oo

op

Monthly Archives: abril 2020

Prefeitura de Petrolina e Caixa organizam filas respeitando distanciamento

A organização das filas na Caixa Econômica Federal para o saque do auxílio emergencial de R$ 600 em Petrolina, no Sertão pernambucano, chamou a atenção. A prefeitura, por meio da Guarda Civil municipal e da Autarquia de Mobilidade (Ammpla), em parceria com a Caixa, organizou as filas de forma que respeitasse o distanciamento social necessário para evitar a propagação do novo coronavírus.

Na noite da última segunda-feira (27), foram disponibilizados agentes de trânsito da Ammpla e da Guarda para ajudar funcionários do banco na organização das filas. O distanciamento necessário é de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas.

A Rua João Clementino, no Centro, foi interditada da esquina da Praça Maria Auxiliadora até o semáforo com a Avenida Souza Filho. A rua foi sinalizada indicando a posição adequada de distanciamento. A Rua Coronel Amorim foi transformada em sentido duplo.

Patriota cobra soluções para filas em bancos e agentes pagadores

As cobranças estão sendo feitas a Caixa e ao Banco do Brasil.

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, vem conversando nos últimos dias com as superintendências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil a respeito de soluções urgentes para diminuir os transtornos causados pela aglomeração e filas na agência da caixa, lotérica e agentes pagadores em Afogados da Ingazeira.

Em situação normal já seria complicado uma vez que esta semana a Prefeitura está realizando o pagamento dos seus servidores, além do calendário tradicional de pagamento do bolsa-família. Com a liberação da primeira parcela do auxílio emergencial, a situação tornou-se bastante complicada tendo em vista a necessidade da adoção das medidas de distanciamento social.

“Além de todos esses problemas, identificamos desabastecimento de numerário nas lotéricas e agências pagadoras. E não só em Tabira, mas também em muitas cidades da Paraíba próximas a nossa região. O Banco do Brasil não vem fazendo esse abastecimento de forma a atender às necessidades da população de cada cidade, o que tem feito que nos últimos dias, pessoas oriundas de Tabira, Jurú, Princesa, Imaculada e Água Branca tenham acorrido para Afogados em busca de atendimento,” informou Patriota.

Nessas cidades não há agência da caixa, apenas lotéricas. A agência da caixa na Paraíba, mais próxima, fica em Patos. Portanto, para eles, é mais rápido e próximo vir para Caixa de Afogados.

Patriota, enquanto Presidente da AMUPE tem bom trânsito e diálogo com as superintendências em questão. Se as lotéricas passarem a ser abastecidas com numerário suficiente, a população dessas cidades não vai mais precisar vir para Afogados.

“Estou conversando também com os amigos Prefeitos das cidades Paraibanas, o Ministério Público também está ajudando nessa busca de soluções, para que possamos reduzir o impacto e os problemas provocados por essas grandes aglomerações,” avaliou Patriota.

A estimativa de despesa logística de um carro-forte gira em torno de 20 mil Reais, o que faz com que, para diminuir gastos, haja uma diminuição da quantidade de carros-fortes necessária para abastecer as lotéricas, deixando-as, em muitos casos, sem condições de pagar o auxílio-emergencial adequadamente.

Operação em Afogados coíbe transporte interestadual clandestino

Medida busca para reduzir a transmissão do novo coronavírus

Como mais uma ação para interromper a cadeia de transmissão do novo coronavírus, o Ministério Público Pernambuco (MPPE) atua para a diminuição da propagação do Covid-19, ampliando o controle do fluxo de pessoas com tráfegos interestaduais na região do Pajeú.

As Promotorias de Justiça de Afogados da Ingazeira, em conjunto com o 23º Batalhão de Polícia Militar e as Secretarias de Saúde e de Finanças, deflagraram operação de interdição das empresas clandestinas de transporte interestadual. No sábado (25), foram interditados cinco estabelecimentos e apreendidos 13 ônibus. Mais três ônibus vindos de São Paulo, um veículo modelo D-20 e uma VAN também foram apreendidos, no domingo (26).

A operação vem tendo desdobramentos de dias, porque no processo de interdição dos estabelecimentos obtiveram-se informações de chegadas de outros ônibus, a exemplo do domingo (26), que com passageiros vindos de São Paulo com destino a cidade de Flores (região do Pajeú). O MPPE tomou conhecimento de que os desembarques, em Flores, tinham por objetivo burlar a fiscalização e as barreiras sanitárias de Carnaíba e Afogados da Ingazeira, inclusive utilizando-se de vários veículos pequenos saídos de Afogados para buscar os passageiros em sítios no município de desembarque.

