oo

op

Monthly Archives: fevereiro 2020

Kim Jong-un adverte para ‘consequências graves’ do coronavírus na Coreia do Norte

Coreia do Norte é vizinha dos dois países com os maiores números de casos – China e Coreia do Sul -, mas diz não ter casos do Covid-19.

Kim Jong-un, durante reunião do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte — Foto: STR / KCNA / Via KNS / AFP Photo

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, advertiu os altos funcionários do Partido para as “consequências graves” de uma eventual chegada do novo coronavírus ao país, informaram neste sábado (29) os meios de comunicação oficiais.

A luta contra o vírus é “crucial para a defesa do povo” e exige uma grande disciplina, disse Kim, durante reunião do Partido do Trabalho da Coreia, o único no país, segundo a agência oficial KCNA.

“Se a doença que se propaga fora de controle encontrar um modo de entrar neste país, isto terá consequências graves”, afirmou o líder norte-coreano.

A KCNA informou a demissão dos vice-presidentes Ri Man Gon e Pak Thae Dok, e a dissolução de uma célula do Partido, diante de suspeitas de corrupção envolvendo medidas preventivas contra a epidemia.

“Não se deve permitir qualquer tráfico de influência”, disse Kim Jong-un, que ordenou “fechar hermeticamente todos os canais através dos quais a doença possa se infiltrar”.

Pyongyang garante não ter casos do Covid-19.

A Coreia do Norte é vizinha dos dois países com os maiores números de casos do novo coronavírus: China e Coreia do Sul.

A China informou neste sábado 47 novos óbitos pelo novo coronavírus, o que eleva o total de mortes a 2.835 desde o começo da epidemia, que já infectou 79.251 pessoas.

Já a Coreia do Sul registrou neste sábado 594 casos, no maior aumento diário até o momento, o que eleva a 2.931 o número de pessoas infectadas no país.

Governo de Pernambuco descarta dois casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

Foto: Google Maps

 

Os casos descartados são de uma mulher de 51 anos e o de um jovem de 24 anos

Rute Arruda/JC Online

Dois casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco foram descartados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) nesta sexta-feira (28). Os pacientes estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e o estado de saúde de ambos é considerado estável.

Os casos descartados são de uma mulher de 51 anos, moradora de Caruaru, no Agreste pernambucano, e o de um jovem de 24 anos, residente na Itália. Além dos dois casos descartados nesta sexta, um outro já havia sido descartado na quinta-feira (27).

O caso investigado era de um homem de 41 anos com histórico de viagem à França e Itália. Ele chegou em Pernambuco no dia 12 de fevereiro e o exame feito no paciente atestou positivo para influenza B. O homem estava internado em um hospital particular no Recife.

Globo e Regina Duarte entram em acordo e encerram contrato de mais de 50 anos

Decisão ocorreu após a atriz aceitar convite para assumir a Secretaria de Cultura.

Após mais de 50 anos na Globo, a atriz Regina Duarte e a emissora encerraram a relação contratual em comum acordo. A decisão ocorreu após a atriz aceitar o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura.

“Deixar a TV Globo é como deixar a casa paterna. Aqui recebi carinho, ensinamentos e tive a oportunidade de interpretar personagens extraordinárias, reveladoras do DNA da mulher brasileira. Por mais de 50 anos sinto que pude viver, com a grande maioria do povo brasileiro, um caso de amor que, agora sei, é para sempre”, declarou Regina.

A Secretaria Especial da Cultura herdou as atividades do antigo Ministério da Cultura, extinto por Bolsonaro ao assumir a Presidência, e hoje faz parte do Ministério do Turismo.

No último dia 19, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que Regina deve assumir a secretaria de dez a quinze dias após o Carnaval.

A atriz anunciou no dia 29 de janeiro ter aceitado o convite de Bolsonaro para comandar a Cultura. Ela assumirá o posto deixado pelo ex-secretário Roberto Alvim, demitido por Bolsonaro em 17 de janeiro.

