Daily Archives: 13 de março de 2019

Adolescentes atiram dentro de escola e matam 8 pessoas em Suzano, diz polícia

Por G1

Dois adolescentes encapuzados mataram oito pessoas, feriram ao menos 17 e cometeram suicídio em seguida, em Suzano (SP). A maioria das vítimas são estudantes e morreram dentro da Escola Estadual Raul Brasil. O ataque ocorreu por volta das 9h30 desta quarta-feira (13).

Resumo

  • Atiradores mataram 8 pessoas e se mataram em seguida
  • Os atiradores e as vítimas ainda não foram identificados
  • 17 feridos foram levados a hospital
  • A polícia diz que os atiradores são ex-alunos da escola
  • Ainda não se sabe o motivo do ataque
  • Uma testemunha disse que viu um deles com arma de fogo e outro, com uma faca
  • A PM encontrou no local armas, arco e flecha, objetos que parecem ser coquetéis molotov e uma mala com fios
  • Houve outra ocorrência com arma de fogo perto da escola, antes do ataque, mas a PM ainda não sabe se há relação entre os casos
  • O governador e outras autoridades estão a caminho de Suzano e vão falar com a imprensa

 

Dentro da escola, a polícia encontrou um arco e flecha e garrafas que aparentam ser coquetéis molotov. Há ainda uma mala com fios, e o esquadrão antibombas foi chamado.

A instituição foi isolada pela polícia e há muitos alunos e funcionários chorando ao redor.

A capitão Cibele, da comunicação da PM, disse que pouco antes dos disparos na escola, a polícia foi chamada para outra ocorrência com arma de fogo, perto dali. “Mas ainda não podemos precisar se os casos estão relacionados. Policiais estavam indo para esse primeiro chamado e ouviram gritos das crianças. Foram então até a escola, onde os dois criminosos acabaram se matando”, disse ela.

Relato de estudante

O estudante Rosni Marcelo Grotliwed, de 15 anos, disse que o ataque ocorreu durante o intervalo e que um dos criminosos tinha uma arma e outro, uma faca.

“A gente estava na merenda e comendo normal e escutamos ‘três pipocos’ nisso tentamos correr para pular o muro do CEL. Os caras vieram atrás de nós e começou a matar muita gente. Mas o pente dele descarregou e foi na hora que a gente correu.”

Segundo ele, um dos garotos passou com faca ao seu lado, mas ele conseguiu desviar. “Fui para a diretoria e tinha muita gente morta no chão. Eles gritavam, mas eu não entendi o que era.”

“Meu amigo levou facada no ombro e outro levou um tiro. Fugi com um amigo para minha casa e voltei para buscar um amigo.”

Atendimento a vítimas

O Corpo de Bombeiros e equipes do Samu estão no local. Bombeiros de Mogi das Cruzes também foram chamados, às 9h50, para apoiar o atendimento. O helicóptero Águia, da PM, sobrevoa a escola. Toda a polícia de Suzano está mobilizada no caso.

O governador João Doria chegou à escola em um helicóptero, acompanhado do secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, do secretário de Segurança, general João Camilo Pires de Campos, e do comandante da PM, o coronel Salles. Todos vão falar com a imprensa no local.

Segundo o Censo Escolar de 2017, a instituição possui 358 alunos da segunda etapa do fundamental (6º ao 9º ano) e 693 estudantes do ensino médio.

Flamengo de Arcoverde é punido e favorece Afogados FC às vésperas de jogo decisivo

Equipe rubro negra perdeu 13 pontos e está rebaixada. Afogados agora joga com único objetivo: a vaga na Série D

Segundo a conta Futebol de Raízes no Twitter, o Flamengo de Arcoverde perdeu 13 pontos após julgamento no TJD-PE pela escalação irregular do atleta Júnior Gravatá.

Com isso, o time se junta ao América e está rebaixado ao Pernambucano Série A2. A notícia foi confirmada pela assessoria do TJDPE.

A notícia chega às vésperas do jogo entre Afogados FC e Flamengo, pela penúltima rodada do campeonato pernambucano e elimina a possibilidade de a Coruja Sertaneja ser rebaixada.

Com o julgamento,o Afogados FC joga pela classificação à Série D de 2020, precisando de uma vitória para praticamente assegurar a vaga, um feito inédito na história do clube.

O jogo acontece nesta quarta, às 20h no Vianão e terá a transmissão da Seleção do Povo da Rádio Pajeú com Aldo Vidal, Anchieta Santos, Nill Júnior, Marconi Pereira e Michelli Martins.

