op

Monthly Archives: outubro 2019

Fernando Filho fecha apoio com prefeito do Brejo da Madre de Deus

O deputado federal Fernando Filho (DEM) fechou mais uma parceria com uma cidade do Agreste. O parlamentar agora passa a contar com o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD). A aliança foi selada no escritório político do deputado, no Recife. O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), que também apoia Fernando Filho, participou da reunião.

“O nosso trabalho em Brasília tem sido muito reconhecido, e a prova disto são os apoios que temos recebido dos prefeitos. Está muito longe da eleição para deputado federal, o que significa que teremos tempo para mostrar nossa força de trabalho ao longo de três anos, e que certamente poderão ajudar os prefeitos que estão conosco e que disputarão a reeleição no ano que vem. Me agrada muito estar estreitando laços com o Agreste, assim como temos feito um trabalho de inserção na Zona da Mata e também mantendo a nossa relação com o Sertão, onde fui votado nos meus quadro mandatos”, destacou Fernando Filho.

STF confirma para 7 de novembro retomada do julgamento sobre prisão em 2ª instância

G1

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que será retomado na quinta-feira da semana que vem, dia 7 de novembro, o julgamento sobre a validade das prisões após condenação confirmada na segunda instância da Justiça.

O julgamento foi interrompido na semana passada, com quatro votos a favor e três contra a prisão após condenação em segunda instância. Faltam os votos de Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli.

No julgamento, o Supremo vai definir o momento em que uma pessoa condenada poderá ser presa: se após condenação em segunda instância, com a execução provisória da sentença, ou se somente após o chamado trânsito em julgado, quando estiverem esgotadas todas as possibilidades de recurso.

Os ministros julgarão três ações declaratórias de constitucionalidade, apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PCdoB e pelo Patriota. Essas ações terão o efeito chamado de “erga omnes”, ou seja a decisão valerá para todas as instâncias do Poder Judiciário e será vinculante, portanto, de cumprimento obrigatório.

Em 2016, a Corte permitiu a prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento que vinha sendo seguido desde 2009, segundo o qual só cabia prisão após o último recurso.

Antes de 2009, porém, era autorizada a prisão após segunda instância. A possibilidade de nova mudança é criticada porque geraria insegurança nos processos.

Desde 2016, a Corte autorizou prisão após segunda instância quatro vezes, mas a análise de mérito das ações permanece em aberto. Por isso, juízes e até ministros do STF têm decidido de forma divergente sobre essas prisões e é necessária uma decisão em ação de efeito vinculante.

Uma eventual mudança na atual jurisprudência do STF – caso o tribunal decida contra a prisão após condenação em segunda instância – poderia, em tese, beneficiar quase 5 mil presos, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Mas isso vai depender da análise caso a caso. Presos considerados perigosos ou que estiverem detidos preventivamente, por exemplo, não poderão ser soltos.

Um dos casos de maior repercussão relacionado ao tema é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).

O ex-presidente, preso desde abril de 2018, poderá deixar a prisão caso o STF decida que alguém só pode ser preso depois que não houver mais possibilidade de recursos na Justiça.

Nos casos do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, entretanto, a eventual mudança de entendimento do STF não os tira da cadeia porque eles são alvos de mandados de prisão preventiva, por representarem riscos.

Levantamento do Ministério Público Federal indica que uma eventual decisão contra a prisão após condenação em segunda instância pode beneficiar 38 condenados na Operação Lava Jato.

Após encontro em Petrolina, propostas para educação no semiárido serão enviadas ao MEC

Após dois dias de troca de experiências e debates sobre o desenvolvimento de nova proposta de educação para o semiárido brasileiro, educadores, gestores públicos e sociedade civil que participaram do “II Encontro Semiárido e Educação” levantaram uma série de sugestões para contribuir com a nova educação no Nordeste. O conteúdo foi organizado em forma de documento propositivo, que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) com observações e considerações sobre o tema.