O MPPE contou ainda com a cooperação do 14o Batalhão de Polícia Militar para a barreira na PE-320, antes da entrada de Princesa Izabel, município da Paraíba, e a abordagem e condução e apreensão do ônibus para a Delegacia de Flores, com a participação da equipe da vigilância Sanitária que cadastrou os passageiros para o monitoramento da saúde.
As informações coletadas foram repassadas para as vigilâncias sanitárias de seis municípios que eram os destinos finais dos passageiros. Para a interdição dos estabelecimentos em Afogados da Ingazeira, o MPPE acionou as Secretarias Municipais de Saúde e de Finanças.

De acordo com o coordenador da 3ª Circunscrição, o promotor de Justiça Lúcio Luiz de Almeida Neto, “a clandestinidade dos transportes de passageiros interestaduais sem informar as rotas, horários de chegadas de pessoas, para fins de cadastramento, orientação, monitoramento e controle da quarentena, prevista na Lei Federal nº 13.979/2020, bem como a Portaria Interministerial nº05/2020, dos Ministérios da Saúde e Segurança Pública, afeta a estratégia de controle da pandemia do Covid-19 e de saúde pública da região de se evitar a propagação acelerada do novo coronavírus e, consequentemente, o colapso do sistema de saúde”.

Revenda de produtos à domicílio – Além dessa operação, na segunda-feira (27), a 1ª Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira desencadeou outra, requerendo às Secretarias Municipais de Finanças e de Saúde para que as empresas que revendem produtos de “porta-em-porta” se abstenham de enviar seus vendedores para outros estados, com finalidade de efetuar esse tipo de serviço, considerando que tal nível de contato e proximidade vai contra a determinação do isolamento social para o devido enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Pernambuco prorroga medidas restritivas para comércio, serviços e instituições de ensino durante pandemia

O governo de Pernambuco prorrogou, nesta quinta-feira (30), as medidas restritivas para manter o isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Com o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), o fechamento do comércio e de serviços fica mantido até o dia 15 de maio.

O acesso aos parques, às praias e aos calçadões das avenidas nas faixas de beira-mar e beira-rio permanece proibido também até 15 de maio.

Já a suspensão das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos públicos e privados de ensino em todo o estado permanece em vigor até 31 de maio.

Segundo o poder Executivo, as medidas têm o objetivo de “intensificar ações restritivas temporárias adicionais adotadas até então para o enfrentamento da emergência de saúde pública”.

No arquipélago de Fernando de Noronha, a quarentenaque entrou em vigor no dia 20 de abril, foi prolongada até o dia 10 de maio. A medida busca conter a pandemia da Covid-19 e a realização de um estudo epidemiológico da evolução do novo coronavírus no arquipélago.

Ainda nesta quinta (30), o governo liberou o funcionamento de lojas de material de informática por meio de entregas em domicílio ou como ponto de coleta. Serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática também foram liberados.

Serviços e atividades essenciais continuam em funcionamento. Nessa categoria se enquadram estabelecimentos como supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres, lojas de defensivos e insumos agrícolas, farmácias e estabelecimentos de produtos médico-hospitalares, postos de gasolina, bancos e serviços financeiros, lotéricas, casas de ração animal e depósitos de gás.

Coronavírus em Pernambuco

Foram confirmados, nesta quinta-feira (30), 682 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 27 novos óbitos. Com esses acréscimos, o estado contabiliza 6.876 pacientes com a doença, além de 565 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Também houve 121 registros de cura, elevando o total de recuperados a 1.074.

Após decisão de Moraes, governo desiste de nomear Ramagem e procura outro diretor para a PF

Ministro do STF apontou possível desvio de finalidade; AGU informou que não vai recorrer. Nomeação foi anulada no ‘Diário Oficial’, e Alexandre Ramagem deve voltar à direção da Abin.

O presidente Jair Bolsonaro tornou sem efeito, na tarde desta quarta-feira (29), o decreto que nomeou o delegado Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal. A reversão do ato foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”.

O texto atende a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que suspendeu nesta quarta a indicação de Ramagem e apontou possível desvio de finalidade na decisão de Jair Bolsonaro.

Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não vai recorrer da decisão. Com isso, o governo desiste oficialmente de empossar Ramagem, e passar a procurar outro nome para a direção-geral da PF.

“A Advocacia-Geral da União informa que não irá apresentar recurso em face da decisão do STF que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal em razão de decreto publicado na tarde desta quarta-feira (29) no DOU que revoga o ato”, informou o órgão.