Alvim caiu após a repercussão negativa de um discurso em que usou frases semelhantes às usadas por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do governo de Adolf Hitler, na Alemanha nazista.

Na mesma semana da demissão de Alvim, Regina teve um encontro com Bolsonaro no Rio de Janeiro e foi convidada para assumir a pasta.

Carreira artística

A atriz estreou na Globo em 1969, na novela “Véu de Noiva”. Desde então, atuou em 31 novelas, como os sucessos “Selva de Pedra” (1972), “Guerra dos sexos” (1983) e “Roque Santeiro” (1985), quando viveu a Viúva Porcina.

Após interpretar várias mocinhas, ganhou o apelido de ‘Namoradinha do Brasil’ e também viveu o ícone da emancipação feminina do fim dos anos 70. E, por três vezes, interpretou as Helenas do autor Manoel Carlos: em “História de Amor” (1995), “Por Amor” (1997) e “Páginas da Vida” (2006).

Também participou de oito casos especiais e centenas de episódios em séries e minisséries na Globo, incluindo o sucesso “Chiquinha Gonzaga” (1999). Seu último trabalho na emissora foi “Tempo de amar”, em 2017.

Secretaria da Cultura

Após a saída de Roberto Alvim, o convite para que Regina Duarte assumisse o cargo na Secretaria de Cultura foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro e aceito pela atriz em 29 de janeiro (veja vídeo abaixo). A nomeação ainda não foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU).

PREFEITURA DE AFOGADOS VAI CONCEDER AUMENTO DE 12,84% A PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

O piso salarial é o menor valor de salário que pode ser pago dentro de uma categoria profissional específica. O piso é, necessariamente, superior ao salário mínimo vigente, e pode ser fixado em lei específica.
O reajuste será concedido a partir do mês de março e representará um impacto no orçamento público anual da gestão da ordem de 2,8 milhões de Reais. Segundo a Secretária de Educação de Afogados, Veratânia Lacerda, em Afogados nenhum servidor recebe abaixo do piso salarial. Todos os professores, ativos e inativos, terão direito ao reajuste.

Segundo estudo divulgado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios – os critérios atuais de reajuste, em que não há preocupação com as fontes de custeio, o crescimento do piso é muito acima da inflação. Para se ter uma ideia desse impacto, entre 2009 e 2020, o aumento salarial para a categoria foi de 203,61%, enquanto o salário mínimo no mesmo período, teve reajuste de 121,7%. O impacto nas finanças dos municípios brasileiros ultrapassa a casa dos 8,5 bilhões de Reais.

Da terra ao asfalto: Vila eulália começa a ganhar pavimentação em Petrolina

Se para muitos brasileiros o ano só começa após o carnaval, para os moradores do bairro Vila Eulália, um novo ciclo se inicia após o início da pavimentação no bairro. Onde se via apenas terra batida e poeira, agora já podem ser vistas máquinas e pessoas trabalhando para transformar o cenário local. As obras já iniciaram na rua Santo André, na qual, está na fase de planeamento do terreno.

Segundo o secretário executivo de Infraestrutura, Anderson Freire, a rua não é a única a receber pavimentação no bairro. “Estamos trabalhando incansavelmente através da gestão do prefeito Miguel Coelho para melhorar a infraestrutura dos bairros da nossa cidade. Na Vila Eulália, vamos pavimentar também as ruas 11 e 14 pela Codevasf, 25 e 37, pelo Avançar Cidades e ainda tem muito mais para ser anunciado pelo nosso prefeito”, destaca o gestor.

A pavimentação da Rua Santo André faz parte de um pacote de obras em parceria com a Codevasf que garante pavimentação em 16 bairros de Petrolina. A previsão de entrega é no mês de maio. Só nesse projeto, o investimento chega aos R$ 10 milhões e vai alcançar 37 ruas e avenidas dos bairros de Petrolina.

Papa Francisco cancela toda agenda desta sexta

Motivo não foi informado pelo Vaticano. Pela manhã, pontífice celebrou missa na capela da sua residência privada e se encontrou o presidente do Parlamento Europeu.