Entre as propostas, a continuidade do processo de formação que já está em curso, o princípio da educação integral e integrada, o fortalecimento do diálogo entre escola e comunidade, a implementação da comunicação não violenta com base na justiça restaurativa, saúde bem estar do docente, entre outros.

O encontro foi realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em parceria com a Rede de Educação do Semiárido (Resab) e a Prefeitura de Petrolina, entre os dias 24 e 25 de outubro, em Petrolina e contou com a presença de mais de 300 pessoas de diversas capitais do nordeste e do Norte de Minas Gerais.

Para Rosângela Castro, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina esse foi um momento ímpar para cenário educacional do semiárido brasileiro. “Apresentamos sugestões para uma educação no Semiárido no campo da gestão, do currículo, da formação, gênero entre outras com o objetivo de dialogarmos com o MEC para consolidação da proposta de Educação Contextualizada. O saldo pós-evento é muito positivo e sinto que todas as nossas expectativas foram superadas“, afirma.

Petrolina será representada em São Paulo na etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Começa nesta segunda-feira (28), na cidade de São Paulo, a etapa Regional da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). O concurso avalia produções de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A rede municipal de Petrolina conquistou vaga na competição em duas categorias e nos próximos dias, professores e estudantes semifinalistas viajarão juntos para a capital paulista, onde participarão de atividades culturais e oficinas entre os meses de outubro e novembro. Serão cinco encontros, divididos de acordo com as categorias da Olimpíada: Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião.

Representando o interior de Petrolina, a estudante Joelma Alves Soares dos Santos, 13 anos, da Escola José Martins de Deus, do povoado de Pau Ferro, vai ter a oportunidade de dividir com outros estudantes de várias regiões do país a produção literária “Se esse terreiro falasse…”. O texto retrata histórias da infância de pessoas da comunidade contadas por sua avó. Inscrita na categoria ‘Memórias Literárias’, a estudante espera aproveitar bem essa oportunidade. “Fiquei muito feliz quando recebi essa notícia. Minha família também ficou orgulhosa ao saber. Estou muito ansiosa, até porque será minha primeira viagem de avião. Ainda não sei como será lá no encontro, mas espero representar bem minha cidade”, afirma.

A estudante participará da programação entre os dias 28 e 30 de outubro, acompanhada de uma representante da unidade de ensino. Já na semana do dia 4 de novembro, também de Petrolina, embarca pra São Paulo- SP, a aluna Maysa Evelyn Nascimento Araújo representando a Escola Municipal Felix Manoel dos Santos, do povoado de Tapera. Ela vai concorre na categoria ‘Poema’ e deve permanecer na cidade até o dia 6 de novembro.

A secretária executiva de Ensino, Rosane Costa, acredita que a classificação das alunas mostra a força do projeto educacional que está sendo desenvolvendo na rede municipal, voltado para a efetivação da garantia dos direitos de aprendizagem com qualidade aos estudantes. “As equipes escolares, sobretudo, as professoras, que juntas com as alunas são as grandes protagonistas dessas vitórias. Temos absoluta confiança que serão cada vez mais comuns as conquistas dos nossos estudantes em olimpíadas nacionais do conhecimento, pois, é a consequência da soma de esforços conjuntos: investimento da gestão, qualidade dos profissionais e talento dos nossos estudantes”, destaca.

Nesta etapa da competição, os alunos já serão premiados com a medalha de bronze e receberão cupons para retirada de livros na livraria montada no local do evento.  A Olimpíada é promovida pelo Itaú Social e o Ministério da Educação para ajudar professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

Turismo terá R$ 200 mi para reparar perdas com óleo, diz Bolsonaro

O presidente anunciou pelo Twitter que empresários do ramo no Nordeste terão acesso a linha de crédito

Veja Online

O presidente Jair Bolsonaro anunciou pelas redes sociais neste domingo, 27, que empresários do ramo de turismo na região Nordeste terão acesso a uma linha de crédito especial de 200 milhões de reais para superar retração nas atividades causada pelo vazamento de óleo que atingiu a região. Além dos empresários, de acordo com o presidente, pescadores terão acesso a um seguro, para o qual o governo disponibilizará 59,9 milhões de reais no mês que vem.