A nomeação do diretor da Abin para o novo cargo tinha sido publicada no “Diário Oficial” de terça, junto com o nome do novo ministro da Justiça, André Luiz Mendonça.

A posse de ambos estava marcada para as 15h desta quarta, em cerimônia no Planalto. O evento foi mantido, com a posse de Mendonça e do novo advogado-Geral da União, José Levi Mello.

A decisão de Moraes

Moraes tomou decisão liminar (provisória) em uma ação movida pelo PDT. Na decisão, o ministro escreveu que em tese pode ter ocorrido desvio de finalidade na escolha de Ramagem ” em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público.

Chefe da segurança de Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 e amigo de filhos do presidente, Ramagem foi escolhido para substituir Mauricio Valeixo. Bolsonaro justificou a troca ao falar que deseja ter alguém de confiança à frente da PF.

mudança no comando do órgão fez o ex-juiz Sergio Moro pedir demissão do Ministério da Justiça. Ao anunciar sua demissão, Moro alegou que o presidente mudou o comando da PF para tentar interferir politicamente no órgão e obter informações sobre investigações em curso. Bolsonaro nega.

O caso resultou em um inquérito no Supremo, autorizado pelo ministro Celso de Mello, a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras.

No Palácio do Planalto, conforme mostrou reportagem do Fantástico, há temor de que os dois inquéritos possam atingir dois filhos de Bolsonaro: o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

O relator dos inquéritos, ministro Alexandre de Moraes, determinou que os delegados à frente dessas investigações sejam mantidos na função, depois que Moro apontou os inquéritos como um motivo para a “desconfiança” e a decisão de Bolsonaro.

Imagens de barcos de luxo voltam a sugerir presença de líder norte-coreano em casa de verão

Imagens de satélite que mostram uma movimentação de barcos de luxo usados com frequência pelo líder da Coreia do NorteKim Jong-un, e seu séquito perto de Wonsan dão novos indícios de que ele está na estância litorânea, de acordo com especialistas que monitoram o regime recluso.

As especulações sobre a saúde e a localização de Kim começaram depois de sua ausência inédita das comemorações de 15 de abril, aniversário de seu avô e fundador do país, Kim Il-sung.

Na terça-feira, o site de monitoramento NK PRO relatou que imagens de satélites comerciais mostraram que barcos usados frequentemente por Kim realizaram movimentos em padrões que levam a crer que ele ou seu séquito pode estar na área de Wonsan.

O relato veio após uma reportagem da semana passada de um projeto de monitoramento sediado nos Estados Unidos, o 38 North, que disse que imagens de satélite revelaram o que se acredita ser o trem pessoal de Kim estacionado em uma estação reservada para seu uso na casa de verão de Wonsan.

Autoridades da Coreia do Sul e dos EUA disseram ser plausível que Kim esteja no local, possivelmente para evitar se expor ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo com as reportagens segundo a qual ele tem alguma doença grave.

Elas alertam, porém, que a saúde e a localização de Kim são segredos guardados a sete chaves e que é difícil obter informações confiáveis na Coreia do Norte.

A última vez em que a mídia oficial da nação sigilosa noticiou o paradeiro de seu líder foi quando ele presidiu uma reunião em 11 de abril, mas tem havido reportagens quase diárias noticiando suas cartas e mensagens diplomáticas.

Sikera Junior em estado grave após teste positivo para novo coronavírus, diz jornalista

A pandemia do novo coronavírus, definitivamente, tem atingido todos os grupos de idade, sendo eles dos mais novos aos mais velhos.

O apresentador Sikera Junior, comandante do ‘Alerta Nacional’, policialesco que se tornou um grande sucesso na RedeTV!, passou mal na última quinta-feira (22), sendo sucedido às pressas pela repórter Mayara Rocha.

O apresentador precisou ser afastado de imediato e houve especulações de que ele teria contraído o novo coronavírus. Nos últimos dias, o apresentador revelou, em entrevista concedida ao jornal NE10, de que havia feito o teste e havia testado negativo no exame. mas trata-se do exame rápido, menos confiável.

Em nova atualização promovida pelo jornalista Ronaldo Tiradentes, em seu programa de rádio da Rede Tiradentes do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (29), o apresentador recebeu novo diagnóstico dos exames no dia anterior, prologando ainda mais o seu retorno às atividades no canal de Osasco.

Ainda de acordo com a reportagem, Sikera Junior entrou em estado grave, tendo os dois pulmões comprometidos devido a doença que já soma mais de setenta mil casos e pouco mais de cinco mil óbitos ao redor do Brasil. O exame laboratorial deu positivo. Sikera era um dos que questionavam o isolamento social.

