op

Daily Archives: 9 de outubro de 2019

Antonio Coelho propõe ações para abastecimento de água em Sertânia

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) se reuniu, nesta terça-feira (8), com o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Marcos Rueda. O parlamentar protocolou um pedido para que aquele órgão promova o aproveitamento das águas da transposição do São Francisco para abastecer os distritos de Henrique Dias e Albuquerque Né, ambos em Sertânia. O vereador Junhão Lins também participou da reunião.

         “O Sertão é uma área que tem problemas hídricos correntes, o que exige de nós todos, representantes do povo, que busquemos soluções. E uma dessas soluções está justamente no aproveitamento das águas da transposição para beneficiar as cidades. Sertânia tem todas as condições de receber esse abastecimento, que certamente melhorará a qualidade de vida das pessoas de lá. E esse abastecimento pode ser feito tanto com o aproveitamento da transposição como de outras barragens, a exemplo da barragem de Campos”, detalhou Antonio Coelho.

Governo do Estado publica regras do Sistema de Transporte Complementar Intermunicipal

O Governo do Estado, através da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) publicou nesta quarta-feira (09) a Resolução nº 001/2019, em atendimento ao Decreto nº 48.052/2019, que estabelece as normas do Sistema de Transporte Complementar Intermunicipal do Estado de Pernambuco.

Com a resolução, ficam autorizados a prestar o serviço os Micro Empreendedores Individuais (MEI), Pessoas Físicas, Cooperados e Associados, deixando a critério do cadastrado como participar. Com o objetivo de garantir emprego e renda ao maior número de famílias possível, fica estipulado o cadastro de um veículo por CPF. A EPTI alerta a todos para o cumprimento das regras da Resolução do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Conselho Nacional de Trânsito (Contram) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Com a publicação da Resolução, tem início agora o processo de vistoria dos veículos aprovados na fase do Pré-Cadastramento. As primeiras vistorias acontecem em caráter experimental já nesta quarta-feira (09) na Zona da Mata Norte. A EPTI irá divulgar até o final desta semana um calendário completo das vistorias.

A expectativa é a de que no prazo máximo de 40 dias todos os veículos estejam prestando o serviço devidamente autorizados, ou seja, portando o Certificado de Registro Cadastral Complementar – CRCC emitido pela EPTI, e identificados por meio de adesivos e motoristas com os respectivos crachás. A regulamentação preza também pela segurança do usuário exigindo que os veículos estejam equipados com tacógrafos, cintos de segurança, por exemplo.

“Esta Resolução é fruto de um trabalho coletivo a partir da sensibilidade do governador Paulo Câmara, com o entendimento da importância deste transporte e da categoria para a economia do Estado, assim como para a locomoção dos pernambucanos. E é principalmente um processo de construção a partir da escuta da categoria, dos prefeitos, vereadores e deputados estaduais envolvidos em diversos momentos, quando das visitas a todas as regiões do Estado, audiências públicas e agendas internas”, enfatizou a Diretora Presidente da EPTI, Marília Bezerra.

Com nova iluminação em LED, Parque Josepha Coelho passa a oferecer mais segurança a frequentadores

O que já estava bom, ficou ainda melhor: a Prefeitura de Petrolina trocou e ampliou a iluminação do Parque Josepha Coelho com lâmpadas em LED. Além de mais econômicas, as luminária são mais duradouras e sustentáveis. A ação faz parte do programa de iluminação municipal ‘Mais Luz’.

A gestão investiu, somente nesta ação, cerca de R$ 285 mil. São 272 novas lâmpadas em LED, 660 metros de rede e 16 postes implantados. Além da troca das luminárias antigas por novas em LED, outros pontos do parque ganharam mais luminosidade.

“O Parque Josepha Coelho é sempre muito frequentado pela população petrolinense. Foi um pedido do prefeito Miguel Coelho que déssemos uma atenção especial a esse importante espaço público. Agora, o local conta com uma maior e melhor iluminação para o lazer de toda família” afirma o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

O Parque Municipal Josepha Coelho conta com as opções de lazer, como quadra de tritoque; pista de skate; Jardim Sensorial, parquinho infantil; academia das cidades; quadra de vôlei; quadra futebol de areia; pista de cooper; quadra de tênis; churrasqueiras; campo de futebol society; quadra de futsal e basquete.

O equipamento é aberto das 5h às 22h, todos os dias, incluindo feriados. O local é completamente arborizado e possui vigilância da Guarda Civil Municipal.

Afogados da Ingazeira se classifica para a final da XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras

Grupos de 52 escolas participaram no último domingo da semifinal da XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. Na eliminatória, realizada em Recife, se classificaram para a final bandas de unidades escolares localizadas em Afogados da Ingazeira, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolina.

Os grupos sertanejos que passaram da semifinal são da EREM Professora Ione Góes de Barros (Afogados da Ingazeira); EREM Jacob Antônio de Oliveira (Orocó ); EREM Tarciana Roriz e ETE Maria Emília Cantarelli (Belém do São Francisco); Colégio da Polícia Militar – Anexo 1 (Petrolina) e EREM José Caldas Cavalcanti (Cabrobó).

A etapa final da competição, organizada pela Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (Abanfare-PE), ocorre no próximo dia 20 na Avenida Rio Branco, Marco Zero, no Recife Antigo.

Carnaval das Caretas 2019