Em uma série de publicações no Twitter, Bolsonaro afirmou que o governo vem combatendo o aparecimento de petróleo na costa brasileira desde o dia 2 de setembro. “A narrativa inicial era a mentira, após gritavam que o Governo ignorava a situação, passaram a dizer que chegou tarde. Enquanto isso silêncio ensurdecedor quanto ao causador”, escreveu o presidente.

O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse na sexta-feira, 25, que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela. Em entrevista para analisar os resultados do balanço do terceiro trimestre de 2019, Neto esclareceu que a companhia agiu assim que foi acionada pela União, no início de setembro, e recolheu 340 toneladas de resíduos das praias.

Reportagem de VEJA desta semana mostra como reação demorada e confusa ao desastre do derramamento faz o governo passar do papel de vítima à condição de vilão do problema. “Fizemos análise em mais de 30 amostras e concluímos que é de três campos venezuelanos”, disse Neto. “A origem do vazamento é outra coisa. A gente entende que é na costa brasileira”, acrescentou.

O vazamento teria ocorrido no Oceano Atlântico, em uma região no caminho de uma corrente marinha que vem da África e se bifurca, seguindo para a costa setentrional do Nordeste, de um lado, e para a Bahia e o Sudeste, do outro, passando pelos locais onde o óleo tem sido recolhido.

(Com Estadão Conteúdo)

Prefeitura de Serra Talhada vai convocar mais 133 concursados

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Administração, realiza a terceira convocação de candidatos aprovados no último Concurso Público do município. A solenidade de assinatura da portaria de convocação será na próxima terça-feira (29), às 09h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (antigo ITEP).

Serão convocados 133 aprovados para as secretarias de Administração (63), Desenvolvimento Econômico e Turismo (02), Educação (55), Finanças (02), Meio Ambiente (01), Obras e Infraestrutura (01), Saúde (08) e STTRANS (01). A solenidade de posse está prevista para dezembro.

Os novos servidores ocuparão os seguintes cargos: agentes administrativos (02), Agente Municipal de Trânsito (01), analista ambiental/engenheiro ambiental (01), auditor fiscal (02), auxiliar de creche (20), auxiliar de laboratório (01), auxiliar de serviços gerais (64), médico clínico geral (04), médico ortopedista (01), odontólogo (01), professor I (26), professor II – Geografia (02), professor II – Letras (05), professor II – Matemática (02) e técnico em eletricidade (01).

Serviço

Solenidade de assinatura da portaria de convocação dos novos concursados

Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal (antigo ITEP)

Data: Terça-feira, 29 de outubro de 2019

Horário: 09h

Esquerdista vence na Argentina

Os números da apuração na eleição argentina começaram a ser divulgados às 21h deste domingo (27). Com 90,1% dos votos apurados, Alberto Fernández tem 47,6 % e Mauricio Macri tem 40,8 %. Fernandez é o novo presidente eleito.

Pelas regras eleitorais do país, o primeiro colocado será eleito em primeiro turno se tiver 45% dos votos ou, então, 40%, desde que tenha 10 pontos percentuais a mais que o segundo colocado.

“É um grande dia para a Argentina”, disse com um largo sorriso Fernández, ao sair com ar vitorioso de sua casa para cumprimentar os simpatizantes depois do encerramento da votação.

Os argentinos escolheram um próximo governo que tem o desafio de superar a grave crise econômica em que seu país se encontra atualmente.

Já desde agosto estava claro que o presidente atual, Mauricio Macri, que tenta tenta a reeleição, teria dificuldade de reverter o resultado das primárias de 11 de agosto, em que ficou em segundo com 32,93% dos votos, a quase 17 pontos do adversário Alberto Fernández (49,49%).

