Daily Archives: 4 de maio de 2018

Voto impresso estará disponível em 23 mil urnas na eleição de outubro

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão administrativa nesta quinta-feira (3), a resolução que define as regras para implantação gradual do voto impresso, que começará nas eleições gerais de outubro deste ano. Ao todo, 23 mil urnas eletrônicas, todas equipadas com um módulo de impressão, serão distribuídas de forma proporcional ao eleitorado de cada unidade da federação. Conforme definido pela Lei nº 13.165/2015, que determinou a obrigatoriedade da impressão do voto, o eleitor não terá contato direto com o comprovante de votação, podendo apenas verificar visualmente se o que está impresso no papel condiz com o que aparece na tela da urna eletrônica.

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) deverão definir, entre 23 de julho e 31 de agosto, quais seções eleitorais receberão os equipamentos. Segundo a resolução, devem ter preferência locais que disponham de infraestrutura adequada e facilidade de acesso para eventual suporte técnico. Além das 23 mil urnas equipadas com módulo de impressão, uma reserva técnica de 7 mil urnas adaptadas estará disponível para substituição dos equipamentos, em caso de necessidade. O número de urnas com impressoras representa pouco mais de 5% do total de 550 mil terminais eletrônicos de votação que serão distribuídos em todo o país. De acordo com o TSE, a empresa contratada deverá entregar os equipamentos até 10 de setembro.

São Paulo, que reúne o maior eleitorado do país, com mais de 33,2 milhões de pessoas aptas a votar, é também o estado com o maior número de urnas eletrônicas equipadas com módulo de impressão: 5.208. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 2.482, e Rio de Janeiro, com 1.951. Roraima, que tem o menor número de eleitores no país, pouco mais de 328 mil pessoas, contará com urnas adaptadas em 52 seções eleitorais.

O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse que a implantação do voto impresso em todas as urnas eletrônicas seria impossível já neste ano, tanto por questões financeiras quanto por dificuldades técnicas. Os módulos de impressão, se fossem instalados em todas as urnas, custariam cerca de R$ 2 bilhões, informa o tribunal. Uma ação direta de nconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República (PGR) tenta impedir a reintrodução do voto impresso no país. A alegação é de que a impressão poderia comprometer o sigilo do voto, que é uma cláusula pétrea da Constituição Federal. A ação é relatada pelo ministro Gilmar Mendes.

Para Fux, a segurança da urna eletrônica “tem sido demonstrada pela votação paralela e pelo Teste Público de Segurança (TPS), quando hackers testam os sistemas da urna eletrônica”. Ele lembrou ainda que,neste ano, foi instituída a realização de uma auditoria da urna uma hora antes da votação.

 

Fonte: Blog do Wagner Gil

 

 

Fonte: Blog Wagner Gil

 

 

4ª Mostra Pajeú de Cinema abre inscrições para oficina de documentário em Iguaracy e Ingazeira

 

 



A Mostra Pajeú de Cinema abre, nesta quarta-feira (02/5), inscrições gratuitas para a Oficina Documentando com Marlom Meirelles. Viabilizado pelo Funcultura / Governo do Estado e organizado pela Pajeú Filmes, a 4ª MPC ocorre nos próximos dias 15 a 26 de maio, em Afogados da Ingazeira, Iguaracy e Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição pessoalmente na secretaria da Escola Judite Bezerra da Silva no distrito de Jabitacá e em breve estaremos divulgando o local das inscrições em Ingazeira. Em Iguaracy/Jabitacá a oficina será realizada de 7 a 11/5, com exibição do filme produzido no dia 16/5; em Ingazeira a oficina será realizada de 14 a 18/5, com exibição no mesmo dia 18.

De acordo com o coordenador Marlom Meirelles, a oficina pretende aproximar jovens do gênero documentário, incentivando a produção de vídeos e a circulação de obras. Nas aulas serão ministradas lições teóricas e práticas sobre cinema, com a realização de documentários captados em vídeo digital. A ideia é tornar os participantes aptos para atuar nas áreas da direção, fotografia, roteiro, produção, sonoplastia e edição. Além disso, os alunos também desenvolverão pesquisas nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação.

Para propiciar a construção de um novo repertório audiovisual, os participantes terão acesso a um panorama geral sobre o cinema documental, seus principais diretores, movimentos cinematográficos e a exibição de uma grande variedade de obras. A carga horária é de 24 horas / aula. Ao fim de cada oficina os estudantes devem apresentar um documentário com duração de 5 a 10 minutos que aborde aspectos sócio-culturais e históricos dos municípios. A temática é livre e escolhida através de exercícios coletivos.

Para participar não é necessário possuir conhecimento prévio sobre cinema. “Durante a oficina, todos têm acesso a informações cruciais sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção, além de conhecerem as técnicas básicas de captação e edição de vídeo”, explica Marlom.

Coordenação – Marlom Meirelles nasceu em Bezerros, no agreste pernambucano. Estudou cinema na Faculdade Maurício de Nassau (Recife), onde dirigiu seus primeiros filmes, vários dos quais premiados. Durante os estudos Meirelles fez pesquisas sobre a relação entre filmes e novas tecnologias. Aos 21 anos fundou a produtora Eixo Audiovisual. Seu curta “A Emparedada da Rua Nova” foi apresentado em festivais de cinema de vários países. Em 2012 realizou “Entre Mulheres”, documentário sobre direitos das mulheres e gênero. Em 2015 realizou o curta de ficção “Olhos de Botão”, um suspense ambientado na zona rural de Pernambuco.

