oo

op

Daily Archives: 4 de maio de 2020

Covid-19: Prefeitura de Petrolina orienta motoristas sobre higienização em veículos para evitar contágio

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem divulgado, massivamente, diversas orientações quanto à prevenção para evitar o contágio do vírus nos mais variados ambientes e a principal forma se dá pela higienização. Em Petrolina, as autoridades em saúde e especialistas também orientam a maneira correta para desinfectar os próprios veículos utilizados constantemente pelos cidadãos.

De acordo com as orientações de especialistas fitossanitários, os cuidados são simples, mas de grande eficácia para manter a cabine limpa, eliminando microrganismos que possam vir a causar doenças além da Covid-19.  É necessário esvaziar a lixeira portátil todo dia; evitar acúmulo de papeis com secreções de mucosas de olhos, boca e nariz; limpar com álcool isopropílico (líquido) painel, volante, alavanca de câmbio, maçanetas internas e externas, e passar um pano úmido também com álcool nos assentos e demais itens, pois este tipo de álcool não danifica tais superfícies. Em caso de não haver álcool por perto, o ideal seria borrifar sabão e passar um pano umidificado com água.

Outra recomendação indispensável é evitar passar as mãos no rosto, principalmente, nas áreas de mucosas como olhos, boca e nariz. Mesmo tendo sido feita a limpeza na cabine do carro, outras partes do corpo ou ainda as roupas podem conter partículas infecciosas advindas do ambiente externo.

Além disso, vale ressaltar também que é muito importante as pessoas se atentarem a como vão armazenar o álcool e mantê-lo fora do alcance de crianças porque muitos acidentes acontecem, a exemplo de incêndios. O ideal é manter o álcool em local arejado, longe de botijões de gás ou de ambientes com temperatura elevada.

AÇÕES PARA DISCIPLINAR ATENDIMENTO NA CAIXA TEM INÍCIO NESTA SEGUNDA EM AFOGADOS

Tem início nesta segunda (04), uma ação integrada da Prefeitura visando disciplinar e diminuir aglomerações, e o consequente risco de contágio pelo coronavírus, nas filas de atendimento da Caixa Econômica Federal.

As medidas se tornaram urgentes tendo em vista o grande aumento no fluxo de pessoas, oriundas de outras cidades da região e da Paraíba, em busca do auxílio emergencial. Muitas dessas cidades não possuem agência da Caixa e tem as lotéricas desabastecidas de numerário, o que deveria ser garantido pelo Banco do Brasil. “Estamos estudando medidas conjuntas, reunindo vários Prefeitos e entidades, para cobrar do Banco do Brasil a responsabilidade de garantir o numerário suficiente para que as lotéricas possam atender à população dessas cidades, diminuindo o fluxo de pessoas para Afogados,” destacou o Prefeito José Patriota.

A primeira medida é a interdição da Avenida Manoel Borba no trecho entre a esquina da Rua Quinze de Novembro até a Rua Barão de Lucena, das 6h às 18h. Nesse primeiro momento, podendo o trecho em questão ser estendido caso se avalie a necessidade. A Prefeitura está instalando um ponto de apoio na Avenida Manoel Borba, na sede do IPA em frente à CAIXA, para orientar e esclarecer à população a respeito do auxílio-emergencial. Equipes da Secretaria de Assistência Social estarão de plantão no local, das 8h às 17h, para atender às pessoas sobre cadastro único e bolsa-família.

Equipes da Prefeitura também estarão dando suporte aos profissionais da CAIXA na organização e disciplinamento das filas, com a vigilância e a guarda municipal reforçando a fiscalização quanto ao uso de máscaras e ao distanciamento social. Além disso, o pontos de apoio para esclarecimentos sobre o auxílio emergencial com enfoque nos autônomos e empreendedores continuará funcionando na Secretaria de Administração/Sala do Empreendedor (Rua Dr. Roberto Nogueira Lima).

A ação conta com o apoio do Ministério Público, CDL e 23º BPM.

Sai nome de novo Diretor Geral da PF

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (4) o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”.

A nomeação de Rolando foi oficializada cinco dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a decisão de Bolsonaro de nomear o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o também delegado Alexandre Ramagem, para comandar a PF.

Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal. Foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, a convite de Alexandre Ramagem, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin.

Na PF, Rolando também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.

Carnaval das Caretas 2019