Daily Archives: 3 de agosto de 2018

“Pernambuco Vai Mudar” oficializa vice de Armando até dia da convenção

Está confirmada para este sábado, dia 4 de agosto, a partir das 9h, no Classic Hall, em Olinda, a convenção da frente das oposições “Pernambuco Vai Mudar”. O evento oficializa as candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) a governador e dos deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) para o Senado nas eleições do dia 7 de outubro. A vaga de vice na coligação deverá ser anunciada até o sábado.

Em torno de Armando, Bruno e Mendonça estão alinhados até o momento 12 partidos: além de PTB, PSDB e DEM, integram a aliança das oposições PSC, PPS, PRB, Podemos, PV, PSL, PRTB, PHS e PSDC.

“Fui convocado pela frente de partidos para liderar um novo tempo em Pernambuco, que resgate a esperança da nossa população e o protagonismo que o nosso Estado sempre teve”, afirmou Armando. “Ouvindo os pernambucanos de todas as regiões, estamos construindo um projeto que gere mais ofertas de empregos, cuide das pessoas, ofereça melhores dos serviços públicos na saúde, segurança pública, educação.”

Cinco ex-governadores estão apoiando a frente liderada por Armando: além de Mendonça, Roberto Magalhães (DEM), Gustavo Krause (DEM), Joaquim Francisco (PSDB) e João Lyra Neto (PSDB). Também reforça a aliança, desde o primeiro momento, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), bem como deputados federais e estaduais e prefeitos das principais cidades de Pernambuco, como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Garanhuns, Camaragibe, Ipojuca, Igarassu, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata e Araripina, entre outras.

Além da chapa majoritária, serão oficializados como candidatos os postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, segundo nota.

 

Fonte: Blog do Nil Júnior

Flores: Marconi Santana destaca conjunto ações no Povoado Saco do Romão

 

Os moradores do Povoado Saco do Romão estão sendo contemplados com ações de infraestrutura que vão garantir mais qualidade e vida e bem estar.

Depois de concluir, com recursos próprios, a reforma da Escola Municipal Romão Ferreira de Azevedo, que ganhou pintura nova, ar-condicionado, e cerâmica, a Prefeitura Municipal trabalha para entregar a construção da Praça Luiz Ribeiro da Silva, no mesmo Povoado.

O equipamento de lazer está recebendo jardinagem, bancos e iluminação. Os recursos para tirar do papel o tão sonhado espaço de lazer, são oriundos do próprio tesouro municipal.

Para o prefeito Marconi Santana, a Praça Luiz Ribeiro da Silva se soma, “ao conjunto de ações”, já entregues aos moradores em suas administrações.

“Essa mais uma obra importante que vamos entregar ao povo do Saco do Romão. Vale lembrar-se da Unidade Básica de Saúde que construímos a construção do calçamento e a grande reforma que realizamos da unidade escolar. Essa praça vem para que as famílias do Saco do Romão possam se confraternizar que é o que mais prezamos nesta nossa administração”, destacou o prefeito.

A previsão é de que, a inauguração da Praça Luiz Ribeiro da Silva aconteça dentro da programação festiva de aniversário da cidade, que acontece no dia 11 de setembro.

 

Fonte: Cauê Rodrigues

Tuparetama: Balaio Cultural acontece no próximo sábado (4)

 

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo do Município está apoiando a realização do Balaio Cultural, que acontece no próximo sábado (04), às 21hs. Este está sendo realizado pela Associação dos Artistas de Tuparetama (ACATU) e por Fernando Marques, secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama.

Nesta edição, se apresentam: Neno do Acordeon, Cilene Campos, Rimas em Canto, o Grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão e poetas declamadores. O Balaio Cultural vai acontecer no Espaço Cultural da Academia das Cidades de Tuparetama. “O pessoal já sabe que todo 1º sábado de cada mês acontece o Balaio Cultura”, disse Fernando.

Segundo Fernando, por conta das festas de São Pedro de Tuparetama não teve o Balaio Cultural do mês de julho. Em agosto, o Balaio Cultural retoma as apresentações. “Tem a participação de vários poetas convidados”, disse Fernando.

O Balaio Cultural iniciou em janeiro de 2011 com a participação do produtor cultural Fernando Marques. Este acontece todo 1º sábado de cada mês divulgando a cultura sertaneja, os artistas e os talentos do município de Tuparetama e da região.

 

Fonte: Nill Júnior

Mais de 544 mil devem ser imunizados contra pólio e sarampo em PE

Campanha é voltada para meninos e meninas entre 1 e menores de 5 anos

Pernambuco completa 30 anos sem a circulação da poliomielite em seu território, além de 4 anos sem ocorrências de sarampo. Para continuar sem registros das doenças, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) chama a atenção da população para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que ocorre a partir desta segunda-feira (6.08) até 31 de agosto, com o Dia D em 18 de agosto.