Segundo turno no Uruguai: o Uruguai terá segundo turno na eleição presidencial, informaram pesquisas de boca de urna após a votação deste domingo (27).

Pelas projeções, o governista Daniel Martínez disputará o cargo com o oposicionista Luis Lacalle Pou em 24 de novembro.

Morreu Jorge Fernando

Por G1 Rio

Morreu neste domingo (27), aos 64 anos, o ator e diretor Jorge Fernando. Ele estava internado no Hospital CopaStar, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Jorge Fernando era diretor da TV Globo e seu último trabalho como diretor e ator aconteceu este ano, na novela das 19h “Verão 90”. Foi o retorno dele após dois anos afastado da TV, tempo em que se recuperou de um AVC.

Em nota, o Hospital Copa Star informou que ele morreu após dar entrada no fim da tarde deste domingo, devido a uma parada cardíaca “em decorrência de uma dissecção de aorta completa”.

Ator, diretor, escritor e humorista, Jorge Fernando foi um artista completo que ajudou a revolucionar a forma de se fazer televisão no Brasil. Seu primeiro contato com a arte de atuar foi ainda adolescente na escola onde estudava no Méier, Zona Norte do Rio.

Um dos seus sucessos mais marcantes foi “Guerra dos Sexos”, que tinha como protagonistas Fernanda Montenegro e Paulo Autran. Por seu trabalho na trama das 19h, ele foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor diretor, em 1983, ao lado de Guel Arraes.

Um de seus sucessos mais recentes foi “Alma Gêmea”, em 2005. Foi uma das novelas das 18h com melhor média de audiência da história da Globo.

Com cinco dos sete jogos no Rio, Flamengo tenta encaminhar título brasileiro antes do River Plate

Após 13 dias fora de casa em outubro – time ainda vai a Goiânia na próxima semana -, equipe de Jesus terá rotina menos desgastante na sequência do Brasileiro e comemora DM vazio

Passada a euforia pela classificação para a final da Libertadores, o Flamengo volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. Até a decisão contra o River Plate, em Santiago, em 23 de novembro, serão sete jogos pelo torneio nacional. Cinco deles no Rio de Janeiro.

A CBF ainda não oficializou, mas Flamengo x Vasco, previsto para o fim de semana da decisão da Libertadores, será antecipado para o dia 13 ou 14 de novembro. Desta forma, cinco dos próximos seis jogos do Brasileirão serão disputados no Rio de Janeiro, incluindo o clássico contra o Botafogo, no Nilton Santos.

Jogos do Flamengo até a decisão da Libertadores

  • Flamengo x CSA – (27/10), Maracanã
  • Goiás x Flamengo – (31/10), Serra Dourada
  • Flamengo x Corinthians – (3/11), Maracanã
  • Botafogo x Flamengo – (7/11), Nilton Santos
  • Flamengo x Bahia – (10/11), no Maracanã
  • Flamengo x Vasco – (13/11 ou 14/11), no Maracanã – (Jogo antecipado)
  • Grêmio x Flamengo – (17/11), na Arena do Grêmio

A sequência no Rio chega em boa hora. Outubro foi um mês pesado em relação a viagens. Foram quatro jogos como visitante até aqui, incluindo a partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela Libertadores.

Para minimizar o cansaço, o Flamengo fretou voos e fez viagens casadas. De Porto Alegre foi para Chapecó. De Curitiba foi direto para Fortaleza. Ao todo, foram 13 dias fora do Rio de Janeiro somente neste mês. O time de Jorge Jesus ainda enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, na próxima semana.

Em 14 jogos no Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro, o Flamengo está invicto, venceu 13 e empatou um, contra o São Paulo. Foram 13 partidas no Maracanã, além da vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza no Nilton Santos, no primeiro turno. O aproveitamento é de 95%.

