Daily Archives: 3 de maio de 2019

Tuparetama realiza V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), e Roseane Gomes, secretária de Assistência Social do Município, participaram da V Conferência Municipal da Pessoa Idosa na manhã da terça-feira 30 de abril.

A conferência foi realizada pela Secretaria de Assistência Social de Tuparetama e pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Tuparetama (Comdit) tendo como tema: Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

“Achei muito importante para definir e traçar planos para a Secretaria fazer em benefício dos idosos”, disse Sávio. A conferência teve um momento cultural, uma palestra com o mesmo tema da conferência ministrada por Joiz Pav, elegeu os delegados para a conferência estadual e formou 4 grupos de trabalhos com todos presentes. Estes elaboraram sugestões para aprimorar as políticas públicas. A conferência foi feita no Teatro Municipal Manoel Filó.

Segundo Roseane, os municípios têm a responsabilidade de realizarem a conferência da pessoa idosa para formular propostas de melhorias das políticas públicas que vão ser apresentadas na conferência estadual. “Depois levadas para a conferência nacional que também é obrigatória até serem consumadas”, disse Roseane.

Estavam integrando a mesa da conferência, o vereador por Tuparetama, Diógenes Patriota (Solidariedade), Aline de Souza, Vice-presidenta do Comdit e Fifita Luciano representando a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama. A apresentação cultural foi realizada por um dos grupos de dança de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama.

Os assuntos discutidos nos quatro grupos de trabalhos foram os Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, a Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social, na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

 

Fonte: Blog do Nill Junior

PF prende dois homens por tráfico de drogas e homicídios em Serra Talhada

Cidade também registrou mais um homicídio, indo a 12 no ano

A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar, prendeu na última terça-feira (23) dois homens envolvidos com tráfico e homicídios no assentamento Virgulino Ferreira, localizado na Zona Rural de Serra Talhada.

Contra eles já existiam vários mandados de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de entorpecentes, assalto a mão armada e homicídios.

João Batista da Silva, 42, foi preso em sua residência. Com eles, os agentes encontraram uma pistola calibre 380 com 14 munições intactas, 8 quilos de maconha e 2 quilos de sementes. Também foi encontrado uma roça de maconha a 2 quilômetros de sua residência cerca de 21 mil pés, além de 14 munições calibre 12. Já Daniel Manoel Lopes da Silva, 30, conhecido como “nandin”, tentou fugir quando notou a presença dos agentes, mas a tentativa não deu certo. Com ele foi apreendo um revólver calibre 38, com 20 munições intactas. Ambos possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas e homicídios.

João Batista da Silva alegou, durante interrogatório, que a pistola encontrada em sua residência era para sua defesa e pertencia ao seu pai, e negou que o plantio de maconha fosse seu, mesmo estando a poucos quilômetros de sua residência. O acusado também negou participação em homicídios. Já Daniel Manoel Lopes da Silva contou que desconhece o plantio de maconha, e negou a participação em homicídios.

Os presos foram autuados pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de calibre permitido, previsto no artigo 33 § 1º da Lei 11.343/2006 e artigo 12 da Lei 10.826/03. Eles passaram por exame de corpo de delito e foram levados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Salgueiro, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual/PE.

Homicídio: o 12º homicídio do ano foi registrado hoje na cidade. Fernando Francisco de Lima, 43 anos, do Bairro Cagep foi encontrado morto próximo à sua casa. Ele teve parte do corpo queimado e pode ter sido vítima também de arma branca.

Até quando o PT será apêndice do PSB em Pernambuco?

Embora o senador Humberto Costa não expresse publicamente, não é segredo para ninguém que ele nutre o desejo de ser governador de Pernambuco.

No ano de 2006 Humberto esteve bem próximo desta conquista, no entanto acabou sendo abatido em pleno vôo por denúncias que envolveram o seu nome ao “Escândalo dos Sanguessugas”, episódio que alguns anos depois a justiça confirmou a sua inocência. De lá pra cá Humberto obteve duas vitórias para o Senado, todas tendo o PT como aliado do PSB.

Embora o Partido dos Trabalhadores esteja bem contemplado na esfera estadual com o comando de porteira fechada da Secretaria de Desenvolvimento Agrário; e na Prefeitura do Recife com a Secretaria de Saneamento, Humberto declarou em entrevista recente ao comunicador Alberes Xavier e repercutida em primeira mão pelo Blog Ponto de Vista, que a aliança realizada com o PSB em 2018 não implica necessariamente que o PT irá marchar com os socialistas no Recife e em outros municípios nas eleições de 2020. Seria este um recado de Humberto para o Palácio? Difícil acreditar.

Com o PT expulso do Governo Federal e sem o domínio de alguma prefeitura de médio ou grande porte em Pernambuco para acomodar aliados, fica impossível acreditar que Humberto tenha coragem de contrariar o PSB em busca de um protagonismo no Estado. A inércia do senador petista neste sentido só reafirma o papel de coadjuvante, subserviente, linha auxiliar e apêndice do PSB a que o PT se propôs a se submeter.

Caso tivesse em Pernambuco metade da disposição que tem em Brasília, Humberto faria do PT um partido bem maior no estado, o que lhe daria as condições necessárias para chegar ao Palácio do Campo das Princesas em 2022. Parece que a conveniência tem falado mais alto. Entre os petistas mais conscientes não há dúvida de que a aliança com o PSB é nociva ao crescimento do PT no estado. 2018 que o diga. Trocaram um Governo por uma secretaria.

E agora, Humberto Costa terá coragem de se impor diante do PSB  para buscar o protagonismo do PT em 2020 ou vai manter o partido como linha auxiliar dos socialistas?

 

Fonte: Radar Politico

Carnaval das Caretas 2019