obras públicas, contratações, processos licitatórios, entre outras questões.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, “esta foi uma oportunidade ímpar para troca de informações com dois propósitos fortes, a melhoria de vida da população que vive nos municípios e o combate ao coronavírus. O TCE, pelo seu presidente Dirceu Rodolfo, trouxe anúncios e recomendações que vão agilizar medidas importantes de prevenção e combate à Covid-19. Também a CNM, pelo presidente Aroldi, que está lutando em Brasília em favor das pessoas, pois a melhoria da gestão municipal reflete na melhoria da qualidade de vida da população. Os resultados, mesmo em trabalho home office, têm sido de muito bom proveito. Na assembleia de hoje nós batemos o recorde de quórum, com a participação de 177 municípios”, completou.

Iguaracy confirma o segundo caso de Covid-19

Afogados e Tabira apresentam boletim sem alterações.

O município de Iguaracy teve confirmado mais um caso de coronavírus. A informação foi passada na noite desta quarta-feira (06.05), pela Secretaria Municipal de Saúde.

A confirmação é de uma paciente de 73 anos diabética. “Comunicamos que a mesma encontra-se cumprindo o período de isolamento e com quadro clínico de saúde estável”, disse a nota.

Iguaracy tem agora dois casos de Covid-19 confirmados, além de um em investigação. Não há descartes até o momento.

O Boletim Informativo do Covid-19 das Secretarias de Saúde de Afogados da Ingazeira e Tabira foram divulgados no início da noite desta quarta-feira (06.05), sem mudanças.

Afogados da Ingazeira apresenta um caso confirmado, dois em fase de investigação e dezenove descartados. A Secretaria de Saúde informa também que deu negativo para Covid-19 o teste da companheira do profissional de segurança cujo caso foi confirmado na terça-feira (05.05).

Por orientações da equipe médica será realizada uma contraprova. Por enquanto, o caso permanece descartado, com a equipe de saúde monitorando a ambos. O boletim ainda informou que um outro teste rápido deu negativo para Covid-19, o de um profissional de saúde.

Já em Tabira que soma dois óbitos, quatro casos em investigação, três descartados, sendo quatro confirmados. Nas últimas 24 horas, dezenove tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. E vinte e dois concluíram o Monitoramento Domiciliar.

 

Fonte: Blog do Nill Júnior

Carnaval das Caretas 2019