oo

op

Daily Archives: 5 de fevereiro de 2020

Antonio Coelho debate soluções para produtores rurais de Inajá

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) anunciou que vai articular palestras com produtores rurais de Inajá, no Sertão do Moxotó. O objetivo é abordar o relatório feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a partir de uma indicação do parlamentar na Assembleia Legislativa. O levantamento avaliou as condições da produção de melancia na região, bem como apontou encaminhamentos a serem apresentados aos produtores.

“Vamos articular com os produtores rurais, pois esse levantamento feito pela Embrapa era uma demanda antiga, para melhorar as condições de produção. Havia muitas preocupações com as questões de recuperação de solos, pragas e novas técnicas de plantio. Então, agora que o estudo foi elaborado, é necessário se adequar às recomendações da Embrapa. Tudo isso será debatido em breve, pois são muitos trabalhadores que dependem da produção e que precisam saber a melhor forma de continuarem para manter o seu sustento”, afirmou Antonio Coelho.

Polo para comerciantes informais está quase pronto no centro de Petrolina

A Travessa Padre Fraga, região central de Petrolina, está passando pelo processo de  pedestrianização, que significa devolver o acesso às ruas aos pedestres. No local, está sendo construído o calçadão que servirá para atuação de comerciantes informais previamente cadastrados. A obra está avançada e já alcançou 74% de evolução. O recurso investido pelo município é de mais de R$ 185 mil. A previsão é que seja concluída até o fim de abril.

A obra está quase pronta, foi assentado piso intertravado e implantada uma nova iluminação, a próxima etapa consiste nos detalhes finais da obra e no paisagismo. O espaço contará com rampas de acesso, pisos táteis direcional e alerta. Além disso, também foi instalada a cobertura, feita em parceria com a iniciativa privada.

“O principal objetivo é organizar nosso centro comercial, com a relocação dos comerciantes informais cadastrados pelo município e que, atualmente, ocupam as calçadas da região, para o novo polo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa. O espaço será ordenado com ambientes bem divididos, área para passeio livre, comerciantes informais e zona de convivência.

Chuvas no Pajeú: Itapetim recebeu o maior volume até agora

Os números são do IPA e o levantamento é do Blog do Marcelo Patriota com o nosso blog. Com 328 milímetros de 1º de janeiro a 3 de fevereiro o município de Itapetim é o grande campeão em precipitações pluviométricas até agora. Foram 328 milímetros.

Detalhe: choveu essa quantidade em pouco mais de 30 dias, metade da chuva de um bom ano de inverno que gira em torno de 600 milímetros na região.

Na casa dos 200 milímetros apenas São José do Egito, com 222 milímetros e Triunfo, com 214,9 milímetros.

Acima de 150 milímetros estão os municípios de Quixaba (195 mm), Ingazeira (180 mm), Brejinho (169 mm), Solidão (168 mm), Carnaíba (162 mm), Tuparetama (159 mm), Santa Terezinha (156 mm) e Tabira (155 mm).

Os últimos colocados são Afogados da Ingazeira, com 141 milímetros, Iguaracy, com 115 mm, Flores, com 113 mm, Serra Talhada (102,8 mm), Calumbi (97,3 mm) e Santa Cruz da Baixa Verde, (96,5).

 

Fonte: Blog do Nill Júnior

Serra: Prefeitura emite carteira de transporte gratuito para portadores de necessidades especiais

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes – STTRANS, iniciou a emissão da Carteira Especial da Pessoa com Deficiência no município, de acordo com o Decreto Nº 3.097, de 29 de outubro de 2019, que concede gratuidade integral no Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros de Serra Talhada aos portadores de necessidades especiais.

A Carteira Especial da Pessoa com Deficiência é fruto do Projeto de Lei Nº 1.638, de autoria do vereador André Maio e sancionado pelo Governo Municipal. Ela é destinada especificamente aos portadores de necessidades especiais incluídas na Classificação Internacional de Doenças (CID), publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A concessão da gratuidade poderá ser estendida a um acompanhante do titular do benefício de acordo com a lei vigente.

O documento deve ser solicitado na sede da STTRANS, como explica o superintendente Célio Antunes. “As pessoas com deficiência devem procurar à STTRANS e pegar o formulário de solicitação, onde contém todos os documentos necessários, como identidade, CPF, comprovante de residência, foto três por quatro e todos os laudos médicos atualizados. Em seguida, uma cópia do processo é encaminhada à Secretaria de Saúde, que marca uma avaliação da pessoa com a junta médica do município. Após a avaliação médica, a Secretaria de Saúde informa através de ofício sobre o deferimento ou indeferimento para emissão da carteira”, orienta Antunes.

Além da carteira para portadores de necessidades especiais, a Lei Nº 1.638 concede gratuidade integral nos transportes coletivos para idosos acima de 65 anos. Para os idosos não há emissão da carteira especial, basta que eles apresentem documento de identificação. A verificação da correta utilização da carteira será atribuída aos agentes da STTRANS e membros das tripulações dos ônibus e operadores do Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros.

A Carteira Especial da Pessoa com Deficiência tem validade somente dentro do município de Serra Talhada. Carteiras intermunicipais ou interestaduais não são emitidas pela STTRANS.

Carnaval das Caretas 2019