28 de março de 2024

Quem é Andy Jassy, que será o novo CEO da Amazon

Quando Jeff Bezos deixar o cargo de presidente-executivo da Amazon até o fim de setembro, um nome pouco conhecido do noticiário assumirá a posição: Andy Jassy.

Enquanto Bezos conquistou fama não só pelo sucesso à frente da empresa que fundou, mas também por ter se tornado o homem mais rico do mundo, Jassy já tinha papel fundamental na gigante da tecnologia, mesmo sendo pouco visto na mídia.

Ele é quem comanda desde o início o Amazon Web Services (AWS), a importante divisão de serviços de armazenamento e processamento de dados da empresa que gera mais lucro que a loja.

Aos 53 anos, era o favorito para suceder Bezos, um dia. Conheça mais sobre sua trajetória abaixo.

Início na Amazon

Andy Jassy entrou para a Amazon há 24 anos, em 1997, pouco depois de concluir seu MBA na Harvard Business School, uma das principais universidades de negócios do mundo.

Ele foi para o departamento de marketing da companhia e, segundo o jornal “Financial Times”, se interessou pela ambição da Amazon de se tornar mais do que uma loja de livros. A empresa tinha sido fundada em 1994.

Jassy participou da expansão dos negócios da Amazon: em 2001, era o diretor de produto para música, planejando e promovendo vendas de CDs pela internet.

Concepção da AWS

A ideia para a Amazon Web Services (AWS) surgiu em uma reunião informal na casa de Bezos, em 2003.

Foi o primeiro ano em que a Amazon deu lucro e a conversa buscava identificar quais eram os pontos fortes da companhia. A discussão girou em torno da capacidade de oferecer tecnologia de infraestrutura que os engenheiros da empresa tinham criado.