Fonte: Blog do Nill Junior

Deputados britânicos votam se Reino Unido deve sair da UE sem acordo

Por G1

Um dia depois de rejeitar o novo acordo proposto pela primeira-ministra Theresa May para o Brexit, o Parlamento britânico votará nesta quarta-feira (13) se Reino Unido deve sair da União Europeia em 29 de março com ou sem acordo.

Caso a proposta de sair sem acordo avance, alternativa considerada improvável por analistas, não haveria um período de transição de 21 meses e resultaria em riscos para o comércio, imigração, saúde, entre outras áreas.

Líderes empresariais afirmam que a falta de um acordo causaria caos em mercados e cadeias de fornecimento e que críticos chegam a afirmar que resultaria em escassez de alimentos e remédios.

O partido de May, o Conservador, decidiu liberar os votos de seus membros para a votação sobre uma saída do bloco sem acordo.

Porém, se os deputados rejeitarem um Brexit sem acordo, haverá uma votação na quinta-feira (14) sobre a extensão do Artigo 50, o que adiaria a saída do bloco, marcada para 29 de março.

“Mas votar por uma extensão não resolve os problemas do governo. A União Europeia vai querer saber se o Reino Unido quer revogar o artigo 50 ou se quer um novo referendo. Essas são escolhas que a Câmara deve enfrentar agora”, afirmou May.

Caso os deputados britânicos aprovem a extensão do prazo para sair oficialmente do bloco, a União Europeia precisa resolver se aceita ou não dar mais tempo para o Reino Unido resolver seus impasses.

‘Acordo aprimorado’

Antes da votação de terça-feira, a primeira-ministra alertou que, se os parlamentares não apoiassem seu “acordo aprimorado”, arriscariam não chegar a “Brexit algum”.

Em 15 janeiro, a primeira versão do documento negociado entre May e Bruxelas foi rejeitado, por 432 votos contra e 202 a favor, impondo a maior derrota do governo na história moderna – o recorde anterior era de 1924, com diferença de 166 votos.

Desde então, apesar da resistência do bloco europeu, May conseguiu com que a União Europeia aceitasse sinalizar uma abertura para negociar a questão da fronteira das Irlandas, principal entrave na aprovação do acordo em janeiro.

Poucas horas antes da votação de terça, May e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciaram as novidades sobre o “backstop” ou “salvaguarda irlandesa”, como ficou conhecida a proposta para essa delicada fronteira.

Esse mecanismo busca evitar o retorno de uma fronteira física entre a Irlanda (integrante da UE) e a província britânica da Irlanda do Norte (integrante do Reino Unido), para proteger o frágil Acordo de Paz de 1998.

“É este acordo ou o Brexit poderia não acontecer”, afirmou Juncker, em coletiva de imprensa conjunta com May.

Para o procurador-geral britânico, Geoffrey Cox, o “risco jurídico” de que o Reino Unido permaneça bloqueado em uma união alfandegária com a UE permanece “sem alterações” apesar do novidade apresentada por May e Juncker.

Porém, a nova proposta não foi suficiente para conseguir a aprovação dos deputados na terça-feira. Foram 391 contra e 242 votos a favor.

Situação de May

Essa segunda derrota enfraquece ainda mais a liderança de May dentro de seu partido e amplifica os pedidos de saída dela do cargo, segundo a BBC.

Em dezembro passado, ela foi submetida a um voto de desconfiança de seus correligionários, mas sobreviveu por 200 votos a 117 ao prometer renunciar à liderança do partido antes das próximas eleições gerais.

Para o líder trabalhista, Jeremy Corbyn, a primeira-ministra deveria convocar eleições gerais e um novo referendo sobre o Brexit. O Partido Trabalhista votou em peso contra o acordo nesta terça-feira: 238 a 3.

Na Ingazeira, prefeitura abandona Academia da Cidade

Por Cauê Rodrigues/Adryel Souza

A academia da cidade de Ingazeira, no sertão de  Pernambuco, localizada no centro da cidade está um caos total,  os brinquedos para as crianças se divertirem estão totalmente danificados, dos  balanços que ainda restam na academia, estão com as correntes enferrujadas. O que sobrou foi o escorregador, que em época de chuva não pode ser usado, pois ao seu redor se forma um pequeno lago como denunciam os moradores.

Os bancos de cimento estão deteriorados, e quem causando ferimentos em crianças e idosos que teimam frequentar o local, o único de lazer da cidade. a rede de proteção da Quadra de Futebol da academia encontra – se  aos pedaços, o portão que da acesso ao da quadra é improvisado e enferrujado, mas o acesso é aberto pelos enormes arrombamentos da rede de proteção.