Papa Francisco cancelou todas as audiências desta sexta-feira (28), anunciou o Vaticano em um comunicado. O motivo não foi informado.

O diretor de Comunicação do Vaticano, Matteo Bruni, informou que Francisco celebrou a habitual missa da manhã na capela de sua residência privada de Santa Marta, no Vaticano, e saudou os presentes.

O pontífice de 83 anos também recebeu algumas pessoas em sua residência, como previsto. Entre elas, estava o presidente do Parlamento Europeu, o italiano David Sassoli.

O porta-voz do Vaticano não se referiu ao estado de saúde do papa. Na quinta-feira, ele cancelou uma missa na Arquibasílica romana de São João de Latrão. O motivo informado pelo Vaticano foi uma “leve indisposição”.

Cancelamento de missa

Na quarta-feira, em geral um dia de agenda mais carregada, Francisco apareceu resfriado e tossia com frequência durante a audiência geral organizada ao ar livre na Praça de São Pedro.

No domingo, em princípio, ele deve ir para um retiro espiritual com toda Curia romana, em Ariccia, perto de Roma, depois de ter celebrado o Ângelus da sacada do Palácio Apostólico, na Praça de São Pedro.

Bloco Bora para Frente faz final apoteótico do carnaval afogadense

O encerramento do Carnaval de Afogados, assim como já havia acontecido na abertura, foi apoteótico pela grandiosidade do bloco “bora pra frente”, que apesar do seu primeiro ano na folia afogadense, reuniu uma multidão na avenida pulando atrás da energia contagiante da banda “Fulô de Mandacaru”.
A avenida Rio Branco ficou pequena para tanta alegria, para tanta festa. O adealizador do bloco, Alessandro Palmeira (Sandrinho) mal conseguiu andar pela avenida com o carinho dos foliões e a descida da banda para o meio do povo foi apoteótico.
Fonte: Blog Mais Pajeú

‘Não há motivo para pânico’, diz chefe da OMS no Brasil sobre novo coronavírus

Socorro Gross tem participado de reuniões no Ministério da Saúde e da elaboração de medidas de monitoramento da disseminação do vírus. Governo diz que 132 casos ainda são suspeitos.

A chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross, afirmou em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (27) que “não há motivo para pânico” em relação ao novo coronavírus.

Socorro Gross tem participado das reuniões no Ministério da Saúde e da elaboração de medidas de monitoramento da disseminação da Covid-19, a doença provocada pelo vírus.

Mais cedo, nesta quinta, o ministério informou que o Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus. Um caso foi confirmado nesta quarta (26), em São Paulo.

“Não há motivo para pânico. As pessoas ficam ansiosas e é normal. É normal que nós, como seres humanos, quando acontece algo novo, fiquemos com dúvidas e, ficando com dúvidas, podemos ter pânico. Mas esse vírus, que é novo, nós conhecemos mais que outros vírus, conhecemos mais informação, temos mais pesquisa, temos mais informação da transmissão, do tratamento, de quantos casos podem ser severos, de quais são as populações que são mais afetadas”, afirmou Socorro Gross.

De acordo com a chefe da OMS no Brasil, a organização declarou alerta máximo, de emergência de saúde pública de interesse internacional, mas ainda não há uma pandemia declarada mesmo que a Covid-19 tenha sido registrada em vários continentes.

“Para uma pandemia, o comitê de emergência, que são comitês de ‘experts’, que analisam os fatos, vai recomendar ao diretor-geral, que é a pessoa que pode declarar uma pandemia, se é ou não necessário declarar ou não uma pandemia. Agora, neste momento, não há uma pandemia declarada”, afirmou.

Gross também ressaltou a importância da antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, anunciada pelo Ministério da Saúde, porque a medida imunizará a população e diminuirá eventuais fragilidades imunológicas diante do coronavírus.

