op

Daily Archives: 17 de setembro de 2019

Serra: Duque diz que obra do Aeroporto está parada. “Grande problema”

Com reprodução do Farol de Notícias

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, participou de um debate nessa segunda-feira (16) na Rádio Jornal, em Recife, na companhia dos prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho e Izaías Régis, Garanhuns. Sabatinados pelo comunicador Geraldo Freire, os prefeitos falaram das dificuldades de governança, mas também mostraram avanços das suas gestões.

Em determinado momento, Freire provocou Duque sobre o Aeroporto de Serra Talhada, cuja obra vem se arrastando desde o ano passado, mas ainda sem previsão de inauguração. O prefeito lamentou o atraso no calendário da obra. Em determinado momento, Duque declarou que a ‘obra estava abandonada’.

”Na verdade o Aeroporto de Serra Talhada hoje é um grande problema. Eu vou pedir apoio a Miguel (Prefeito de Petrolina) e a Fernando Bezerra Coelho, pra ver se a gente consegue resolver em Brasília. Já estivemos com o governador Paulo Câmara e tratamos do assunto. A secretária Fernanda Batista (Infraestrutura) diz que o projeto está em análise em Brasília, para ser retomada a obra, e a gente está aguardando”,disse o prefeito, acrescentando:

“Estou esta semana em Brasília e vou ao ministério para entender um pouco o porque de tanto atraso, já que esta obra foi licitada em 2018 para conclusão em 2019, mas no entanto foi abandonada e não se fala muito neste assunto. Que este aeroporto venha de fato a ser implantado em Serra Talhada, porque creio que é um instrumento que encurta distância e vai trazer mais desenvolvimento para o Centro do estado”.

Compesa promete fim do rodízio em 80% de Afogados com otimização de ETAs

O Gerente Regional da COMPESA, Gileno Veras e o Chefe de Distribuição, Whashington Jordão, confirmaram a pouco ao Debate das Dez do Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú FM, que com as intervenções previstas para a Estação de Tratamento de Afogados da Ingazeira e a entrega da ETA Tabira, a Capital do Vale terá 80% de sua área sem necessidade de rodízio.

A ETA Tabira já deve ser entregue até outubro. A ETA Afogados passará por intervenções até o primeiro semestre do ano que vem. A Gerência informou que intervenções pontuais em áreas como Sã Braz e Planalto buscam, melhorar a distribuição.

“Com esse incremento vamos ter 80% de Afogados sem rodízio”, disse Jordão. Segundo eles, respondendo a várias queixas de  ouvintes,  a cidade ainda vive os efeitos de um problema com uma peça que está prejudicando a vazão do Sistema Zé Dantas e vem do Rio Grande do Sul e com as consequências de um grande estouramento semana passada da rede que abastece a cidade.

Muitas áreas do centro tem reclamado a falta de água, algo raro diante da oferta de água geralmente melhor para esse setor. Bairros como São Francisco, Sobreira, Costa e São Sebastião também tem reclamado. É um dos maiores colapsos de distribuição nos últimos anos. A COMPESA diz que tem monitorado a falta de água e acredita que  nos próximos quinze dias o rodízio deve estar dentro do que ocorre geralmente.

MPPE pede fiscalização do Detran em cidades do Pajeú

Cinco cidades do Alto Pajeú deverão vão novamente fiscalização dos agentes do Detran-PE, nos próximos dias, por solicitação do Ministério Público.

São elas: São José do Egito, Brejinho, Itapetim, Santa Terezinha, Tuparetama e Ingazeira. Segundo ofício do Ministério Público de Pernambuco enviado ao Departamento Estadual de Trânsito, faz-se necessário a presença dos agentes para combater o transporte irregular de passageiros.

Haverá ainda o ordenamento do trânsito nas cidades com realização de blitz coercitivas para combate á alcoolemia. Será a segunda vez em poucos meses que o Detran-PE estará presente na região combatendo as irregularidades no trânsito.

Semana Nacional do Trânsito será lançada nesta quarta com ações educativas em Petrolina

Começa nesta quarta-feira (18), em Petrolina, a Semana Nacional do Trânsito que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os cuidados a serem tomados nas ruas da cidade. As ações da prefeitura serão coordenadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e a ideia é intensificar atividades educativas para assim reduzir o número de acidentes.

A programação será lançada nesta quarta-feira (18) às 8h30, no Sest/Senat. As ações já estão sendo desenvolvidas desde o início do mês de setembro e seguem até o próximo dia 25.  Entre as atividades desenvolvidas pelas equipes da Ammpla estão palestras e blitzs educativas nas principais avenidas da cidade.

As orientações são principalmente sobre os perigos de dirigir embriagado, o uso de celular ao volante, a falta de cinto de segurança, capacete, desrespeito às sinalizações de trânsito, entre outras. Além das ações educativas, a Ammpla também vai promover no próximo dia 29 de setembro um passeio ciclístico para marcar o encerramento da programação.

Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 27 através do link: https://www.eventbrite.com.br/o/ammpla-e-secretaria-executiva-de-vigilancia-em-saude-de-petrolina-17834424157 . Para efetivar a inscrição, é preciso levar 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão entregues no dia e local do evento e irão ser destinados a uma instituição de caridade de Petrolina. O evento acontece a partir das 7h30 e os ciclistas terão como ponto de largada e chegada a Avenida Darcy Ribeiro, em frente à loja ‘Nilo Bicipeças’ próximo ao Parque Municipal Josepha Coelho.

Confira a programação:

18/09 – Lançamento da Semana Nacional do Trânsito no SEST/SENAT –  às 8h30

18/09 – Apresentação APAE – às 9h

18/09 – Apresentação SEST SENAT – às 9h15

19/09 – Palestra na Escola João Batista dos Santos, no São Gonçalo – às 19h

23/09 – Blitz Educativa/Palestra na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio – às 16h

23/09 – Palestra na Escola Saber – às 11h30

24/09 – Palestra na Escola Saber – às 17h30

25/09 – Fórum com Ciclistas no Auditório da Secretaria de Saúde – às 8h

25/09 – Palestra na Escola Mônica – às 8h

25/09 – Palestra na Escola Mônica – às 14h

26/09 – Palestra na Escola Ricardina F. Da Silva N11 – às 11h

26/09 – Palestra na Escola Ricardina F. Da Silva N11 – às 13h30

27/09 – Palestra na Escola Hildete Lustosa, no Pedra Linda – às 10h

27/09 – Palestra na Escola Hildete Lustosa, no Pedra Linda – às 10h

29/09 – Passeio Ciclístico na Avenida Darcy Ribeiro – às 7h

30/09 – Palestra na Escola Manoel Marinho N-3 – às 7h

30/09 – Palestra na Escola Manoel Marinho N-3 – às 14h

Carnaval das Caretas 2019