oo

op

Daily Archives: 2 de maio de 2020

Papa pede união para governantes superarem pandemia do coronavírus

O Papa Francisco pediu neste sábado (2) aos governantes de todo o mundo que demonstrem unidade diante das diferenças e que eles ajudem seus povos a superarem a atual crise do coronavírus.

“Rezamos hoje pelos governantes, que têm a responsabilidade de cuidar de seus povos nestes tempos de crise”, disse Francisco na missa matinal que celebra todos os dias na capela de sua casa, no Vaticano.

Ele afirmou que rezou por chefes de Estado, presidentes, legisladores e prefeitos para que tenham força ‘porque o trabalho não é fácil’. “Para que, quando houver diferenças, eles entendam que em tempos de crise devem estar muito próximos para o bem do povo, porque a unidade é superior ao conflito”, analisou o pontífice.

O papa também se referiu à necessidade de os fiéis perseverarem em sua fé em tempos de crise, ‘que são momentos de escolha que nos colocam diante de decisões que precisam ser tomadas’. “Pode haver muitas crises, na família, no trabalho, no mundo, e essa pandemia é um momento de crise social”, disse Francisco.

Petrolina: Prefeitura intensifica testagem rápida para Covid-19 e confirma 12 novos casos positivos

Diante do atual cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país, a Prefeitura de Petrolina está intensificando a testagem rápida em pessoas sintomáticas que já vinham sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde, como forma de eliminar a fila de espera e verificar o número de casos positivos e negativos dessa fila. Nesta sexta-feira (1º), foram realizados 140 testes e 12 pessoas testaram positivo para a doença.

O município também recebeu um exame positivo do laboratório do Governo do Estado. Com isso, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade subiu para 47; destes, 31 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 16 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do Estado. Curas clínicas somas 13, sem nenhum óbito.

Dos novos casos confirmados com o novo coronavírus, 09 são mulheres (19, 33, 35, 37, 43, 52, 54, 60 e 60 anos). Os três homens infectados têm 36, 39 e 54 anos. Todos os pacientes foram submetidos ao teste rápido após o 10º dia de sintomas gripais leves, para evitar falsos resultados negativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a testagem ampla da população porque a medida ajuda a planejar o número de leitos necessários para enfrentar a pandemia e também a traçar os planos de reabertura dos serviços de cada cidade. A testagem de pessoas com sintomas gripais vai prosseguir, conforme a demanda registrada pela Secretaria de Saúde.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 14 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Recomendação

A recomendação em Petrolina para a pessoa que tenha sintomas leves de gripe, antes mesmo de procurar uma Unidade Básica de Saúde, deve automaticamente se manter em isolamento domiciliar, respeitando o distanciamento dos demais membros da família, que também devem permanecer em isolamento domiciliar, para evitar possível propagação do vírus. Ao apresentar esses sintomas é necessário comunicar o fato à Vigilância em Saúde, através do número (87) 98841-0800 ou agendar uma teleorientação no site petrolina.tisaude.com.

Governo do Estado e UPE divulgam edital de credenciamento médico

Interessados podem acessar edital e demais informações no site upenet.com.br

Através da portaria conjunta SAD/UPE, de 28 de abril de 2020, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração e a Universidade de Pernambuco (UPE), abriram credenciamento visando a contratação temporária de 42 profissionais de nível superior, sendo médicos intensivistas, para atuação no Complexo Hospitalar da UPE.

O credenciamento terá prazo de validade de 12 meses, prorrogável por até igual período, a contar da primeira homologação de resultado final, a ser publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

O credenciamento acontece sob legislação que caracteriza como “Estado de Calamidade Pública”, no âmbito do Estado de Pernambuco, em virtude da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus; e na Resolução nº 014, de 23 de março de 2020, homologada pelo Ato nº 798, de 23 de março de 2020, que descreve a necessidade de atender temporariamente e de excepcional interesse público devido à emergência em saúde pública decorrente do Coronavírus com a doença COVID19.

Todas as informações estão disponíveis no site do IAUPE (www.upenet.com.br), inclusive com portaria, edital, anexos e página para inscrições.

Carnaval das Caretas 2019