A chefe da OMS também afirmou que, no mês que vem, a organização revisará os guias clínicos, ou seja, as práticas de saúde em várias áreas para saber se é preciso ajustar protocolos com bebês, gravidas, idosos e pessoas internadas, por exemplo. A revisão é um protocolo em casos como o do coronavírus.

Ponte Preta será adversária do Afogados na 3ª fase da Copa do Brasil

Depois de passar pelo Vila Nova de Goiás nos pênaltis a Ponte Preta se credenciou a disputar a terceira fase da Copa do Brasil e assim vai enfrentar a sensação da competição, o Afogados Futebol Clube que derrotou o Atlético Mineiro na segunda fase.  O jogo terminou em zero a zero no tempo normal.

Durante toda a partida, a Macaca criou as melhores chances, mas não conseguiu convertê-las em gol. No primeiro tempo, Roger teve grande oportunidade ao ficar na cara do goleiro Fabrício, porém acabou mandando para fora. E na etapa final, Zanocelo acertou o travessão, assustando os goianos.

Nos pênaltis, a equipe alvinegra acertou as três primeiras cobranças, enquanto Gilsinho desperdiçou uma para o Vila Nova ao mandar por cima da meta pontepretana. Então, a Macaca aproveitou o erro do adversário e converteu as duas seguintes, garantindo a classificação.

Na próxima etapa serão dois jogos nas datas de 11 e 18 Março e a CBF anuncia para o próximo dia 5 o sorteio que definirá o mando de campo. Sorteio as 15h na sede da entidade.

Os jogos serão realizados no Vianão e no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas, não necessariamente nessa ordem. Um sorteio vai sdefinir o mandante do primeiro e segundo jogos.  O que você prefere?

Sem ocorrências graves nos polos da folia, Guarda Civil Municipal fortalece segurança do Carnaval de Petrolina

Durante os quatro dias de folia em Petrolina, os polos do Carnaval contaram com a presença dos diversos agentes que atuam na segurança pública, visando garantir a tranquilidade do evento. O objetivo foi cumprido. A Guarda Civil Municipal divulgou nesta quinta-feira (27) o balanço das ocorrências durante o período festivo e nenhuma grave foi registrada.

O total geral de atuação operacional da Força Azul foi de 140 ocorrências, incluindo busca pessoal, apreensões, entre outros. Foram conduzidas para a delegacia da Polícia Civil 11 pessoas, 13 armas brancas foram apreendidas, apenas 2 furtos foram registrados, 5 pessoas foram flagradas em posse de entorpecentes, e 30 ocorrências foram relativas à agressão, vias de fato, desordem, extorsão, desacato ou uso ilegal de paredões. Além disso, 2 celulares foram recuperados.  A GCM também reuniu os achados e perdidos, no total, 9 objetos ou documentos foram encontrados no circuito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa, neste ano o efetivo de guardas nas ruas foi reforçado. “Por noite, 34 pessoas foram escaladas para fazer a segurança dentro e fora do evento. Além disso, 24 alunos do curso de formação do concurso em andamento cumpriram horas de estágio supervisionado, fortalecendo ainda mais o esquema de segurança”, destaca.

O Carnaval de Petrolina ainda contou com o apoio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, SAMU, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

Fotos: Jonas Santos

Texto: Andréa Meireles

Assessora de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Dólar opera em alta e ultrapassa pela 1ª vez R$ 4,50

Moeda dos EUA sobe pela sétima sessão consecutiva, em meio aos persistentes temores sobre a expansão do coronavírus e impactos na economia global.

O dólar opera em alta nesta quinta-feira (27), atingindo pela primeira vez a cotação de R$ 4,50 e subindo pela sétima sessão consecutiva, em meio aos persistentes temores sobre a expansão do coronavírus e impactos na economia global.

Às 14h58, a moeda dos EUA era negociada a R$ 4,4588, com alta de 0,41%. Na máxima, até o momento, chegou a R$ 4,5016. Já o dólar turismo era negociado ao redor de R$ 4,70, sem considerar a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Veja mais cotações.

Ibovespa opera em alta nesta quinta, após tombo de 7% na sessão anterior.

