28 de março de 2024

Covid-19: um mês após o início de vacinação, Petrolina segue avançando no plano municipal

Nesta sexta-feira (19), completa o mês que a vacina contra o novo coronavírus chegou em Petrolina. Ao todo, já foram aplicadas mais de 10 mil doses. No total, 7.694 pessoas receberam a primeira dose e 2.582 pessoas, que tomaram a vacina do instituto Butantan, a CoronaVac, já receberam a segunda dose do imunizante.

O município segue avançando no plano de vacinação. Todos os idosos que residem em instituições de longa permanência e seus cuidadores já tiveram o esquema vacinal completo. Os trabalhadores de saúde que se enquadram na fase vermelha, que atuam na linha de frente contra o coronavírus com alto risco de exposição, também já foram atendidos pelas equipes da Secretaria de Saúde.

Neste momento, estão sendo vacinados os trabalhadores da fase amarela, com médio risco de exposição, como por exemplo aqueles que atuam nas demais áreas dos hospitais, clínicas e ambulatórios de especialidades e os profissionais de Vigilância em Saúde. Os idosos acima de 85 anos acamados também estão sendo vacinados e estão recebendo a vacina da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca.

De acordo com a chegada de novas doses, o município vai ampliando a vacinação dos grupos prioritários. Todas as informações podem ser conferidas no plano de vacinação. O documento foi publicado na íntegra no site: petrolina.pe.gov.br. Ele tem o objetivo de identificar o planejamento de todas as fases do processo de imunização, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Vacinação

O município recebeu 9.876 vacinas do Instituto Butantan/Sinovac, o que garantirá a primeira e segunda dose de mais de 4.500 trabalhadores da saúde e idosos residentes em abrigos. Para a primeira dose dos idosos acima de 85 anos, chegaram a Petrolina 1.950 doses são da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca. Ao todo, já foram vacinadas mais de cinco mil pessoas dos grupos prioritários.