oo

op

Daily Archives: 3 de fevereiro de 2020

Sarampo: prefeitura monta pontos estratégicos para vacinação durante Carnaval de Petrolina 2020

Situações e locais que envolvem grande concentração e circulação de pessoas, incluindo o Carnaval, pedem um cuidado especial em relação à transmissão de algumas doenças, entre elas, o sarampo. É por isso que a Prefeitura de Petrolina vai reforçar estratégias de vacinação no período que antecede a folia tanto na cidade, quanto na vizinha Juazeiro (BA).

O alerta foi dado porque o Carnaval tem grande circulação de pessoas e aglomerações e os casos de sarampo aumentaram no país. A Secretaria de Saúde destaca que não há caso de sarampo em Petrolina, mas a cidade vizinha de Juazeiro tem um caso confirmado e o Carnaval do município baiano é antecipado”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A ação da Secretaria de Saúde de Petrolina vai iniciar nesta quarta-feira (5), das 12h às 18h, no River Shopping. Nesta quinta (6) e sexta-feira (7) o posto de atendimento será montado no Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, também das 12h às 18h. Até o final de fevereiro, o esquema ficará assim: segundas, quartas e sextas no shopping e terças e quintas no aeroporto. “Vale lembrar que não se trata de uma campanha, nossa intenção é criar uma barreira contra o sarampo na cidade, vacinando as pessoas que ainda não foram imunizadas. Apesar desse reforço estratégico, a gente destaca que a vacina está disponível durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde do município, e os profissionais desses estabelecimentos também estão orientados a realizar outras ações dentro da comunidade”, frisa Marlene.

O público-alvo são pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos que não receberam a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. Nos pontos móveis da prefeitura uma equipe de profissionais fará a avaliação da situação vacinal e a recomendação é para que a população apresente, preferencialmente, um documento de identidade e a carteira de vacinação, caso possuam.

Doença

O sarampo é uma doença viral, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.  Vale destacar que, manter o cartão de vacina atualizado, seja de criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de doenças.

Fernando Bezerra e Fernando Filho cotados para comandar ministérios, diz site

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e o filho dele, deputado Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM-PE)

JC Online com agências

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado, e o deputado federal Fernando Coelho Filho (DEM) estão sendo cotados para ocupar ministérios.

Colocar FBC para comandar a articulação política na Casa Civil é o plano B do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para tentar solucionar a crise que tem como protagonista o atual ministro da pasta, Onyx Lorenzoni (DEM). O filho do senador, Fernando Coelho, pode assumir o Ministério de Minas e Energia em maio.

O esvaziamento das funções da Casa Civil e a demissão de assessores da pasta, anunciados na quinta-feira (30.01) pelo presidente foram vistos por integrantes do governo como o “fim da linha” para Onyx Lorenzoni.

De acordo com apuração da Folha de S. Paulo, buscando um nome para o comando da Casa Civil, Bolsonaro tem como favorito Jorge Oliveira, atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, que estaria demonstrando resistência. O plano estudado é o de fundir a Casa Civil com a Secretaria-Geral da Presidência.

Outra opção para a Casa Civil seria a nomeação de um dos líderes do governo como Fernando Bezerra Coelho, do Senado, ou Eduardo Gomes (MDB-TO), do Congresso. No entanto, a indicação de FBC tem um obstáculo.

A nomeação pode inviabilizar que Fernando Coelho assuma Minas e Energia no mês de maio, quando o atual ministro, Bento Albuquerque, deverá ser indicado para vaga destinada à Marinha no Superior Tribunal Militar (STM).

Além disso, articuladores políticos do presidente consideram, neste momento, que prestigiar o MDB poderia desencadear um movimento de partidos que votam com o governo Bolsonaro por mais espaço na Esplanada.

Chuvas: Tabira registrou 90mm, maior chuva no Pajeú neste sábado

As chuvas voltaram a cair no estado de Pernambuco neste sábado (01.02). Na região do Pajeú, o maior índice de precipitação foi registrado em Tabira 90 milímetros. Relatos de internautas dão conta de que choveu cerca de 80 mm na Borborema.

Choveu também em São José do Egito, na Zona Rural de Juazeirinho, Riacho do Meio e Riacho de Baixo, com cerca de 50 milímetros. Teve chuvas em Santa Terezinha, Brejinho e outras cidades, mas o IPA não informou em seu site a quantidade.

Itapetim registrou 38 milímetros. Afogados da Ingazeira apesar dos ventos fortes acompanhados de relâmpagos e trovoadas choveu apenas 12,5mm. Ingazeira registrou 27mm. Choveu forte também no Agreste e em Poção o índice foi de 61,40mm.

No acumulado, desde o início de janeiro Itapetim é o campeão das chuvas com 290 mm, São José do Egito 210 mm, Ingazeira,160 mm.

Na região do Moxotó, as chuvas de 34 mm que continuam caindo no Moxotó obrigaram o cancelamento da programação desse sábado da Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo de Sertânia.

O evento, que chegou à trigésima edição programava para hoje os shows de Paulo Matricó e nomes como Mariana Teles. Segundo a organização, as atrações se apresentarão na programação de emancipação, em maio.

 

Fonte: Blog do Nill Junior

Carnaval das Caretas 2019