Daily Archives: 6 de setembro de 2018

Paulo Câmara reafirma compromisso com a infância e juventude em ato na sede da Unicef em Pernambuco

O governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) foi o primeiro, em Pernambuco, a assinar o documento Mais que promessas: compromissos reais com a infância e adolescência no Brasil, elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na tarde desta terça-feira (04), o líder socialista se reuniu com representantes da instituição no escritório local, no Derby, para reafirmar seu compromisso com as políticas públicas voltadas para crianças e jovens no Estado.

O documento foi entregue ao governador pelo chefe da Unicef para o território do semiárido no Brasil, Robert Gass. Na ocasião, o representante da entidade falou sobre seis eixos principais que foram elencados pela instituição como primordiais para a infância. São eles: educação, saúde, violência, nutrição, pobreza e participação social. Na oportunidade, foram apresentados dados sobre o cenário no Brasil e em Pernambuco.

Após ouvir a explanação dos representantes da Unicef, Paulo pontuou os avanços da gestão nas principais áreas destacadas pela entidade. Entre as temáticas, o socialista citou os dados do IDEB, que indicam que Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar, a menor diferença entre os ensino público e privado, além de ter sido o único estado do País que avançou todos os anos na última década.

Paulo destacou as ações do programa Mãe Coruja, a redução da taxa de mortalidade infantil e também a queda da violência pelo nono mês consecutivo. “A preocupação da Unicef é nossa preocupação também. A gente tem que continuar a trabalhar com políticas públicas que envolvam criança e adolescente. Isso envolve desde a saúde, a partir do nascimento, e destacamos que Pernambuco atingiu a menor taxa de mortalidade infantil, até a educação. Ressalto que nós estamos ampliando a cobertura de saneamento para justamente garantir mais saúde. Pernambuco vai sair de patamares muito baixos, já somos o maior do Nordeste em saneamento, e nos próximos dez anos queremos chegar a 70% de cobertura. Além disso, vamos continuar garantindo educação de qualidade, tempo integral, fazendo parcerias com municípios para que possamos continuar promovendo a prevenção da violência”, enfatizou.

Robert Gass destacou que a inciativa está sendo realizada em nível nacional e tem como objetivo colocar o debate das políticas públicas como prioridade. “Agradecemos a participação de todos os candidatos. Foi o primeiro evento e vamos levar a todos. Estamos felizes quando temos a oportunidade de conversar, apresentar os dados e indicar o que ainda temos possibilidade para melhorar. O encontro cumpriu o objetivo que nós tínhamos de ter um debate produtivo”, pontuou.

FOTOS: Hélia Scheppa/PSB

Fundação Terra inaugura prédio de Oficina Ortopédica em Arcoverde

A Fundação Terra dá mais um passo na expansão do trabalho social com a inauguração do prédio que abrigará as instalações da Oficina Ortopédica, no bairro de São Miguel, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A solenidade de fundação do prédio acontecerá, neste sábado, dia 8, data em que a instituição também completará 34 anos de atuação. Este é o primeiro equipamento de saúde especializado na confecção e manutenção de órteses (aparelho destinado a suprir ou corrigir a alteração morfológica de um órgão) e próteses (dispositivo destinado a substituir um órgão) do Sertão de Pernambuco.

Para o presidente e criador da organização, Padre Airton Freire, o espaço irá somar ao trabalho já desenvolvido pelo Mens Sana, um centro de saúde que oferece tratamento de reabilitação a pacientes com dificuldades físicas, intelectuais, auditivas e visuais. “É mais um serviço de expansão do trabalho que a Fundação Terra faz na área de saúde. E, agora, com a Oficina de Órteses e Próteses, estamos oferecendo condições para que as pessoas, sobretudo as menos favorecidas socialmente, possam se beneficiar com este serviço”, destacou. Os atendimentos serão oferecidos a qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam nas 35 cidades que o Mens Sana atende.

“A oficina tem o objetivo de promover a autonomia do usuário e, com isso, proporcionar o máximo de independência em vários aspectos da vida dessa pessoa”, afirma Liege Nogueira, coordenadora do setor de saúde da instituição. A expectativa é de que, aproximadamente, 150 peças por mês sejam confeccionadas e entregues a pessoas com deficiência.

O evento de inauguração contará, além da participação do Padre Airton, com a presença de convidados e a apresentação da banda marcial mantida pela organização. A programação começa, às 15h, com a reza do Terço da Misericórdia. Na sequência, às 16h30, haverá a celebração da Santa Missa e, às 17h, será a inauguração do prédio.

Por enquanto, apenas o prédio será inaugurado. A estrutura recebeu investimento de amigos do padre e de pessoas que acreditam nos projetos da Fundação Terra. Já os equipamentos foram adquiridos através de emenda parlamentar e estão em processo de licitação. O edital encontra-se no site: www.fundacaoterra.org.br.

Sobre a Fundação Terra

A Fundação Terra atende mais de 900 crianças diariamente em escolas e creches, oferecendo educação, alimentação, material escolar e fardamento, além de atividades extracurriculares. A instituição ainda mantém um Centro de Reabilitação Física, Auditiva, Visual e Intelectual; instituição de longa permanência para idosos; cursos profissionalizantes; atendimento social, doação de alimentos, entre muitas outras atividades. A organização mantém uma sede em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco; uma unidade no Centro do Recife; e outra unidade em Maracanaú, na Grande Fortaleza.

Fonte: Jornal Portal do Sertão

Justiça confirma trajetória de Armando ao lado de Lula

Por decisão da Justiça Eleitoral a propaganda da campanha de Paulo Câmara não poderá mais usar a expressão “Turma de Temer” contra Armando Monteiro. A Justiça determinou a retirada imediata de todas as peças que contenham o termo, tanto na publicidade de rádio e TV quanto nas redes sociais. Caso insista em continuar enganando a população e contrariando a Justiça, a campanha de Paulo terá de pagar uma multa de R$ 5 mil por cada veiculação.

“Fazendo uma reanálise fática de todo o conteúdo apresentado, verifico que a ideia que se pretende passar pela Coligação representada é totalmente incoerente com a posição política adotada pelo candidato Armando Monteiro. E, para além do mais, quer revelar uma aliança política que de fato inexiste”, afirma a juíza Karina Albuquerque Amorim, na decisão assinada ontem à noite. “A Justiça foi muito clara ao dizer que Paulo veiculou uma propaganda incoerente, que não corresponde aos fatos. Armando jamais esteve ao lado de Temer em momento algum. Pelo contrário, Armando sempre foi leal a Lula e votou contra o impeachment de Dilma, como sabem todos os pernambucanos”, disse o coordenador jurídico da campanha de Armando, Walber Agra.

Para comprovar a verdade, a defesa de Armando entregou à imprensa matérias de jornais que comprovam a ligação histórica entre Armando e Lula, além das agressões feitas por Paulo desde que a campanha foi iniciada. “Eles tentaram confundir a população, quando a realidade é que Paulo liberou secretários para votarem contra Dilma e foi elogiado por Temer em entrevista recente à Rádio Jornal”, comentou Agra.

Fonte: Blog Ponto de Vista