Secretaria de Saúde de Afogados nega confirmação de Covid-19 após notícia viralizar no WhattsApp

Caso está sob investigação e aguarda realização de exame

O Secretário de saúde de Afogados da Ingazeira, Arthur Amorim, falou agora ao programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, sobre um rumor que circula nos canais de WhattsApp. “

“Gente, um caso positivo  aqui  no São Brás,  na Rua Floriano  Peixoto. A Vigilância Sanitária já está  lá isolando  a rua  e vai fazer o teste  nos moradores. Foi  a gestante de ontem  que foi encaminhada,  já está entubada”, dizia a mensagem que correu trecho no WhattsApp.

“A gente foi informada dessa situação. Recebemos ligação do Hospital Regional Emília Câmara sobre a gestante. A paciente fez um parto de urgência cesáreo. No momento, em decorrência do procedimento está internada em, UTI, estável, segundo o Hospital que a recebeu e não há caso confirmado”, disse.

A investigação do caso é necessária porque ela apresentou insuficiência respiratória. A partir daí, o procedimento de averiguação é padrão. “Não há confirmação.  Ela pode estar intubada em decorrência de procedimento por exemplo. Mas manteremos a todos informados”.

O bebê segundo o Hospital se encontra também em UTI e está estável, pondo fim a rumores de que teria falecido. O próximo boletim vai ao ar do fim da tarde para início da noite de hoje, como tem feito a Prefeitura.

 

Fonte: Blog do Nill Junior

Thelma é a campeã do ‘BBB20’ com 44,1% dos votos e ganha R$ 1,5 milhão

A participante do BBB20 a médica Thelma Assis foi a grande vencedora da edição histórica do reality show da TV Globo, ela teve 44,1% dos votos, seguida pela influenciadora Rafa Kalimann (34,81% dos votos) e pela cantora Manu Gavassi (21,09%). O apresentador Tiago Leifert, após revelar o nome da ganhadora se emocionou no jardim da casa mencionando a situação atual em que o programa foi gravado.
Aos 35 anos, a anestesista era a única das três finalistas que se inscreveu.

Parabéns a vencedora do BBB20 @thelminha_assis

Afogados segue sem nenhum caso confirmado do Coronavírus

Avenida Manoel Borba. Centro comercial de Afogados da Ingazeira. Foto: Google Maps

Com seis casos descartados e um em investigação, Afogados da Ingazeira não apresentou até agora nenhuma confirmação de Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que nesta segunda-feira (27), foram realizados mais dois testes rápidos em profissionais de saúde com sintomatologia leve. Os resultados deram negativo para Covid-19.

 

Fonte: Blog do Nill Júnior

Covid-19: Prefeitura confirma mais um caso positivo em Petrolina e celebra número de curados

Petrolina registrou mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). A confirmação saiu nesta segunda-feira (27), após a realização do teste rápido. Trata-se de uma mulher de 43 anos, que está em isolamento domiciliar e sendo monitorada. Com isso, o número de infectados pela Covid-19 sobe para 29 no município, sendo que 15 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 14 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado.

Curas clínicas

A boa notícia é que o número de pacientes curados aumentou. Agora são 9 recuperados, sem nenhum óbito. “Hoje, mais um paciente que havia recebido alta da UTI na rede privada, em 14 de abril e continuava em recuperação domiciliar, foi testado com teste rápido e também seu contato domiciliar que havia testado positivo para a Covid-19 e ambos apresentaram resultados negativos. Tivemos também a feliz notícia de um paciente de UTI, de outro hospital privado, que também recebeu alta e continuará sua recuperação em domicílio”, celebra a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

A gestora da pasta ainda destaca o comprometimento dos profissionais. “Ratifico o trabalho e comprometimento dos profissionais de saúde, que estão empenhados e continuam oferecendo assistência necessária à população, bem como todos os esforços que se tornam indispensáveis nesse momento. Continuamos na luta para deter o contágio e prevenir o risco para a saúde pública, seguindo as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades políticas nacionais e internacionais. Novamente em nome de todos que fazem a Secretaria Municipal de Saúde, venho expressar nossa felicidade por mais uma cura hospitalar. Comemoramos o nosso segundo ‘COMVIDA-20’”, finaliza.