Na véspera, o dólar fechou em alta de 1,10%, a R$ 4,4407, renovando recorde de fechamento nominal (sem considerar a inflação), em meio ao avanço da epidemia de coronavírus pelo mundo e com a confirmação do primeiro caso no Brasil. Na máxima da sessão, chegou a R$ 4,4475, até então a maior cotação nominal intradia já registrada no país. No mês, o dólar acumulou alta de 3,63%. Em 2020, já subiu 10,75%.

A forte alta nesta quinta acontece mesmo após o Banco Central realizar neste pregão leilão extraordinário de até 20 mil swaps tradicionais com vencimento em agosto, outubro e dezembro de 2020, conforme anunciado na quarta-feira, no qual vendeu todos os contratos ofertados.

Tensão global

O número de novas infecções por coronavírus na China, fonte do surto, foi pela primeira vez superado por novos casos no restante do mundo na quarta-feira, aumentando os temores de uma pandemia.

“O impacto do coronavírus continua sendo uma incógnita e uma ameaça para a economia mundial”, resumiu em nota Jefferson Rugik, da Correparti Corretora, citando movimentos de proteção.

Por conta de fluxos elevados de capitais para mercados de menor risco, o dólar segue se valorizando frente a outras moedas, em especial moedas de países emergentes como o real.

No exterior, as principais bolsas europeias operam em queda de mais de 3%, após mais empresas alertarem que o surto afetará seus lucros e resultados, incluindo Microsoft e AB InBev.

Na China, as bolsas fecharam em leve alta, com um menor número de mortes devido ao coronavírus e após o governo sinalizar mais suporte para a economia doméstica. No Japão, índice Nikkei fechou em queda de 2,13% e, em Seul, o índice KOSPI perdeu 1,05%.

Os preços do petróleo caíam mais de 2% nesta quinta-feira, no quinto dia consecutivo de perdas, para o menor nível desde janeiro de 2019. O petróleo Brent caiu abaixo de US$ 52 o barril, enquanto que petróleo dos Estados Unidos recuou para menos de US$ 47 por barril.

Embora o maior número de casos confirmados e os principais impactos ainda estejam concentrados na China, os temores de uma pandemia intensificaram-se com autoridades pelo mundo lutando para prevenir a disseminação do vírus, que já foi registrado em cerca de 30 países, gerando interrupção de produção e consumo na China, e também a paralisação de algumas atividades em países como Coréia do Sul, Japão e Itália.

No Japão, todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio foram orientadas nesta quinta a ficar fechadas até o fim das férias da primavera em abril para ajudar a conter o surto.

Impactos no PIB do Brasil

Além das preocupações sobre o impacto do coronavírus, o dólar mais valorizado nas últimas semanas tem refletido os juros em mínimas históricas no Brasil e as perspectivas sobre o ritmo de crescimento da economia brasileira e andamento das reformas.

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, reconheceu nesta quinta que o avanço do coronavírus pode ter impacto no crescimento mundial e “afetar todo mundo, inclusive o Brasil”. Ele le acrescentou que a Secretaria de Política Econômica (SPE) deverá rodar em breve uma nova projeção para o crescimento da economia em 2020.

“Está assustando todo mundo pois pode ter impacto muito forte no desaquecimento da economia mundial, isso impacta a exportação de todo mundo. Tem desorganização de cadeias produtivas, organizadas em países asiáticos. É um fenômeno que está todo mundo se debruçando agora. O risco é no preço de commodities e em um crescimento menor do mundo. A gente tem de estar preparado e lidar com a situação”, afirmou.

O Bank of America Merrill Lynch reduziu nesta quinta-feira sua perspectiva de crescimento econômico do Brasil em 2020 para 1,9%, citando impactos do coronavírus nas exportações e contínuos indicadores de atividade econômica sem sinal uniforme.

O mercado brasileiro reduziu para 2,20% a previsão a alta do PIB em 2020, segundo a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta quarta, mas diversos bancos e consultorias já estimam um crescimento abaixo de 2%.