As traves também totalmente enferrujadas e inutilizadas bem como o espaço da quadra. Cesta de vôlei arrancada e jogada ao chão. Piso inadequado e esburacado.

 Algumas lâmpadas dos postes estão quebradas, deixando o local durante a noite às escuras, causando insegurança aos moradores  que residem em torno da praça e de pedestres da Vila São José que precisam passar pelo local.
   Além dos fatos que mencionamos acima, a reportagem do Blog do Cauê Rodrigues também observou que o mato toma conta de um dos lados da academia, aumentando a insegurança das crianças, jovens, adultos e idosos que frequentam aquele local, pois com o mato crescido, facilita a presença de animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranha caranguejeira como já foram vistos no local.
A  academia em geral precisa de manutenção URGENTE.
Todos os relatos acima apresentados se comprova em imagens  registradas pela a equipe do Blog.
Fonte: Blog do Cauê Rodrigues

Aniversário de Gravatá: Prefeitura prepara programação para celebrar os 126 da cidade nesta sexta-feira (15)

Localizada a 84 km da capital pernambucana, Gravatá vai completar 126 anos nesta sexta-feira (15). Para celebrar o aniversário da “Suíça brasileira”, a prefeitura está preparando uma programação especial para a população, que contará com inauguração de novo prédio público, missa de ação de graças e o tradicional hasteamento das bandeiras.

O dia começará com a execução dos hinos nacional, estadual e municipal durante o hasteamento das bandeiras em frente ao Paço Municipal às 8h. O ato de patriotismo reúne autoridades da cidade, estudantes e comunidade civil, que prestam suas homenagens a Gravatá.

À tarde, será realizada a entrega de mais um prédio público. A nova sede do Bolsa Família, que irá atender cerca de 17 mil famílias gravataenses, dispõe de mais instalações para a população e funcionários. São 300 metros quadrados de área construída com dois pavimentos para atendimento. Todo o prédio possui acessibilidade, com rampas e elevador, facilitando a mobilidade. O investimento é de mais de 660 mil reais. O prédio fica localizado na rua Dantas Barreto, no local onde funcionava a antiga lavanderia pública.

Às 19h, a programação será encerrada com uma missa de ação de graças na Igreja Matriz de Sant’Ana. Após a missa, o tradicional bolo gigante de aniversário da cidade será servido na Praça da Matriz.

Confira a programação:

 

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Gravatá 

Ministro confirma 13º salário do Bolsa Família

Agência Brasil – O ministro da Cidadania, Osmar Terra, confirmou nesta terça-feira (12) o pagamento do décimo terceiro salário do Bolsa Família em dezembro. Com custo estimado de R$ 2,5 bilhões, esse foi um dos compromissos de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Está tudo certo, estamos negociando com o ministro Paulo Guedes [Economia]. Uma parte [dos recursos] virá do Orçamento [Geral da União], que será revisto, e a outra parte, menor, virá do pente-fino [no programa] que a gente quer aprofundar”, afirmou Terra.

Brumadinho

Sobre a situação da população de Brumadinho (MG), atingida pelo rompimento da Barragem da Mina do Corrégo do Feijão em janeiro, o ministro da Cidadania disse que uma pacote de ações está em estudo para recuperar econonicamente o município mineiro. Ele adiantou que, até o fim deste mês, deverá se reunir com o prefeito da cidade, Avimar Barcelos (PV), e com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), para definir as responsabilidades de cada parte.

Osmar Terra lembrou que 80% da arrecadação de Brumadinho vêm da mineração, que vai continuar. Para ele, é preciso mudar o arranjo produtivo da região e, para isso, será anunciado um pacote de ações. Uma das ideias é levar para a região um projeto turístico grande, que envolveria hotéis e resorts.

Outra possibilidade é uma parceria com uma grande rede de supermercados para a compra de alimentos produzidos por agricultores locais. Para viabilizar a produção, prejudicada também pela contaminação do Rio Paraopeba, haverá um plano para construção de cisernas e poços artesianos destinados à irrigação da produção.

“Fiquei com uma tarefa dada pela Casa Civil, de coordenar e planejar o que será Brumadinho daqui para a frente. A gente não quer que ocorra em Brumadinho o que aconteceu ali na região da Samarco, da Vale do Rio Doce. Lá, em todos os municípios que ficam ao longo do Rio Doce, o PIB [Produto Interno Bruto], a atividade econômica caiu muito. E nós queremos que em Brumadinho seja diferente”, disse o ministro.

Fonte: Blog do Roberto Araripina