SRAG

Com relação aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 11 casos são investigados e 29 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Manu Gavassi, Thelma e Rafa Kalimann disputam a final do BBB20 nesta segunda (27)

Nesta segunda-feira (27), o Brasil conhecerá a nova campeã do Big Brother Brasil. Pela primeira vez nos vinte anos do programa, o trio de finalistas é formado exclusivamente por mulheres. Disputam o prêmio de R$ 1,5 milhão a médica anestesiologista Thelma Regina, a cantora Manu Gavassi e a influenciadora digital Rafa Kalimann. Das finalistas, apenas Thelma foi inscrita, enquanto as outras duas participantes foram convidadas pela produção como parte dos famosos que integraram essa edição.

Formado no último sábado (25), após a eliminação do ator Babu Santana, o trio de finalistas consagrou a narrativa feminina no programa, como ressaltou o apresentador Tiago Leifert. Com a vitória de uma das três, o número de mulheres se equipará ao de homens entre os campeões do BBB.

A campeã levará o prêmio de R$ 1,5 milhão, além de um carro zero. O segundo lugar recebe um prêmio de R$ 150 mil, enquanto a terceira colocada leva para casa R$ 50 mil.

Big Brother Brasil

@bbb

“Não é fácil ser inimiga do fim” –

Vídeo incorporado

1.605 pessoas estão falando sobre isso
1.241 pessoas estão falando sobre isso

Big Brother Brasil

@bbb

“Essa é a nova Manu Gavassi. Eu matei a antiga” –

Vídeo incorporado

2.544 pessoas estão falando sobre isso

De fato, as questões de gênero tomaram conta do BBB20 já na primeira semana, quando foi elaborado um plano por alguns homens da casa, entre eles Petrix Barbosa e Lucas Gallina, para seduzir participantes comprometidas e, assim, prejudicá-las.

Com a descoberta dessa tática, graças à entrada de Ivy e Daniel, participantes que receberam informações do público através de uma casa de vidro montada em um shopping, as mulheres se organizaram internamente e conseguiram, um a um, eliminar os homens da casa. O racha na casa fez com que elas ganhassem muito apoio externo, mas também acabou evidenciando tensões internas e gerou a perda de favoritismo de nomes fortes, como Marcela e Gizelly.

Nesse contexto, fortaleceram-se alguns personagens, como Manu Gavassi, até então distanciada do jogo; Thelma, que ganhou protagonismo com seus posicionamentos ponderados, mas incisivos; Rafa Kalimann, Babu Santana e Prior, estes uma dupla que resistiu a vários paredões e conquistou uma parcela da audiência polarizada contra as “fadas sensatas”, como se autointitularam parte das jogadoras.

>> Namoro de Guilherme e Gabi no BBB20 levanta discussão sobre relacionamentos abusivos
>> Fãs do BBB 20 criam táticas para votação em paredões e até mudam rotina por causa do reality

>> BBB 20: Acusada de racismo pela web, Ivy já foi eliminada antes mesmo de ir ao paredão
>> BBB20: Paredão entre Mari, Manu e Prior bate 1 bilhão de votos>> BBB20: Famosos se dividem na torcida entre Manu e Prior no Paredão

Com torcidas aguerridas, que incluiu muitos famosos, divididas entre os apoiadores de Thelma, Manu e Rafa, e os de Prior e Babu. O ápice dessa polarização foi o paredão entre Manu, Prior e Mari Gonzalez, que bateu recordes e entrou no Guiness Book, com mais de 1,5 bilhão de votos.

Edição histórica

Após uma edição considerada fraca, com queda de audiência e uma campeã rejeitada por grande parte do público, o BBB20 marcou uma virada para o reality show. Questões importantes, como a de gênero, já citada, racismo, assédio sexual, relacionamentos tóxicos, entre outros, deram o tom do programa e pautaram debates para além da televisão.

O público se engajou como nunca, tanto que, além do paredão de 1,5 bilhão de votos, esta edição é responsável pro oito das dez maiores votações da história do programa.

Nesta edição, a Globo apostou em uma divisão entre VIP, com personalidades convidadas, e Pipoca, com anônimos que passaram pelo processo de seleção. Nos primeiros dias, os grupos foram separados por um muro, derrubado após três dias.

Participaram do BBB20, no grupo dos famosos, Manu Gavassi, Rafa Kalimann, Babu Santana, Mari Gonzalez, Bianca Andrade (Boca Rosa), Gabi Martins, Pyong Lee, Gabi Martins, Lucas Chumbo e Petrix Barbosa. Integraram a Pipoca Thelma Regina, Flayslane Silva, Marcela Mc Gowan, Gizelly Bicalho, Ivy Moraes, Victor Hugo Teixeira, Guilherme Napolitano, Felipe Prior, Daniel Lenhardt, Lucas Gallina e Hadson Nery.

Carnaval das Caretas 2019