Já a projeção do mercado para a taxa de câmbio no fim de 2020 subiu de R$ 4,10 para R$ 4,15 por dólar. Para o fechamento de 2021, subiu de R$ 4,11 para R$ 4,15 por dólar.

A redução sucessiva da Selic desde julho de 2019 também contribui para uma maior desvalorização do real ante o dólar. Isso porque diminuiu ainda mais o diferencial de juros entre Brasil e outros pares emergentes, o que pode tornar o investimento no país menos atrativo para estrangeiros e gerar um fluxo de saída de dólar. E cresce no mercado as apostas sobre a chance de um possível novo corte na Selic, atualmente em 4,25% ao ano.

É nisso que dá ser fiel às origens

Por Magno Martins

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste,  ensinou Olavo Bilac num poema consagrado no mundo inteiro de loas ao Brasil que tanto idolatrava e deixava fluir em verso e prosa.

Foi de Bilac, jornalista e acadêmico, monstro sagrado do movimento parnasionista brasileiro,  que me lembrei, ontem, dia histórico para minha querida Afogados da Ingazeira, ao receber uma penca de mensagens pelo feito do time simbolizado pela Coruja frente ao famoso Atlético das montanhas alterosas de Minas Gerais.

Que noite consagradora para o Nordeste bater o Galo no Vianão! Lavamos a alma, numa escalada sofrida, na qual o coração quase infarta com a perda de dois pênaltis logo na largada. Choramos juntos de emoção, do Cais ao Sertão.

Derramamos lágrimas de felicidade, de orgulho. A vitória do Afogados foi a afirmação dos nossos símbolos, do mandacaru  ao jibão de couro que protege o vaqueiro  na derrubada do boi pelo rabo na caatinga espinhosa e sem sombra. Da asa branca ao xique-xique.

Valores que nunca esqueci, alicerçados nos ensinamentos de um mestre apaixonado pelo nosso torrão natal: meu pai Gastão Cerquinha. Para ele, até as pedras que se espalham nas ribanceiras do Pajeú são belas.

As mensagens de euforia que me chegaram têm, no entanto, um significado muito especial: meus leitores, ouvintes e amigos sabem da minha paixão avassaladora por Afogados da Ingazeira. Nunca neguei, como tanta gente famosa e besta, minhas origens sertanejas.

E não é só isso. Na medida do possível, estendo minha mão à terrinha, abrindo espaço na mídia e além dela para quem tem valor. Foi assim com Yane Marques, nossa pentaatleta, que nos encheu de orgulho nas Olimpíadas que participou.

Tem sido assim, também, na valorização dos nossos poetas e artistas, como Maciel Melo, João Paraibano, que já nos deixou, Dedé Monteiro, Diomedes Mariano, Paizinha, também já na eternidade, e tantos outros, como Bia Marinho e seu consagrado filho Antônio Marinho, da nação Pajeú.

Com a Coruja, também criei um elo desde o início da sua luta para entrar na elite do futebol pernambucano. Tanto que a marca do meu blog já esteve estampada na camisa do time e hoje aparece no calção dos jogadores. Uma parceria silenciosa que tem dado bons frutos e engrandecido nosso escrete sertanejo.

O Afogados projetou a cidade ontem pela telinha global para o Estado todo e Minas Gerais. A nação pajeuzeira firmou uma corrente única pelo Nordeste. O eco da torcida chegava pelo celular em mensagens de vários cantos do País e até do exterior. O estava em jogo era a supremacia de um povo que merece respeito.

Ao imbecil do torcedor atleticano que nos zombou pelas redes sociais, achando que íamos nos afogar diante do adversário, mesmo jogando em casa, a lição do velho ditado: quem ri por último, ri melhor, cabra besta.

Por fim, um grande abraço ao prefeito José Patriota, incansável na projeção e valorização do Afogados. Sem o seu apoio e dedicação, a corujinha não tinha voado feito águia!

Carnaval das Caretas 2019