No momento, o Flamengo tem 10 pontos de vantagem para o Palmeiras (2º) e 13 para o Santos (3º). Faltam 11 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Após a decisão contra o River Plate, o Rubro-Negro ainda fará quatro jogos: Ceará (c), Palmeiras (f), Avaí (c) e Santos (f).

Experiência dos educadores de Petrolina ganha destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes e professores da rede municipal de Petrolina, acompanhados da equipe do Núcleo Municipal do Ensino das Ciências (Numec) participaram, por mais um ano, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada através do Sesc Petrolina. O momento foi de troca de experiências com alunos das redes estadual e privada.

Durante a programação, os educadores ministraram oficinas sobre extração do extrato de própolis e produção de sabão caseiro sustentável, com explanação teórica e prática sobre os conteúdos abordados. Também foi realizada a palestra ‘Ciência, Magia e Arte’ para um público de mais de 200 alunos do ensino fundamental. Com proposta interativa, a atividade conquistou a atenção dos estudantes possibilitando que pudessem aprender sobre ciências de uma forma mais divertida.

Para Benevides Braga de Almeida, coordenador do Numec, o conhecimento adquirido no evento certamente vai além dessa semana e será multiplicado pelos alunos. “Essa foi mais uma oportunidade dos nossos professores contribuírem junto aos estudantes para uma maior conscientização sobre reaproveitamento de resíduos que seriam descartados no meio ambiente, melhorando assim, a sua qualidade, podendo servir como fonte de renda para as famílias dos mesmos”, destaca.

A Robótica também esteve presente na programação da através de ações sustentáveis com modelos de robôs que utilizam energias renováveis (solar e eólica).

Incêndio em residência assusta moradores em bairro de Afogados

Um incêndio foi registrado na noite da ultima sexta(25), na Rua Mestre Zeferino, Bairro São Sebastião, Afogados da Ingazeira. Segundo informações preliminares, ninguém sabe o que provocou o episódio, se houve fogo acidental ou intencional. O incêndio mobilizou muitos populares pelos riscos de as chamas chegarem a casas vizinhas, por serem parede com parede. Houve queixa sobre o tempo de espera após a chamada aos Bombeiros.

Seminário debate os potenciais econômicos do café em Triunfo

DP

O Segundo Seminário do Café de Triunfo acontece nesta sexta-feira e sábado, no Sesc do município. O evento terá como temas os sabores, potenciais econômico e cultural dos cafés especiais de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, e vai reunir empresários, produtores e interessados na produção do café de excelência local. O objetivo é incentivar uma maior rentabilidade entre os profissionais do ramo e do turismo de experimentação.

Hoje, Pernambuco é o segundo maior produtor de café do Nordeste e o mercado resistiu até mesmo à crise econômica. O projeto de cafés de excelência em Triunfo serve para promover a competitividade dos empreendimentos produtores de café e derivados, por meio de ações de melhoria da gestão e inovação dos produtos e processos. “Atualmente, Triunfo tem um grande potencial de crescimento no café de alta qualidade, porque está localizada em altitude acima de 1000 metros, uma terra e um clima adequados. A cidade é muito bonita, o povo é muito acolhedor e criativo, e só tem a crescer com esse projeto”, declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

A proposta do projeto em Triunfo, segundo a analista do Sebrae, Raquel Silva, é agregar valor ao café, cuja produção local, anteriormente, era escoada informalmente. Segundo Raquel, a cidade foi uma grande produtora de café no início do século passado, sofreu um declínio, mas está retomando seu potencial. “A produção de excelência exige conhecimento e treinamento. As capacitações que estamos promovendo são essenciais porque é um trabalho praticamente artesanal. A colheita tem que ser feita de forma correta, a separação dos grãos, a secagem tem que ser suspensa. São vários processos que eles estão aprendendo e que terão continuidade no plano de trabalho com a Secretaria do Trabalho nos apoiando”, completou Raquel.

Carnaval das Caretas 2019