oo

op

Daily Archives: 19 de fevereiro de 2020

Ponte do Vale do Grande Rio ganha pavimentação e entra na reta final da obra

As comunidades do Vale do Grande Rio e do Ouro Preto, em Petrolina, estão perto de receber uma ponte adequada e segura para a passagem de veículos e pedestres. O local que já foi cenário de vários acidentes, agora escreve um novo capítulo com a finalização da tão esperada ponte.

O equipamento está na fase final com a pavimentação das vias de acesso às ruas Ataulfo Alves e Paes Barreto. Esta obra faz parte do programa Petrolina Cresce que prevê melhorias em todo município na área de infraestrutura.

Estão sendo investidos quase R$ 500 mil. A obra contemplou a pista que agora é mão dupla e comporta a passagem simultânea de dois veículos; dois passeios para o trânsito de pessoas, um de cada lado, com proteção para a pista e para os limites da ponte. Além da melhoria no fluxo de água por baixo da ponte, após a  ampliação da capacidade de escoamento.

“A construção dessa ponte foi um compromisso do prefeito Miguel Coelho, logo ao assumir a sua gestão. Pra gente, é uma grande alegria saber que estamos protegendo a vida das pessoas que residem nas comunidades e também daqueles que, por motivos diversos, precisam passar pelo local. Estamos com sentimento de dever cumprido” pontua o secretário executivo de Infraestrutura, Anderson Freire.

A entrega da ponte do Vale do Grande Rio deve ocorrer em março, após a conclusão da pavimentação das ruas de acesso.

Afogados e seu carnaval do fim do mundo

Tabaqueiros

 

Festa de Momo terá inúmeras atrações. Trabalho será acompanhar tudo. Veja programação

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira fechou ontem os últimos detalhes para a realização de um dos maiores e mais animados carnavais do interior do Estado. Serão seis dias de festa, com descida de trios, blocos, troças, mela-mela e orquestra de frevo.

E, mais uma vez, apostando na valorização do personagem maior da nossa folia: o Tabaqueiro. “Essa foi uma aposta que se mostrou acertada, desde 2013. Evoluímos ano a ano, nosso carnaval ganhou ainda mais força, e hoje, podemos comemorar a divulgação do tabaqueiro para todo o Estado, com a inclusão do nosso carnaval na programação oficial da folia em Pernambuco,” destacou o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, que foi Secretário de Cultura no início desse processo de valorização e fortalecimento da tradição dos tabaqueiros.

“O nosso carnaval cresceu tanto, que apenas um trio não daria mais conta do grande número de blocos que sairá este ano. Serão dois trios, o Xavante e o Naja, para atender a demanda desse que será, tenho certeza, um carnaval para entrar na história de nossa cidade e do Pajeú, avaliou Edygar Santos, Secretário Municipal de Cultura. Turismo e Esportes. Segundo Edygar, há a previsão de uma grande ocupação de leitos em hotéis e pousadas por foliões que virão de outras cidades do Pajeú, de Pernambuco, e até de cidades vizinhas na Paraíba.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 20 de Fevereiro

19h – Bloco Leão do Norte (Rua Henrique Dias, em frente ao mercado público). Atrações: Orquestra Show de Frevo e DJ W.Rocha

Sexta-feira, 21 de Fevereiro

14h – Bloco do Povão (Pólo campo do nascente)

16h – Bloco cozinhando o galo. Concentração no polo dos tabaqueiros (Rua Professor Vera Cruz), saindo em direção à Avenida Rio Branco, acompanhando a abertura oficial do Carnaval de Afogados.

16h – Abertura Oficial do carnaval Tradição dos Tabaqueiros:

Concentração em frente à coletoria (Avenida Rio Branco). Descida com o Trio elétrico Naja. Participação de blocos, troças, tabaqueiros e escolas, além das majestades do Carnaval 2020.  Animação da Orquestra Show de Frevo.

20h – Bloco Bando de Loucos. Concentração no primeiro canteiro da Avenida Rio Branco, com descida no Trio Naja. Atrações: Júnior Barão e DJ W.Rocha.

Orquestra Show de Frevo

Sábado, 22 de Fevereiro

8h – Bloco Quero a “Véa”. Concentração na Rua Décio Amaral Padilha (nº 253). Descida às 10h, pelas principais ruas da cidade.

11h – Bloco Asa no Frevo, na AABB. Atrações: Marcos e Pavão e Orquestra Show de Frevo.

14h – Bloco do Povão, no polo do campo do nascente.

14h – Bloco das Virgens. Concentração no ateliê de Luciano Pires (Rua Pedro Pires). Atração: WF e Banda. Concurso de virgens, a partir das 15h.

16h – Bloco Giza Simões. Concentração na Rua José de Sá Maranhão. Desfile pela Rua Sete de Setembro, no Bairro São Francisco.

