oo

op

Daily Archives: 14 de março de 2020

Prefeitura acelera obras da Ciclovia do Jatobá que chegam à fase final

Uma boa notícia para os ciclistas que estavam no aguardo da malha cicloviária do bairro Jatobá: os dias de espera estão contados. Aqueles que optam pela bike como meio de transporte ou para realizar exercícios agora vão poder transitar com maior segurança e tranquilidade. Isso porque a obra, que teve um investimento de cerca de R$ 800 mil, está em fase de finalização e recebe agora os últimos retoques para ser inaugurada.

Com a pintura e a sinalização já finalizadas, a nova pista deve estar pronta para ser trafegada pelos ciclistas até o final do mês. A ciclovia, que liga a Avenida Cardoso de Sá (do posto L3) à Estrada do Jatobá (depois do restaurante ‘Barcarola’), se estende por cerca de 2 quilômetros e contará ainda com iluminação em LED.

No município, entre ciclofaixas e ciclovias, já são 15 km de pista entregues: Ciclovia das Pedrinhas (Henrique Leite); Ciclovia da Orla; Ciclovia do Batalhão (Vila Eduardo); Ciclofaixa da Integração e, logo em breve, a Ciclovia do Jatobá passa a compor o conjunto.

Segundo o secretário de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos, Fred Machado, até o final do ano, estão previstos mais 9km de novas pistas para ciclistas. “Nosso objetivo é formar um grande anel cicloviário por toda Petrolina e para isso estamos com várias obras em andamento. Desta maneira, a Prefeitura de Petrolina irá proporcionar uma mobilidade mais segura para toda população”, destaca o gestor.

Brasil tem 98 casos de coronavírus e transmissão comunitária nas cidades do Rio e de SP, diz ministério

Transmissão comunitária é aquela que ocorre nos casos em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus. Há casos em 13 estados e 12 pacientes estão hospitalizados.

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (13) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 98 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

O Ministério da Saúde informou ainda que há casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). De acordo com a pasta, os casos de transmissão comunitária são aqueles em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Até então, o governo federal só tinha registro de casos de transmissão local, que é aquele que ocorre quando pessoas que viajaram ao exterior e foram infectadas passam o vírus para parentes e contatos próximos, possibilitando que os agentes localizem a origem da infecção.

O secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que hoje no Brasil há 15 casos de transmissão local (14 em SP e um na Bahia) e quatro casos de transmissão comunitária (dois no Rio e dois em SP).

Ainda de acordo com o ministério, a maioria dos pacientes (49%) tem menos de 40 anos, outros 15% estão com mais de 60 anos e, portanto, fazem parte do grupo de risco. Ao todo, 12 pacientes estão hospitalizados.

Suspensão de eventos

Nesta sexta, o governo detalhou para os estados suas recomendações para medidas “não farmacológicas”, que são aquelas focadas na redução do contato social. Cada governador e prefeito deve adaptar as recomendações a suas realidades locais. Nesta tarde, Rio de Janeiro e São Paulo anunciaram restrições a atividades públicas.

Casos de Coronavírus não contabilizados

Nem todos os casos anunciados pelas secretarias estaduais então contabilizados pelo Ministério da Saúde. Com os casos ainda não registrados oficialmente, Brasil tem ao menos 157 casos confirmados de Covid-19.

O balanço oficial ainda não considera:

  • Quatro novos casos confirmados na Bahia;
  • O primeiro caso registrado no Amazonas, nesta sexta;
  • O segundo caso no Espírito Santo;
  • O terceiro caso em Santa Catarina;
  • Mais 14 casos São Paulo;
  • Um terceiro caso confirmado no Distrito Federal

7 dias de isolamento pós-viagem

Ainda nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendou que viajantes internacionais que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19.

As pessoas com sintomas devem ficar em isolamento domiciliar por até 14 dias. Na quinta-feira (12), a pasta anunciou que pessoas que tiverem contato com infectados pelo vírus também devem ser colocadas em isolamento, conforme recomendação médica.

TCU aceita pedido de Guedes e barra aumento do BCP

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu, nesta sexta-feira (13), a ampliação do BPC, o Benefício de Prestação Continuada, pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

A decisão, que tem caráter provisório, foi tomada pelo ministro Bruno Dantas, que atendeu a um pedido feito pelo Ministério da Economia.

Na quarta-feira (11), o Congresso derrubou um veto do presidente Jair Bolsonaro e ampliou o alcance do benefício. O critério de renda passou de um quarto de salário mínimo por membro da família para meio salário.

A medida teria impacto de 20 bilhões no orçamento da União deste ano. Em dez anos, o valor chegaria a casa dos 217 bilhões de reais.

Agora, o governo tem amparo legal para não cumprir a mudança na lei, sem que seja indicada uma fonte para compensar a despesa adicional.

A decisão do ministro Bruno Dantas deve ser ratificada pelo plenário do Tribunal na próxima semana.

*Com informações do repórter Afonso Marangoni/Jovem Pan News

Carnaval das Caretas 2019