Sobre a MPC – A 4ª edição da Mostra Pajeú de Cinema é organizada pela Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio da Rádio Pajeú, Gerência Regional de Educação – Sertão do Alto Pajeú, Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Educação de Iguaracy, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Iguaracy, Secretaria de Educação de Ingazeira e Secretaria de Cultura de Ingazeira.

Candidatos devem preencher ficha de inscrição pessoalmente, nas cidades de Iguaracy e Ingazeira

 

 

Vereadores de Carnaíba aprovam doação de terreno para construções de 25 casas populares

  A Câmara de Vereadores de Carnaíba, no Vale do Pajeú, aprovou nesta quinta feira 03, em Sessão extraordinária, o Projeto de Lei de n° 01/2018 de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a efetuar a doação de um terreno de 10.000 mm (Dez mil metros) quadrados para a Companhia Estadual de Habitação de Obras – CEHAB, com a finalidade da construção de 25 casas populares para famílias carentes do município.

O projeto foi aprovado por unanimidade, sendo a maioria  dos votos do grupo de oposição composto pelo Presidente Neudo da Itã, Preguinho, Vanderbio Quixabeira, Gleybson Martins e Anchieta Crente. Os vereadores Antônio Chico e Irmão Adilson estiveram ausentes por motivos de saúde. Da base do governo estiveram presentes à Sessão; Victor Patriota, Cicero Batista, Everaldo Patriota e Alex Mendes.

A Companhia Estadual de Habitação e Obras – CEHAB, terá um prazo de três anos para a execução da obra. Caso não construam no prazo determinado, o terreno será revertido ao município.

 

Fonte: Cauê Rodrigues

Comemorações da emancipação em Tabira começam hoje com ordens de serviço e entrega da nova versão do hino da cidade

 
 O mês de maio, onde Tabira completará 69 anos de emancipação política no próximo dia 27, começa com o Governo Municipal colocando em prática a sua agenda positiva de ações e comemorações.
Às 10h da manhã dessa sexta-feira (4), Na recepção do Palácio 31 de Dezembro, o Prefeito Sebastião Dias assinará duas ordens de serviço para início de obras que darão uma cara nova às entradas da cidade.
Na Raimundo Ferreira, rua do hospital, será construído um calçadão que vai da ponte até a Escola Andréa Pires. Na saída para São José do Egito será construída uma praça. As emendas parlamentares que tornam possíveis essas obras são dos deputados Antônio Morais e Augusto César.
Às 19h:30min uma cerimônia solene marcará a entrega da nova versão do Hino de Tabira. Com novos arranjos, riqueza de instrumentos e a voz de um coral, o novo hino ficou mais solene e modernizado.
“É muito bom começar o mês de maio assim, com ordens de serviço, com ações que iremos inaugurar e com motivos para festejarmos juntos os 69 anos de emancipação política de Tabira”, comemorou o prefeito Sebastião.
Fonte: Cauê Rodrigues

PREFEITO ENTREGA HOJE NOVA AMBULÂNCIA EM SOLIDÃO

 

O prefeito Djalma Alves (PSB) cumpre hoje a promessa de entregar a população de Solidão uma nova ambulância.

O evento, que contará com a participação do deputado Clodoaldo Magalhães e lideranças locais, vai acontecer às 17h na Praça de Alimentação.

O veículo é fruto de emenda parlamentar do Deputado com  contrapartida da gestão municipal. O gestor havia admitido dificuldades com o estado de duas ambulâncias que encontrou na frota de Solidão.

Fonte: Nill Júnior

Tuparetama representada em encontro da EMPETUR

   O secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama, Fernando Marques, participou de reunião promovida pela EMPETUR, que  debateu o Programa de Regionalização do Turismo. A iniciativa é do próprio Ministério do Turismo.

Outros secretários do Pajeú, como Edjanilson Rodrigues (Iguaracy) e Edgar Santos (Afogados) também estiveram no encontro.

Participaram desta reunião os municípios inseridos na categoria Território da Poesia e da Cantoria do Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo.

Nesta reunião a EMPETUR debateu o planejamento das ações necessárias para estes municípios do Território da Poesia e da Cantoria terem acesso aos recursos do Ministério do Turismo.  Tuparetama entrou em 2017 para o Mapa do Turismo Brasileiro. A reunião aconteceu no Centro de Convenções.

Segundo Fernando, Tuparetama precisa formar o Conselho Municipal de Turismo para poder ter acesso aos recursos do Ministério do Turismo. “Aqui dá pra explorar mais o turismo cultural, que é o forte de nosso município”, disse Fernando.

AMUPE realiza Assembleia para tratar de agenda municipalista

 

A AMUPE realiza na próxima segunda (7) na sua sede uma Assembleia Extraordinária com a participação dos prefeitos, senadores e deputados federais.

O principal ponto da pauta é fazer com que a bancada pernambucana federal, se comprometa com a agenda municipalista que está tramitando no Congresso Nacional e faça com que ela avance. Este encontro também tem o objetivo de convidá-los a participar da Marcha dos prefeitos a Brasília nos dias 21 a 24 de maio, evento promovido pela CNM.

Dentre outros assuntos, o aumento da taxa administrativa da CEF. A CNM diz, que o aumento traz prejuízo de R$ 250 milhões aos municípios. Também a  MP 778/2017, aprovada na Câmara Federal. Em novembro houve a derrubada do veto. O Governo tem até 180 dias para criar o comitê da revisão da Dívida Previdenciária Municipal. A CNM defende a publicação de decreto que vai definir os órgãos que vão fazer parte do Comitê.

Convênios para creches, Lei das Licitações, Lei Kandir, PEC-66, piso do magistério, 1% do FMP extra para setembro, Royalties e Lei Complementar 157/2016 também estão na pauta.

 

Fonte: Nill Júnior