17h – Arrastão das Virgens até a Avenida Rio Branco para descida com o Trio Naja.

18h – Bloco O Bicho. Concentração na Avenida Rio Branco (nº 144). Descida às 20h, com Trio Naja na Avenida e a animação de Márcio Dhuka.

21h – Orquestra Show de Frevo, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação).

22h – Bloco A Onda, saída do Polo do campo do nascente. Atração: Papazzoni.

Domingo, 23 de Fevereiro

09h – Bloco do Sal. Concentração na Rua Décio Campos (ao lado da Secretaria de Administração), com banho de bica e mela-mela. Atração: Paulo Márcio.

09h – Bloco Gava Folia, no Clube Campestre. Atração: Carla Alves.

09h – Bloco da Vila Pitombeira. Concentração na Rua Cândida de Andrade Lima, com banho de bica. Atração: Quarteto do Samba.

09h – Bloco O Bicho. Concentração na Avenida Rio Branco (nº 144). Descida às 10h, com Harry Estigado.

10h – Tradicional futebol das Virgens. Concentração na Rua Berta Celi, às 7hs, e em seguida desfile pelas ruas do Bairro Sobreira/COHAB até o campo do COHABÃO.

Atração: WF e Banda

10h – Bloco Enchendo e Derramando. Concentração na Rua Sete de Setembro, Bairo São Francisco, com desfile pelas principais ruas do bairro.

11h – Bloco Nem Com Uma Flor, na comunidade de Serra Vermelha, zona rural de Afogados.

11h – Bloco A turma da Mônica, na AABB, com Marcos & Pavão.

12h – Bloco Jegue Elétrico. Concentração na Rua Gustavo Fittipaldi (em frente à Igreja do São Sebastião). Saída às 15hs pelas principais ruas do centro. Atração: DJ W. Rocha.

12h – Polo Clube Campestre, com a cantora Carla Alves.

14h – Bloco do Povão, no polo campo do nascente.

14h – Concentração dos Tabaqueiros, no Polo dos tabaqueiros (Rua Professor Vera Cruz). Animação: Gustavo Pinheiro.

14h – Bloco Cazá, Cazá. Concentração no Polo dos Tabaqueiros. Descida às 17h, pela Avenida Rio Branco. Atração: Paulo Márcio.

15h – Bloco Uni-duni-tê. Concentração em frente à coletoria, na Avenida Rio Branco. Desfile até a praça de alimentação.

16h – Bloco Uz Aglutinados. Concentração na Rua Senador Paulo Guerra. Desfile pela Avenida Rio Branco.

18h – Descida do Trio Naja com o Bloco dos Tabaqueiros e outros blocos.

Atração: WF e Banda

19h- Concurso dos Tabaqueiros. Polo dos Tabaqueiros, na Rua Professor Vera Cruz. 21h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo, na Praça de Alimentação).

22h – Bloco A Onda. Saída do Polo campo do nascente. Atração: Eric Land.

Bloco A Onda

Segunda-feira, 24 de Fevereiro

11h – Bloco Os Grilados. Concentração no Bar de Grilinho, na Rua Décio Amaral Padilha. Atração: Orquestra Show de Frevo.

11h – Genival Versátil, no Polo AABB.

12h – Bloco Mela-Mela. Concentração na Farmácia São Luiz, no Bairro São Francisco. Desfile pelas principais ruas do bairro, com trio Naja. Atrações: DJ Pedro Beckman e Banda Vizzu.

12h – Quarteto do Samba, no Polo Campestre.

14h – Bloco Tô na Folia. Concentração no Bar de Dona Diná, com descida às 17h até a Avenida Rio Branco. Atrações: Harry Estigado e Tuca Barros.

14h – Bloco do Povão, no Polo Campo do Nascente.

18h – Bloco O Bicho. Concentração na Av. Rio Branco (nº 144). Descida às 20h com Trio Naja. Atração: NathyBlue

19h – Concurso de Fantasias Infantis, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação)

20h – Orquestra Show de Frevo, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação)

22h – Bloco A Onda. Saída do Polo campo do nascente. Atração: Aldair Playboy.

Terça-feira, 25 de Fevereiro

09h – Bloco do Povão, no Polo do campo do nascente.

10h – Bloco A Onda. Saída do Polo do campo do nascimento.

Atração: Avine Vinny

11h – Carla Alves, no Polo AABB.

12h30 – Genival Versátil, no Polo Campestre.

15h – Bloco A cobra vai subir. Concentração no bar de Diná, com descida às 17h. Descida com o Trio Naja. Atrações: Orquestra Show de Frevo e Banda Vizzu.

20h – Bloco Bora Pra Frente. Descida pela Avenida Rio Branco com o Trio Xavante. Atração: Fulô de Mandacaru.