A campanha é voltada para crianças entre 1 ano e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal. No Estado, o objetivo é imunizar, no mínimo, 95% dos 544.180 meninos e meninas pernambucanos inclusos na estratégia. Importante destacar que o Dia D da Campanha é voltado exclusivamente para as crianças da faixa etária atendida pela iniciativa.

No Brasil, há surtos de sarampo confirmados em Estados do Norte, além de casos isolados em localidades do Sul e do Sudeste. Em outros países das Américas e da Europa também se observa a ativa circulação da doença. Já em relação à poliomielite, Afeganistão e Paquistão já confirmaram casos neste ano.

 “O trânsito de pessoas entre Estados e países intensifica o risco da reintrodução desses vírus em Pernambuco. Além disso, estamos vivenciando um período de baixa cobertura vacinal em todo o Brasil. Precisamos chamar a atenção do público para a vacinação, que é a melhor maneira de proteger nossa população contra essas e outras enfermidades, muitas delas potencialmente graves. Essa campanha é importante para ampliarmos nossas coberturas e continuarmos sem a circulação do sarampo e da poliomielite em nossas cidades”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo.

A coordenadora lembra também que diversas reuniões foram realizadas com os municípios para treiná-los e para tirar as dúvidas sobre a campanha. As cidades ainda foram incentivadas a criarem estratégias para chegar até o público da iniciativa.

Durante a campanha, poderão ser aplicadas a vacina inativada da poliomielite (VIP – injetável) ou a vacina oral da poliomielite (VOP). A injetável deve ser feita em criança sem histórico vacinal. Com uma ou mais doses de qualquer tipo de vacina contra poliomielite, deve ser feita a dose oral. “É importante levar a caderneta de vacinação para avaliação pelo profissional de saúde e registro da nova dose”, frisa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

No caso do sarampo, o imunizante é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. “A tríplice deve ser aplicada em todas as crianças com ou sem histórico vacinal, exceto se a última dose tenha sido há menos de 30 dias”, pontua Ana Catarina.

Se a criança tomou a tríplice viral recentemente, a dose da campanha só deve ser feita 30 dias após esta aplicação. No momento da campanha, de acordo com as informações contidas nas cadernetas de vacinação, o profissional do serviço de saúde informará aos pais ou responsáveis da necessidade de reforço dessa vacina.

 

Fonte: Nill Júnior

PT comete novo erro histórico em Pernambuco

Nas eleições de 2012 o então prefeito João da Costa que tinha o direito de disputar a reeleição foi obrigado a um desumano processo de prévias, mesmo assim saiu-se vitorioso do processo com expressiva aprovação contra Maurício Rands, que era o nome ungido por Humberto Costa para substituí-lo. Apesar de vencer as prévias, João da Costa não levou a candidatura, ficando a critério do diretório nacional dar a palavra final sobre o destino do PT, que rasgando as prévias, indicou Humberto Costa como candidato do partido.

Humberto foi lançado como candidato tendo João Paulo como seu vice, enquanto Eduardo Campos decidiu lançar Geraldo Julio, após assistir de camarote a confusão do PT. Resultado: Geraldo saiu vitorioso no primeiro turno, tendo o então desconhecido Daniel Coelho em segundo lugar do pouco relevante PSDB na capital pernambucana. Humberto acabou ficando em terceiro lugar com menos de 18% dos votos válidos.

Após aquele episódio, o PT perdeu mais duas eleições em Pernambuco, sendo a de governador e senador em 2014 e a de prefeito do Recife em 2016. Em 2018 estava se reconstruindo com a pré-candidatura de Marília Arraes que estava empatada tecnicamente com o governador Paulo Câmara nas últimas pesquisas divulgadas. A ida de Marília para o segundo turno era algo completamente factível, pois ela caiu nas graças da população.

O PT mais uma vez decidiu anteontem, por 17 votos a 8, que realizaria uma aliança com o PSB no estado, prejudicando a postulação legítima de Marília Arraes. Ontem o partido em Pernambuco demonstrou que queria Marília, quando 230 dos 251 delegados, 91,63% dos votos, optaram pela candidatura própria. Apesar da decisão do Grupo Tático Eleitoral ser majoritariamente a favor de Marília, o diretório nacional optará pela aliança com o PSB, pois foi assinada uma resolução que dava poderes ao diretório nacional deliberar sobre o destino do partido em Pernambuco.

Os fatos evidenciam que novamente os desejos da local e da nacional são completamente conflitantes, como em 2012. Naquela ocasião não terminou bem para o PT. É pouco provável que depois de toda esta lambança Humberto Costa saia ileso e com o mandato de senador renovado sem sustos na chapa de Paulo Câmara, pois inexoravelmente a confusão do partido seguirá contaminando o processo eleitoral, levando problemas para o palanque de Paulo Câmara. Agora, verdade seja dita, tudo que foi feito pelo PT na retirada de Marília teve a digital do ex-presidente Lula, que de dentro da prisão segue mandando e desmandando no destino do partido em todo o Brasil.

Fonte: Blog do Edmar Lyra