22h- Orquestra Show de Frevo, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação)

 

Fonte: Blog do Nill Júnior

Grupo encapuzado leva carros da polícia e esvazia pneus em atos contra a segurança pública no Ceará

Cerca de dez veículos foram levados do 22º Batalhão da PM, em Fortaleza. Já no 17º Batalhão, suspeitos mascarados invadiram o pátio e rasgaram pneus até de carros particulares.

O Ceará registrou pelo menos cinco atos contra veículos e sedes da Polícia Militar (PM) durante a noite de terça-feira (18) e a madrugada desta quarta-feira (19), em Fortaleza e na Região Metropolitana da capital. Em um dos casos, um grupo encapuzado invadiu a sede do 22º Batalhão da PM, no Bairro Papicu, em Fortaleza, e levou 10 veículos da polícia.

As ações foram realizadas após o início da tramitação, na Assembleia Legislativa do Ceará, da proposta de reajuste salarial de policiais e bombeiros militares do estado, na terça-feira. O projeto tem gerado crise entre parte da categoria e o governo estadual. De acordo com decisão da Justiça do Estado do Ceará (TJCE), agentes de segurança que promoverem manifestações e paralisações poderão ser presos. Ao todo, 150 policiais já tiveram inquéritos instaurados e três foram presos por furar pneus de carros da PM.

A sede do 22º Batalhão da Polícia Milita, na capital, foi invadida por cerca de 30 pessoas encapuzadas, na madrugada desta quarta-feira (19). Cerca de dez veículos da polícia foram levados pelo grupo. Agentes que trabalham no local relataram que os homens não aparentavam estar armados e não houve truculência na ação.

No 17º Batalhão da PM, localizado no Bairro Conjunto Ceará, cerca de 20 suspeitos mascarados invadiram o pátio e rasgaram com facas os pneus de carros da polícia e veículos particulares de agentes.

Pneus esvaziados em Caucaia e Fortaleza

Também foram registradas ações na noite desta terça-feira (18). Pneus de veículos da PM foram esvaziados no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu no 12º Batalhão.

Na tarde, três policiais foram presos depois que secaram pneus e abandonaram um carro da polícia no cruzamento das avenidas Sargento Hermínio e Coronel Carvalho, no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Eles estavam armados e usavam balaclavas, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública.

Os soldados, que atuam no 14º Batalhão da PM, em Maracanaú, na Grande Fortaleza, foram presos em flagrante por equipes do Comando de Polícia de Choque (CPChoque).

Equipes da Polícia Civil durante operação para reforço na segurança na madrugada desta quarta-feira (19) — Foto: Divulgação

Inquéritos contra policiais envolvidos em crimes

O Governo do Ceará informou, na noite desta terça, que irá instaurar inquérito policial militar, bem como processos administrativos disciplinares, contra todos os agentes de segurança que se envolverem em atos que configurem crime militar. Somente nesta terça, 150 policiais já tiveram inquéritos instaurados.

Ainda de acordo com o Governo, os policiais que abandonarem o serviço também passarão por todas as sanções previstas em lei, além da exclusão da folha de pagamento pela Secretaria de Planejamento. “Os comandos não irão tolerar atos de indisciplina e quebra de hierarquia”, diz nota enviada pelo governo.

Polícia Civil nas ruas

No início da noite desta terça, cerca de 21 equipes formadas por inspetores, escrivães e delegados de Polícia Civil passaram a reforçar a segurança, de forma ostensiva e preventiva, no estado.

Os agentes atenderam à convocação do governador Camilo Santana para realizar ações preventivas na capital cearense, Região Metropolitana e acidades do interior, como Juazeiro do Norte e Sobral.

Além de atuar nas ruas, os policiais civis darão apoio às delegacias plantonistas. A operação terminou às 6h desta quarta-feira (19).

Decisão contra protestos

A Justiça determinou, na segunda-feira (17), que os policiais se abstenham de realizar protestos e atos grevistas. Também ficou decidido que, em caso de manifestação por aumento salarial, os policiais poderão ser presos.

Policiais ocupam avenida durante ato por aumento salarial — Foto: Gustavo Pellizzon/SVM

Conforme a decisão da Justiça, fica determinado:

  • que as associações se abstenham de atuar ou promover reuniões voltadas para discussão de melhorias salariais;
  • que se abstenham de financiar ou de participar de assembleias para debater greve da categoria;
  • que, em caso de paralisação da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, as associações demandadas abstenham-se de promover, de atos grevistas.
  • A decisão da Justiça ocorre em meio a atos de policiais que reivindicam uma reestruturação salarial da categoria. A proposta foi enviada à Assembleia Legislativa pelo governador do Ceará, Camilo Santana, na semana passada.
  • Conforme a proposta, o salário-base de um soldado será de R$ 4,5 mil, com aumento progressivo até 2022. O salário atual da categoria é de R$ 3,2 mil. A proposta inicial, rejeitada pelos policiais, era aumento para R$ 4,2 mil até 2022.
Carnaval das Caretas 2019